Blog

Blog

3 de mar. de 2012

Sucessos internacionais


Cada vez menos roqueira, Avril Lavigne grava novo clipe

Quem não se lembra do videoclipe “Complicated” e a época em que Avril Lavigne jurava que era roqueira e não mais um produto da mídia. Nós quase acreditamos. Nove anos se passaram desde que ela caiu no gosto do público, mas seu visual, suas roupas e sua atitude roqueira mudaram, porém o jeito de garota de 16 anos ainda não.

A prova disso está no making of de seu novo clipe, “Smile”, ainda sem data de estreia. A garota que está com 26 anos age como a mesma adolescente de seu início musical, pichando paredes do estúdio de gravação e com uma mecha verde no cabelo, porém sem a postura rebelde que a caracterizava. Ela se mostra apenas uma garota comum do pop tentando parecer algo que realmente não é: roqueira. Veja:



Se tem um quesito que não podemos nos queixar é o grande números de fãs, que vão nos criticar por nossos comentários, e o carisma que lhe é inerente.

O novo clipe de Avril Lavigne


Ontem, quando publicamos as cenas do backstage do novo clipe de Avril Lavigne, não imaginávamos que ele seria divulgado tão cedo. “Smile” foi lançado no canal oficial da cantora no Youtube e faz parte da promoção do álbum “Goodbye Lullaby” lançado esse ano.
Diferentemente da expectativa gerada pelas cenas de making of, Avril não faz o papel da adolescente rebelde, no estilo do clipe “What The Hell”. Ela interpreta a adolescente romântica que busca pedaços quebrados de coração para fazer as pessoas sorrirem. A ideia do clipe é muito boa e bem executada. A cantora não perdeu sua essência, porém se mostra mais madura nessa versão audiovisual.
O single, cuja capa você vê ao lado, foi composto por Max Martin (“…Baby, One More Time” e ”Hold It Against Me”). A capa foi eleita após uma enquete realizada no Twitter oficial da cantora e lançada oficialmente no dia 16 de maio.
O vídeo que você vê abaixo foi dirigido por Shane Drake em Nova York.


Assista ao novo clipe de Criolo

“Freguês da Meia-Noite” é a nova música de trabalho do cantor.

O paulisa Criolo lançou recentemente mais um clipe de seu CD de estreia, “Nó na Orelha”, lançado neste ano. Apesar de seu estilo ser definido como “rap e hip-hop”, Criolo possui muita melodia em seu ritmo sampleado – prova disso é a recente “Freguês da Meia-Noite”, que você confere agora:


O clipe contou com grande produção, como a direção e o roteiro de Arthur Rosa França e Samuel Malbon e a direção de fotografia de José Roberto Eliezer entre outros profissionais envolvidos.
Criolo vem chamando atenção do público desde que as faixas “Subirusdoistiozin” e “Não Existe Amor Em Sp” foram divulgadas neste ano, conquistando cada vez mais fãs e elogios por todo o Brasil. Se você ainda não conhece, visite o canal oficial do cantor no YouTube e faça parte desse coro!

Interpol, Garotas Suecas e outras bandas agitam festival brasileiro


O Festival Planeta Terra terá mais uma edição em 2011, conforme já havíamos comentado antes. Ele acontecerá no Playcenter, em São Paulo, no dia 5 de novembro e a organização do evento já anunciou as novas atrações que se apresentarão.

Goldfrapp, Broken Social Scene, Garotas Suecas & Banda Escaldante, The Name, Interpol, White Lies, Criolo se unem ao Toro y Moi, Peter Björn and John, The Strokes e Beady Eye. Os 20 mil ingressos à venda já se esgotaram 14 horas depois do início da distribuição. Porém, se você não conseguiu comprar, não precisa se lamentar. Haverá transmissão ao vivo na internet em todo território nacional, nos demais países da América Latina e também nos Estados Unidos.

