Blog

Blog

5 de mar. de 2012

Os 10 melhores jogadores uruguaios da história

No que se refere ao futebol, o Uruguai é um país milagroso. Com uma população pequena, cerca de 3 milhões de habitantes, nossos vizinhos do sul não cansam de revelar excelentes jogadores. Peñarol e Nacional, os dois principais clubes do país, já faturaram juntos 8 Libertadores e 3 Mundiais Interclubes. O país é bicampeão do mundo e olímpico, para completar o currículo, os uruguaios já foram 15 vezes campeões da Copa América. São números que impõe respeito e refletem toda a força e tradição do futebol uruguaio. Depois de um longo tempo no ostracismo, os jogadores uruguaios voltaram a brilhar no cenário mundial. Nesta postagem, vamos falar sobre os 10 jogadores que são apontados como os maiores craques do futebol uruguaio.


10 – Fernando Morena

morenaFernando Morena era goleador nato. Durante a carreira, o centroavante uruguaio fez 668 gols. É o maior goleador do Campeonato Uruguaio. Foi três vezes artilheiro da Libertadores. O atacante é ídolo do Peñarol, clube pelo qual ganhou seis campeonatos nacionais. Apesar de ter sido um dos melhores atacantes da sua geração, Fernando Morena não teve destaque internacionalmente. Pela seleção uruguaia, disputou a Copa de 1974, naufragando com a equipe que não passou da primeira fase. A única conquista do craque com a Celeste foi a Copa América de 1983.
 

9 – Rodolfo Rodriguez

rodolfo_rodriguez

Rodolfo Rodriguez começou a carreira no Nacional. No clube de Montevidéu ganhou três campeonatos uruguaios, uma Libertadores e o Mundial de Clubes de 1980. Chegou ao Santos em 1984, defendendo o gol do time praiano até 1988. Encerrou a carreira no Bahia em 1994. Rodolfo Rodriguez fez defesas quase inacreditáveis; a mais fantástica delas contra o América, de Rio Preto, lance que se tornou referência toda vez que se fala de grandes defesas do futebol.

8 – Ladislao Mazurkiewicz

Mazurkiewicz
Mazurkiewicz disputou três Copas do Mundo, na de 1970, ostentava o título de melhor goleiro do mundo. Arqueiro simples e seguro, não fazia firulas, nem tentava impressionar com saltos espetaculares. Saídas perfeitas do gol e reflexos incríveis eram as qualidades de Mazurkiewicz. O uruguaio é considerado pela crônica esportiva como um dos melhores goleiros de todos os tempos.

7 – Rubén Sosa


ruben_sosa

Jogador técnico, de chutes potentes e passes precisos, Rubén Sosa foi uma espécie de andarilho do futebol internacional, defendendo vários clubes da Europa, do Uruguai e chegando a jogar até na China. Com a seleção uruguaia ganhou duas edições da Copa América, em 1987 e 1995. Disputou a Copa de 1990, na Itália.
 

6 – Darío Pereyra

dario-pereira
O zagueiro uruguaio comandou a defesa do São Paulo por onze anos, conquistando duas vezes o Brasileirão e quatro vezes o Campeonato Paulista. É um dos jogadores estrangeiros de mais sucesso no Brasil, ganhando em três oportunidades a Bola de Prata, da revista Placar. Pela seleção uruguaia, disputou a Copa do Mundo de 1986, no México.

5 – Diego Fórlan

Diego-Forlan
Diego Fórlan é o melhor jogador uruguaio da atualidade, eleito o craque da última Copa. O atacante é o maior goleador da história da Celeste. Diego Fórlan é filho de Pablo Fórlan, lateral direito que fez história no São Paulo, na década de 70. Atualmente, o jogador é atleta da Internazionale, de Milão.

4 – Pedro Rocha

pedro rocha

Pedro Rocha era um jogador raro. Unia à tradicional garra uruguaia uma habilidade à moda brasileira. Dono de um futebol elegante, clássico, Pedro Rocha, pelo Peñarol, ganhou três Libertadores, sete Campeonatos Uruguaios e dois Mundiais Interclubes. Foi com esse currículo que o uruguaio chegou ao São Paulo em 1970, onde jogou por sete anos, tornando-se ídolo tricolor. Pedro Rocha disputou quatro Copas do Mundo.


3 – Enzo Francescoli


enzo
Francescoli foi um gênio solitário, já que na sua época, o futebol uruguaio passava pela pior fase da história. Meio-campista clássico, elegante, Francescoli era chamado de El Principe. Jogou duas temporadas no Olympique de Marseile, onde se tornou ídolo de um garoto chamado Zinedine Zidane. Ídolo do River Plate, Francescoli ganhou três vezes a Copa América.

2 – Juan Alberto Schiaffino

Schiaffino foi um brilhante jogador, notável pela inteligência tática, visão de jogo e pelo chute fortíssimo de canhota. Foi dele o gol de empate na lendária final da Copa de 1950, na qual o Uruguai silenciou o Maracanã. Defendeu apenas três clubes: Peñarol, Milan e Roma. Além da Celeste, vestiu também a camisa da seleção italiana.
schiaffino
      Schiaffino empata a final de 1950


1 – Obdulio Varela

Obdulio Varela
Obdulio Varela é mais do que um jogador, é um mito do futebol. Era o homem capaz de incutir nos companheiros de equipe um espírito de vitória e garra quase sobrenaturais. Atuando no meio campo, controlava o ritmo do jogo conforme lhe convinha. A raça, a dedicação, a valentia do uruguaio eram tão impressionantes, que levaram o escritor Nelson Rodrigues a escrever em uma crônica: “ Varela não atava as chuteiras com cordões, mas com as veias.”