Blog

Blog

14 de mar. de 2012

Sucessos musicais



A parada do Sonic Youth  há 1 ano tem sido estratégica, ao menos, para o guitarrista Lee Ranaldo. O músico prepara o lançamento de seu 13º disco solo, “Between the Tides and the Times”. O trabalho que sucederá “Countless Centuries Fled Into The Distance Like So Many Storms EP”  (2008), é composto por canções convencionais aos padrões da banda nova-iorquina, que deu um tempo em 2011 para resolver pendengas internas. O álbum será lançado pelo selo alternativo Matador Records, ainda neste mês. Recentemente, o guitarrista disponibilizou na internet o clipe da música “Off The Wall”.

Um show musical em uma ‘festinha’ de final de ano pela bagatela de 1 milhão de libras (equivalente a R$ 3 milhões). Foi esse o valor que o magnata tcheco Petr Kellner pagou a Sting  para uma apresentação exclusiva em um Castelo de Praga.
E essa não é a primeira vez que o ex-líder do The Police  faz shows desse tipo. Desde os anos 80, o músico se apresenta para empresários, sultões, filhas de ditadores e até acusados de tráfico de armas. O que fez com que Sting fosse colocado várias vezes em saia justa, principalmente, por sua imagem de defensor dos direitos humanos não combinar com tal iniciativa.




Já ouviu falar em Geoffrey Gurrumul? Não? Então terei o prazer e a honra em lhes apresentar este excepcional músico australiano, que fez parte da formação original do Yothu Yindi, e faz jus à premissa de que música é mais do que emoção, é sentimento. Gurrumul que nasceu cego em uma ilha na costa norte da Austrália, em 1970, tem em suas canções, trilhas indígenas, verdadeiras obras-primas. Para se ter uma ideia de quão importante e intensa é a produção musical de Geoffrey, o ex-líder do Police, Sting, declarou que o australiano cria um som de um ser superior”. Já a renomada revista Rolling Stone destaca que Gurrumul é uma das “mais importantes vozes da Austrália” e eu incluo, uma das mais lindas também.
As letras das canções de Geoffrey são uma espécie de híbrido, mesclando a sua língua nativa, o Yolngu, ocasionalmente com o Inglês. Essa essência e a bela voz de Gurrumul podem ser encontradas na música “Gathu Mawula”, que contou com a colaboração da percussionista do Blue King Brown, Natalie Pa’apa’a. A trilha rendeu a Geoffrey o prêmio de música e clipe do ano no National Indigenous Music Awards 2011.
Gurrumul é um daqueles músicos completos. No Yothu Yindi, Geoffrey fez participações nos vocais, tocou teclado, guitarra e o excêntrico yidaki, um instrumento aborígine percussivo, composto por pedaços de madeira batidos um no outro, uma espécie de cilindro de sopro, conhecido também como “didgeridoo”.

Fazer versão de música não é para qualquer um. A tarefa fica ainda mais difícil se a canção original for de algum artista renomado. Um exemplo típico é o caso de “Message in a Bottle”, single lançado pelo The Police  em 1979 e que foi o primeiro sucesso da banda a garantir presença nas paradas do Reino Unido. Imagine então a “responsa” em se fazer um cover de um som assim.
Se o desafio é grande, há uma safra de músicos competentes para isso. E em se tratando de “Message in a Bottle”, o single ganhou belas versões, entre elas a perfomance do cantor judeu americano Matisyahu. Mas a bola da vez é o cover de John Mayer. O músico surpreendeu os seus fãs em um show ocorrido em Birmingham, no Alabama, em 2006, ao executar em versão acústica, somente na voz e violão, o clássico do The Police. Ficou curioso, então curte aí…