Blog

Blog

14 de mai. de 2012

Numerologia Cabalística (Parte I) - O Método dos 22 Arcanos e da Árvore das Vidas


 

Arvore da Vida e os 22 Arcanos, tarô, Chico Xavier numerologia



Nessa série de 2 posts vou expor dois métodos comuns na numerologia da Cabala, o primeiro (Os 22 Arcanos e a Arvore das Vidas), que requer alguns cálculos mais elaborados que explicarei como devem ser feitos, está mais associado aos 22 arcanos maiores do Tarô e um segundo método (Tabela de Valores) associando valores numéricos de 1 a 9 as letras do alfabeto

Esse estudo segue um princípio semelhante ao usado nos mapas astrológicos, só que ao invés de mostrar as influências de posições planetárias em um mapa astral, mostra as influências dos números, associados ao nome e nascimento de cada pessoa, bem como associando característica que podem influenciar positivamente e negativamente e que a pessoa pode trazer nesse mapa numerológico.

Não existem números bons ou maus, cada número traz significados e vibrações próprias que podem ser interpretadas no estudo numerológico de cada pessoa, favorecendo determinada atividade, mostrando interesses inatos que a pessoa traz para a presente encarnação, bem como aponta provações e dificuldades que a pessoa enfrentará ao longo da vida, mas não que seja algo ruim ou um castigo, mas simplesmente um caminho às vezes mais difícil, que favorecerá o crescimento moral e espiritual em determinada área da vida dessa pessoa.

Nesse ponto o estudo dos 22 arcanos é muito importante, pois no método que mostrarei agora são exibidas 9 posições diferentes de arcanos, sendo importante realizar uma interpretação em conjunto deles, até para não interpretar de forma equivocada alguns arcanos que normalmente causam repulsa ou medo por quem não está familiarizado, como por exemplo, “a morte”, “o diabo”, “a torre” e “o dependurado”

O Significado dos 22 Arcanos MaioresAQUI


Agora que conhecemos um pouco mais dos 22 Arcanos, vamos aprender o método:



Os 22 Arcanos e a Árvore das Vidas


Primeiramente temos de ter o nome completo e a data de nascimento. Nesse método as letras são convertidas em números da seguinte forma: a primeira letra recebe o valor 1, a segunda letra recebe o valor dois caso não seja a mesma igual a primeira letra. Vamos ver alguns exemplos:

Beto = 1 2 3 4
Caco = 1 2 1 3
Aaron = 1 1 2 3 4
Candido = 1 2 3 4 5 4 6

Sempre que uma letra se repete, ela recebe o primeiro valor atribuído a ela, mais um exemplo:

Anastásio = 1 2 1 3 4 1 3 5 6

Beto Caco = 1 2 3 4 5 6 5 4

Iremos utilizar esse método pra encontrar os números relativos ao nome completo de uma grande personalidade do Espiritismo: Chico Xavier.

Francisco 1 2 3 4 5 6 7 5 8
De            9 10
Paula       11 3 12 13 3
Candido   5 3 4 9 6 9 8
Xavier     14 3 15 6 10 2
Data de nascimento: 2+4+1+9+1+0 = 17


Letras que se repetem 3 vezes: A,D,C,I
Letras que se repetem 2 vezes: R,E,N,O
Letras que aparecem 1 vez: F,X,V,U,L,P,S


Temos 9 posições no mapa cabalístico dos 22 Arcanos:

Temperamento (a personalidade da presente encarnação): É o número encontrado pela soma dos números do nascimento.

Destino (principais eventos e caminhos que serão mostrados ao longo da vida): É o número encontrado pela soma do número de letras do nome da pessoa, ou seja, quantas letras o nome da pessoa tem, se for um número maior do que 22, este deve ser somado para redução.

Cabeça (razão, raciocínio): Número encontrado através do seguinte cálculo: as letras que aparecem 3 vezes ou mais tem seu valor multiplicado por 3, em seguida  são somadas entre si. O número encontrado se for maior que 22 deve ser reduzido até um número igual ou menor que 22, isso vale para todos os cálculos de posições. Importante: caso o nome não possua pelo menos uma letra que se repita 3 vezes ou mais vezes, o número da posição Cabeça será igual ao número da posição Destino. 

Missão (foco pessoal de vida): Número encontrado através do seguinte cálculo: as letras que aparecem 2 vezes tem seu valor multiplicado por 2, em seguida  são somadas entre si.

Coração (emocional, sentimento): Número encontrado através do seguinte cálculo: as letras que aparecem 1 vez são somadas entre si.

