Blog

Blog

7 de mar. de 2012

Guepardo robótico bate recorde de velocidade



Existe algo mais assustador do que um guepardo correndo atrás de você? Sim, um guepardo robótico sem cabeça vindo atrás de você em velocidade recorde. Esse pesadelo é agora uma realidade, graças ao DARPA’s Cheetah robot (robô guepardo da DARPA, agência americana), que alcançou 29 quilômetros por hora (km/h), recorde de velocidade para uma máquina com pernas robóticas.
O robô, desenvolvido pela Boston Dynamics, usa a tecnologia M3 (DARPA’s Maximum Mobility and Manipulation program), que permite a máxima mobilidade do guepardo robótico. O projeto principal da empresa é desenvolver robôs de combate que possam fugir e escapar de seres humanos a pé.
O recorde anterior para robôs com pernas era 21 km/h, e foi estabelecido em 1989 pelo robô MIT Leg Lab’s stick-figurish Planar Biped (do Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Guepardos de carne e osso podem correr muito mais rápido do que o novo robô, entretanto, podendo chegar até 112 km/h.
O guepardo sem cabeça robótico é apenas um entre o zoológico de robôs que está sendo projetado. Beija-flores, peixes e cães são alguns dos outros animais que estão sendo desenvolvidos pela empresa Boston Dynamics. Vários desses robôs estão sendo feitos para aplicações militares.
Isso ainda não é assustador o suficiente para você? Pois a Boston Dynamics está construindo um robô humanoide chamado Atlas, que será capaz de andar e movimentar-se de pé, apertando e agarrando coisas com seus dois braços robóticos – e assim como os outros animais, sem cabeça.


A empresa diz que, para além das aplicações militares, os robôs podem ser usados para fins humanitários também, como para resgates de emergência em desastres. Aposto que é o que disseram sobre o Skynet também.