Blog

Blog

23 de mar. de 2012

Tempestades geomagnéticas podem estar adoecendo você


Um estudo publicado na revista Proceeding of the Royal Society B, defende que há grande probabilidade de que as tempestades geomagnéticas provoquem depressão e até problemas cardíacos.
De acordo com este estudo, há uma controvérsia na literatura científica na qual as tempestades magnéticas possuem ligação com o comportamento de animais, além de alterações cardiovasculares e no comportamento psíquico.
O Dr. James Fechar, responsável pela pesquisa confessou que era totalmente cético sobre o assunto e somente conheceu o assunto através de alguns artigos científicos, principalmente em língua russa. Foi através destes artigos que Fechar descobriu evidências de que o comportamento humano pode sofrer influência através dos chamados criptocromos, um tipo de proteína que é , encontrada em animais e plantas, que detectariam a ação geomagnética.
Já outros estudos revelaram que a fisiologia humana também pode ser alterada, onde as tempestades geomagnéticas funcionariam como um sincronizador temporal para os ritmos circadianos. Alguns artigos russos mostram que as tempestades também podem influenciar a produção de melatonina, o que alteraria o eixo hipotálamo-pituitário-adrenal, responsável por controlar as atividades do corpo. Alguns artigos russos mostram que as tempestades também podem interferir na produção de melatonina, o que alteraria o eixo hipotálamo-pituitário-adrenal, que é responsável pelo controle das atividades do corpo.
Vale ressaltar que sobre este assunto os maiores dados são da Rússia, já que o tema não é muito bem aceito em outros países.
Os cientistas agora buscam estimular outros países a produzirem também mais estudos, artigos que possam corroborar e oferecer credibilidade ao tema.

Adaptado de jornalciencia