Sexo (perfil anímico-magnético): Número encontrado pela soma dos números de Cabeça + Missão + Coração

Família (perfil de atuação na sociedade): Número encontrado pela soma dos números de Cabeça + Missão + Coração + Sexo

Lição de Vida (objetivo de aprendizado na presente encarnação): É o número de valor mais alto encontrado na letra do nome.

Personalidade ( caráter espiritual, temperamento do espírito, tem forte influência na posição Temperamento) : Número encontrado pela soma de Destino + Cabeça + Missão + Coração + Sexo + Família + Lição de Vida

Jesus e o Sermão do Monte, Jesus manto vermelho, Jesus e fiéis


Vamos agora efetuar os cálculos:

Temperamento: 2+4+1+9+1+0 = 17

Destino : O nome completo tem 29 letras, como é maior que 22, devemos somar: 2+9 = 11

Cabeça (razão, raciocínio): soma dos triplos de A,D,C,I = 9+27+15+18 = 69 = 15

Missão: soma dos duplos de R,E,N,O = 4+20+8+16 = 48 = 12

Coração (emocional, sentimento): soma dos valores de letras que aparecem uma única vez: F,X,V,U,L,P,S = 1+14+15+12+13+11+7 = 73 = 10

Sexo (perfil anímico-magnético): Somando Cabeça + Missão + Coração temos 15+12+10 = 37 = 10

Família (perfil de atuação na sociedade): Somando Cabeça + Missão + Coração + Sexo temos 15+12+10+10 = 47 = 11

Lição de Vida (objetivo de aprendizado na presente encarnação): É o número de valor mais alto encontrado na letra do nome, no caso é a letra V = 15

Personalidade ( caráter espiritual, temperamento do espírito, tem forte influência na posição Temperamento) : Número encontrado pela soma de Destino + Cabeça + Missão + Coração + Sexo + Família + Lição de Vida temos então 11+15+12+10+10+11+15 = 84 = 12

Os Arcanos das 9 posições do mapa de Chico Xavier são:

Temperamento: 17 (A Estrela)
Destino: (A Força)
Cabeça: (O Diabo)
Missão: (O Dependurado)
Coração: (A Roda do Destino)
Sexo: (A Roda do Destino)
Família: (A Força)
Lição de Vida: (O Diabo)
Personalidade: (O Dependurado)


Comentários sobre o mapa


Como já informado, a posição Temperamento é muito influenciada pela posição Personalidade, sendo assim precisamos analisar primeiro a posição Personalidade, que mostra o caráter espiritual, o temperamento do espírito. O Arcano 12 (O Dependurado) mostra a fé, o ideal espiritual mas através de muito sacrifício, sobretudo no campo sentimental, quando aparece em perfil de personalidade indica exatamente esse perfil de sacrifico pela fé, em espíritos missionários como Chico Xavier esse ideal e sacrifício fazem parte da índole espiritual, mas caso essa carta aparecesse em uma posição de Lição de Vida, na maioria das vezes indica fortes provações visando despertar a espiritualidade e o desejo de servir a questões mais elevadas. O Arcano 17 na posição Temperamento indica que a personalidade de Chico Xavier era muito simples, sentimental, com grande pureza e sensibilidade poética, que devido a sua personalidade espiritual ser voltada para um ideal nobre e para o sacrifício, canalizou toda essa sensibilidade e sentimento para a sua missão, mesmo que através de um sacrifício. Na posição Destino temos o Arcano A Força, indicando muita coragem, virtude e disposição anímica no caminho, na jornada que ele teve nesta encarnação. Esse mesmo Arcano se repete na posição Família que diz respeito a atuação da pessoa na sociedade, mostrando exatamente o perfil de coragem e disposição virtuosa para cumprir seu ideal, sua missão. A posição Missão mostra o foco pessoal de vida, o mesmo Arcano da posição Personalidade, mostrando a inteira dedicação para cumprir seu ideal, sua missão, mesmo que a custa de muitos sacrifícios pessoais. O Arcano 10, A Roda do Destino aparece na posição Sexo e Coração, ou seja, no perfil anímico e emocional, que demonstram as dificuldades e grandes transformações que o Chico necessitou passar, uma grande força anímica e moral para permanecer acima das perseguições e manter-se de pé para ajudar as milhares de pessoas que o procuravam mesmo diante das dificuldades de saúde e da falta de entendimento de muitas pessoas que não compreendiam a natureza da sua missão e seu desprendimento, sobretudo nas questões pessoais.