Esse será o primeiro passo para a internacionalização do evento, que ganhará edições fora do nosso país. Segundo o diretor de marketing, Alexandre Cardoso, o Peru será o primeiro país a receber o festival.
Ouça um pouco das principais bandas anunciadas:


Garotas Suecas



The Strokes




Interpol


 Outras mulheres do rock dos anos 90

Continuando a nossa lista de roqueiras dos anos 90, selecionamos mais algumas mulheres poderosas que fizeram história naquela época.

L7
A banda L7 – fundada em 1985 por Donita Sparks e Suzi Gardner – foi um dos grupos femininos de rock mais expressivos da década de 90. Apesar de terem surgido um pouco antes do movimento punk “riot grrrl”, o L7 é frequentemente associado a ele, já que as integrantes também eram engajadas em questões feministas, e chegaram a organizar o primeiro festival “Rock for Choice”, promovendo a legalização do aborto nos EUA e Canada.

Com vocal arranhado, guitarras altas e distorcidas, e uma sonoridade mais crua, o L7 começou a ser comparado a bandas do movimento grunge, e foi conquistando cada vez mais espaço na mídia. As roqueiras conseguiram seu lugar no mainstream quando lançaram seu terceiro álbum – “Bricks Are Heavy” – em 1992, com produção de Butch Vig, que já havia trabalhado com Nirvana no álbum “Nevermind”.

Kim Deal
Em 1986, depois de responder a um anúncio do jornal de Boston, Kim tornou-se baixista e vocalista do Pixies, que hoje é considerado o grupo precursor do rock alternativo dos anos 90. Em 1988, Kim Deal e Tanya Donelli (do Throwing Muses) se juntaram para tocar as músicas que a baixista do Pixies já vinha compondo, durante uma turnê na Europa. Assim nascia a banda The Breeders, que lançaria seu primeiro álbum em 1990, intitulado “Pod”.

Apesar de ter sido muito elogiado pela crítica, o trabalho de estreia do The Breeders não teve grande sucesso comercial, ao contrário do segundo álbum – “Last Splash” – que chegou ao 33º lugar na lista da Billboard 200, e rendeu a Kim um disco de platina.

Veruca Salt
A banda de rock alternativo, cujo nome foi inspirado em uma personagem do livro “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, foi fundada em 1993 por Louise Post e Nina Gordon. Em 1994, Veruca Salt lançou seu primeiro single – “Seether” / “All Hail Me” – e acompanhou a banda Hole, de Courtney Love, em uma turnê. O álbum de estreia do grupo – “American Thighs” – fez muito sucesso, e vendeu o suficiente para chegar ao status de disco de ouro.

Depois que “Seether” se tornou um hit na MTV, a banda começou a ganhar mais visibilidade, e a popularidade aumentou com o anúncio do segundo álbum – “Eight Arms to Hold You” – de onde foi retirado o single “Volcano Girls”, que foi usado como tema de abertura do filme “Jawbreaker”.



Fiona Apple
Quando o álbum “Tidal” foi lançado, em 1996, não havia nenhuma artista solo como Fiona Apple no mainstream. O disco tinha composições sofisticadas que mesclavam jazz com rock, e apresentava sua voz arrastada (mas certeira), com um acompanhamento de piano que acrescentava uma carga dramática forte às músicas.

O clipe de “Criminal”, seu single de maior sucesso na época, também tinha uma estética fora do padrão, e não demorou muito para sua carreira decolar a partir daí. Em 1998, aos 19 anos, Fiona recebeu um Grammy de Melhor Performance Vocal Feminina de Rock e, no mesmo ano, ela regravou “Across The Universe” – música dos Beatles – que entrou na trilha sonora do filme “Pleasantville”. Os álbuns “Tidal” (1996) e “When the Pawn…” (1999) receberam disco de platina por suas vendas, e “Extraordinary Machine” (2005), chegou ao status de disco de ouro.

Top 5: álbuns de rock que mais venderam em 2011

Billboard divulga lista com os álbuns de rock mais vendidos do ano passado, compilado pela empresa Nielsen Soundscan, que obtém informações do mercado fonográfico dos EUA e Canadá. Curiosamente, dentre os cinco primeiros da lista há mais artistas do Reino Unido do que dos EUA.


