Blog

Blog

12 de mai. de 2012

Disco de Phaistos - [1 à 2] - Mistério - Deusa Mãe - Nossa Senhora



O disco Phaistos é um curioso achado arqueológico, provavelmente data de cerca de 1700 A.C. Seu propósito e significado, e até mesmo seu lugar de origem geográfica de fabricação, continuam a ser um mistério, tornando-o um dos mais famosos mistérios da arqueologia.

Mas nesse pequeno DOC especula-se que se trata de uma oração impressa que deve ser dedicada a "Deusa Mãe", uma entidade misteriosa geralmente identificada com um nome de sonoridade "Akko".

Uma deusa antiga contemporânea dos Egípcios, essa parece ser a mesma Deusa Ísis, também pode se tratar da mesma chamada de Semíramis da Babilônia, também pode ser a Laskimi da Índia, etc...

O disco de Phaistos foi descoberto na Ilha de Creta, no porão da sala XL-101 do Palácio Minoano, perto de Hagia Triada, na costa sul de Creta.

O arqueólogo italiano Luigi Pernier recuperou, incrivelmente intacto, este "prato", com cerca de 15 cm. de diâmetro e pouco mais de 1 cm. de espessura, em 03 de julho de 1908.

A inscrição foi feita pressionando hieróglifos pré-formados na argila mole, em uma seqüência seguindo uma espiral no sentido horário em direção ao centro do disco. Há um total de 241 figuras no disco.

Muitos dos desenhoe representam coisas facilmente identificáveis, de todos os dias, incluindo figuras humanas, peixes, aves, insetos, plantas, um barco, um escudo, uma equipe de funcionários, etc. O disco apresenta traços de correções feitas pelo escriba em vários lugares.

Fonte: http://www.imagick.org.br/pagmag/Mystery/myst96.html