Para alguns pode ser surpreendente o Arcano 15, o Diabo aparecer em duas posições no mapa do Chico, as posições Cabeça e Lição de Vida. Como já explicado aqui, esse Arcano denota um grande magnetismo e força emocional e toda essa força normalmente é instrumento de duras provações para a maioria dos espíritos, mas não para espíritos missionários como Chico Xavier, que possuía esse grande magnetismo e força emocional na sua razão, no seu raciocínio, permitindo que executasse de forma brilhante e em grande quantidade o intercambio mediúnico com os espíritos e tivesse saúde suficiente para conseguir atender as milhares de pessoas que atendia e ajudava. Na posição Lição de Vida esse Arcano mostra que o grande poder social e financeiro alcançado pelo Chico e sempre utilizado em benefício do próximo, tanto que doou tudo aquilo que ganhou com a venda de livros serviu como grande aprendizado para o Chico, alias uma lição de vida que ele deixou para todos os demais médiuns e cristãos, o de utilizar a riqueza material e a fama sempre em benefício do próximo, de forma positiva, não se deixando inebriar pelo poder, algo que infelizmente ocorre com muitas pessoas que apresentam esse Arcano, sobretudo na posição Personalidade e facilmente se inebriam pelas riquezas e fama.

No mapa que mostra as linhas dos Arcanos na Arvore das Vidas, podemos observar também algumas coisas interessantes com relação ao perfil mostrado no mapa do Chico Xavier (que está no topo desse post).

Os Arcanos do mapa do Chico Xavier mostram uma grande potencia anímica e intenso magnetismo devido a duas posições de Força (Arcano 11) no Destino e na atuação na sociedade, além de duas posições do Diabo (Arcano 15) na razão e no objetivo interior Um perfil de grande poder que caso não formasse o mapa de um espírito missionário, certamente seria instrumento de grandes provações pra maioria das pessoas. Um bom indicativo no mapa é a presença da Estrela (Arcano 17) na posição temperamento, um claro incentivo a simplicidade, a busca pela naturalidade e equilibrio emocional, sem duvida uma ótima carta em meio a uma perfil com tanta força anímica e magnética e que faz uma otima ponte entre as esferas Binah e Chokmah, a maturidade e equilíbrio entre a mãe e o pai, o astral e o mental e que conta ainda com dois Arcanos 10 (Roda do Destino) no emocional e no perfil anímico magnético que fortalecem o Arcano 17 e a postura de sabedoria e acesso mais amplo ao mental que aparecem na esfera Chokmah. Sem dúvida, uma mapa cabalístico talhado para um missionário espiritual, mas voltado para um perfil mais agregador, de solidificar novas idéias mas de uma forma um pouco mais suave.

Normalmente quando aparecem no perfil de missionários ligados a espiritualidade os arcanos como O Imperador, A Torre, A Charrete ou A Morte fortalecidos com o arcano da Força, é sinal de grandes mudanças mas através de revoluções e intensa ruptura com valores  e caso esses arcanos apareçam no mapa de pessoas de moral comum, ligados a espiritualidade, mas com arcanos como O Julgamento ou O Diabo mal posicionados (por exemplo O Diabo na posição personalidade ou temperamento ou O Julgamento na posição destino) é necessário muito cuidado pois normalmente essa pessoa vem com grande oportunidade e capacidades de resgatar dívidas kármicas mas na maioria das vezes sucumbe novamente aos mesmos erros, usando de forma equivocada a espiritualidade e recebendo um duro julgamento por esse mau uso.

Inclusive na Arvore das Vidas o Arcano do Julgamento (Arcano 20) está fazendo uma ligação entre a esfera Coroa e a esfera do Sol, passando por debaixo da Morte (grandes mudanças, intensas rupturas) e encostando no Dependurado, é uma metáfora clara que mostra de forma explicita a posição de uma pessoa que recebe O Julgamento na posição Destino: ela recebe o auxílio direto da Coroa, das altas consciências espirituais mas caso se desvie do seu caminho espiritual um milímetro que seja por objetivos mundanos, A Morte (grandes mudanças e reviravoltas) estará pronta para tirar todas as suas “regalias” ou “poderes”, tanto que normalmente pessoas que tem O Julgamento numa posição apresentam O Dependurado em outra posição, são pessoas com dons espirituais mais “abertos” ou ostensivos, mas que estão por um triz de serem puxadas caso não sigam a risca o sacrifício que foi planejado no seu destino, no seu karma, sacrifício simbolizado no Dependurado.

No próximo post, na segunda parte dessa série, mostrarei o método da Tabela e seus respectivos orixás

Após esse segundo post, o terceiro conterá uma ampla análise do mapa de Jesus e algumas curiosas explicações envolvendo a numerologia dos 22 Arcanos com a data de nascimento de Jesus e a data de sua morte.

No post final dessa série uma ampla comparação da estrutura do Tabernáculo de Moisés e a Arvore das Vidas, bem como uma explicação completa sobre o significado iniciático da Menorah.