1. “Sigh No More” – Mumford & Sons
A banda que vendeu mais discos na categoria rock – segundo a Billboard – foi a Mumford & Sons, com o álbum “Sigh No More”. Lançado no mercado americano em fevereiro de 2010, conquistou rapidamente o gosto do público com seu folk rock.

Fundada em Londres no ano de 2007, a banda recebeu o prêmio de Álbum do Ano no Brit Awards 2011 e começou a ganhar mais popularidade nos EUA, depois das indicações ao Grammy 2011 e da apresentação que fizeram na noite da premiação.
Veja abaixo o clipe da música “The Cave”, que está concorrendo ao Grammy 2012 como gravação do ano:

2. “Born Free” – Kid Rock
Em segundo lugar na lista de álbuns mais vendidos está “Born Free”, do já experiente Kid Rock, músico de Detroit que, no final da década de 90 ficou conhecido no mainstream pelos singles “Bawitdaba” e “Cowboy”. No início Kid mesclava rock, country e rap em suas composições, mas aos poucos foi mudando a sonoridade de suas canções, aproximando-se mais do blues-rock.

Em 2003, lançou o álbum “Kid Rock”, que não obteve tanto sucesso quanto seus projetos anteriores. Já em 2007, o cantor conseguiu vender mais de 5 milhões de discos com “Rock n Roll Jesus” e emplacar um grande hit em 2008 – “All Summer Long”.
“Born Free” é seu oitavo álbum, cujo single homônimo foi a principal música de trabalho. A canção rendeu um videoclipe que, além de evidenciar a escolha do compositor por um som mais tranquilo e bem próximo ao country, transmite aquele estilo clássico americano de viver na estrada, andando de motocicleta.

3. “Mylo Xyloto” – Coldplay
Coldplay é um dos veteranos da lista, com cinco álbuns de estúdio e diversos prêmios ao longo da carreira, como seis Brit Awards e sete Grammys. É uma das bandas britânicas de rock que mais fazem sucesso nos EUA e suas vendas ao redor do mundo ultrapassaram a marca de 50 milhões de discos, equiparando-se aos conterrâneos do Oasis.

O último álbum (“Mylo Xyloto”) foi lançado em outubro do ano passado e o segundo single retirado do disco, “Paradise”, já rendeu ao Coldplay o posto de primeiro lugar na lista da Billboard de músicas de rock alternativo, além de concorrer ao Grammy 2012 com o prêmio de Melhor Performance Pop Duo ou Grupo.

4. “Wasting Light” – Foo Fighters
Atualmente, o Foo Fighters é uma das bandas de rock mais respeitadas na indústria musical. Com sete álbuns de estúdio no currículo, o grupo liderado por Dave Grohl já recebeu sete prêmios Grammy e vendeu milhões de discos mundo afora.

O último álbum, “Wasting Light”, foi lançado em abril de 2011 e teve boas avaliações tanto de crítica quanto de público, chegando rapidamente ao topo das paradas de sucesso de diversos países. O álbum está concorrendo a duas categorias no Grammy 2012 (Álbum do Ano e Melhor Álbum Rock) e o videoclipe da música “Walk” já recebeu o prêmio MTV Music Awards de melhor clipe de rock em 2011.

5. “Lungs” – Florence + The Machine
A cantora londrina Florence Welch se juntou a um grupo de músicos do Reino Unido para formar a banda “Florence and the Machine” e juntos lançaram um CD com músicas próprias em 2009, intitulado “Lungs”. O álbum de estreia foi muito bem recebido por críticos e rendeu ao grupo vários prêmios, entre eles um Brit Award 2010 por Melhor Álbum Britânico do ano.

O segundo trabalho do grupo foi “Ceremonials” – lançado em outubro de 2011 – que também chegou ao topo das paradas rapidamente, alavancando ainda mais as vendas dos discos e abrindo oportunidades para a banda tocar em diversos lugares do globo