Enquanto grande parte do Centro Oeste dedica boa parte da sua atenção a Cultura Sertaneja, Brasília vem mostrando-se cada vez mais como a Capital do Rock. Conhecida como berço de muitas bandas nos anos 80, tais como: Legião Urbana, Capital Inicial, Aborto Elétrico, Plebe Rude e Várias Outras. Volta a aparecer como uma capital que procura fazer diferente. Desde o fim de 2011, o pessoal de Brasília, coloca uma grande força para Trazer Toda a Força que o Rock Brasiliense tinha nos anos 80, e tentar reunir as bandas locais para dar uma maior força ao Movimento.
Além disso, temos várias bandas que já são comentadas e até conceituadas na cena musical atual.Indo de um extremo ao outro… Podemos ir de um extremo ao outro, sem a necessidade de mudarmos de cidade, citarei agora 4 bandas que se destacam atualmente e que todas se encontram em divulgação ou finalizando  seu mais recente trabalho.
A Primeira banda, formada em 2008, é a Scalene, tem um som bem legal, feito por um quinteto com uma garota liderando os vocais. Já fizeram vários shows aqui no DF, e recentemente estão prestes a lançar o seu primeiro Álbum que é intitulado como: Cromático. (Membros: Alexia Fidalgo – Vocal / Gustavo Bertoni – Guitarra e Vocal / Lucas Furtado – Baixo / Philipe “Makako” – Bateria / Tomas Bertoni – Guitarra).
A segunda, é a banda Massay, que foi formada em 2006, por um quinteto, tem um som bem diferente; letras que falam sobre várias experiências, já tiveram um EP lançado e atualmente estão trabalhando para finalizar o seu mais recente trabalho. (membros: Allan Lima – Vocal / Daniel Sales – Guitarra e voz / Gustavo Soares – Guitarra / Lucas Tavares – Bateria / Renato Alves – Baixo e Voz).
A terceira é a banda Age Of Artemis, formada mais recentemente, lançou seu primeiro EP alguns meses atrás com o nome Truth in Your Eyes, e agora traz o seu Álbum: Overcoming Limits, a banda tem um som até complexo de Definir; indo de algumas passagens do prog-metal até o Power Metal, seguindo um instrumental muito bem trabalhado e mostrando um potencial novo do já conhecido vocalista: Alirio Netto (Khallice). (membros: Alírio Netto – Vocal / Nathan Grego – Guitarra / Gabriel “T-Bone” Soto – Guitarra / Giovanni Sena – Baixo e Pedro Senna – Bateria).
A quarta e última, mas não menos importante é a Dynahead. Banda de 2004, que recentemente é citada em vários artigos e entrevistas ao redor da internet. Possui um som entre: Trash/Progressivo/Metal, após o lançamento do Seu primeiro album: Antigen, lançado em 2008; que já apresentava uma sonoridade bem diferente de boa parte do que estamos acostumados a ouvir, com musicas indo desde o Trash Metal até jazz. E agora trabalha na divulgação do seu mais novo trabalho: Youniverse, um álbum totalmente conceitual, que fala sobre a condição humana e a evolução do Universo. Um álbum que explora toda uma musicalidade, mostrando que esse quinteto não possui medo de inovar (membros: Caio Duarte – Vocal / Diogo Mafra – Guitarra / Pablo vilela – Guitarra / Diego Teixeira – Baixo / Deth Santos – Bateria).