Blog

Blog

5 de mar. de 2012

Agora a porra ficou séria: Depois de SOPA, PIPA eis que surge o ACTA





Recentemente os projetos de lei antipirataria SOPA e PIPA, que dariam a criadores de conteúdo um poder absurdo sobre a internet, entraram na pauta do mundo inteiro depois que diversos sites fizeram blecautes em protesto. Porém, uma ameaça mais insidiosa está se espalhando, de maneira menos barulhenta: é o ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), que quer implementar propostas semelhantes às da SOPA e PIPA no mundo inteiro.
Foi legal ver o mundo inteiro se juntar à luta do pessoal dos EUA contra uma lei que tinha várias propostas muito erradas. Mas no fim das contas a SOPA e PIPA, mesmo podendo afetar sites de todo o mundo, eram leis americanas. Ninguém teria direito a usar tais leis fora dos EUA, fora da jurisdição americana.
O ACTA, no entanto, é um acordo internacional: ele estipula duras regras sobre direitos autorais, e se preocupa apenas com os detentores de copyright, cujos abusos não serão coibidos. Há pouco que usuários e consumidores podem fazer contra ele, e não só na internet: o foco do ACTA é a pirataria digital, mas cobre também a pirataria física.
Em seu ponto mais polêmico, o ACTA explica o que provedores de acesso e a polícia devem fazer para “prevenir” e impedir a pirataria, envolvendo até mesmo desconexão forçada de quem piratear pela terceira vez. Isto, obviamente, significa que seu provedor teria que monitorar tudo o que você faz na internet. Lá se vão a privacidade e a liberdade na rede.
Os EUA vêm discutindo o ACTA com outros países em segredo, a portas fechadas, desde pelo menos 2007,  sem qualquer envolvimento de organizações civis – elas só puderam ver o texto finalizado. (Antes disso, no entanto, documentos do ACTA vazaram mais de uma vez.) Diversos países já assinaram o acordo: Canadá, Coreia do Sul, Japão, Marrocos, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia e, claro, os EUA. O México e países da União Europeia também poderão ser signatários até 2013.

Esta semana, a Polônia prometeu entrar no ACTA, o que motivou protestos nas ruas contra a medida: manifestantes com adesivos tapando a boca, máscaras de Anonymous e cartazes protestavam em frente a um escritório da UE. Além disso, desde domingo alguns sites locais saíram do ar depois de serem hackeados. Mesmo assim, a Polônia assinou o ACTA, tornando-se o primeiro país da UE a fazê-lo. A medida ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento e pelo presidente.
Os EUA querem empurrar o ACTA para outros países, oferecendo em troca vantagens comerciais, mas o Brasil já avisou: não vai fazer parte (finalmente uma decisão sensata do governo). É o que Kenneth Félix Haczynski, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Itamaraty, disse ao Estadão. E mais: “os Brics não participaram [da discussão do Acta], assim como nenhum país sul-americano”. Ou seja, grandes países como Rússia, Índia, China e toda a América do Sul estão fora. Infelizmente, isso não quer dizer que o Brasil ficará livre das pressões pró-ACTA.
Você pode encontrar mais informações sobre o ACTA no vídeo acima (com legendas em português), nesta reportagem do Estadão e no site www.stopacta.info. Comprometer liberdades civis para combater a pirataria de forma antidemocrática é algo que não podemos aceitar.

Fonte: GIZMODO

Opinião do Blog!... Desde que "inventou" a globalização da economia que os Estados Unidos se mostra, dia a dia, mal intencionado! A economia norte americana foi a lona, o dólar está preste a seguir o mesmo caminho e o país está "louco" pra que comece a terceira guerra mundial! Isso pelo menos é o que revela pesquisas com os gringos americanos!
Especialista no assunto, com um acervo bélico fortíssimo, os Estados Unidos está, na verdade, querendo levar o terror ao mundo! Cria Nova Ordem mundial (Quer mandar no mundo), a FEMA, a SOPA, aplica a Lei da mordaça e agora, de quebra que fechar a internet! Pergunto: Que democracia é essa que, até bem pouco tempo atrás era conhecida como a mais sólida do mundo? Será que os estados Unidos agora é um aliado do Hugo Chavez! Pelo menos em termos de imprensa as medidas adotas pelos americanos são quase idênticas com as venezuelanas!
Será que houve mesmo conspiração naquele 11 de setembro que fez o mundo tremer nas bases? 
Um fato intrigante que até hoje não se explicam os americanos, ou o governo, como queira, onde está mesmo o corpo de Osana Bin Laden o suposto mandante do atentado as torres gêmeas em 11 de setembro de 2001. Já que Bin Laden era o terrorista número 1 dos americanos, porque seu corpo não foi para os Estados unidos para ser reconhecido e servir de "panfleto" aos que tanto desejavam a morte do Bin Laden?
O governo americano me fez lembrar de uma frase do saudoso ex-presidente do Brasil Jânio quadro, quando renunciou ao cargo de presidente dizendo "forças ocultas me levam a tal gesto"!
Profecias, levam o povo a ficar atento ao provável fim do mundo para desviar as atenções, essa é que é a grande verdade! O governo americano deve estar desembolsando milhões com esse caretas que se dizem profetas! 
Não se lembrar nem das palavras do Senhor contidas na Bíblia |sagrada, "no final do tempos falsos profetas virão usando do meu nome"!
Na verdade, apenas um sabe o que vai acontecer daqui pra frente!...