Blog

Blog

16 de mai. de 2012

Os quatro Cavaleiros do Apocalipse


     Veja os vídeos e leia o artigo, são importantes!

A VERDADE REVELADA SOBRE O APOCALIPSE DVD.flv



     Apocalipse 16



     FILME BÍBLICO: APOCALIPSE DE SÃO JOÃO COMPLETO.flv




     Documentário sobre o Apocalipse, narrado por Basilio Magno


     Fátima-1917 Documentário COMPLETO 2 - APOCALIPSE 12 .avi




Para quem não sabe, os cavaleiros do apocalipse são personagens da bíblia, citados na terceira visão de Apóstolo João, no livro chamado Apocalipse ou Revelação.
Geralmente são representados por símbolos descritos na narrativa: Guerra, conquista (também chamado o anti-Cristo), fome e a morte, sendo que somente o último cavaleiro é identificado pelo nome.
Quando João se vê com um rolo (manuscrito enrolado) em sua mão direita com sete selos, ele cita os cavaleiros, que começam a cavalgar por causa da abertura do primeiro selo, a medida que os selos vão sendo abertos surgem os cavaleiros.
Assim como outros livros da bíblia, alguns aspectos são interpretados simbolicamente e, em muitos casos, se referem a outras “passagens bíblicas” ou acontecimentos atuais ou passados.
O quatro na simbologia numérica da bíblia significa “quadrangulação em simetria”, “universalidade ou totalidade simétrica”, como: quatro cantos da Terraquatro ventos. Podemos encontrar isso em outros textos (Apocalipse 4:6; 7:1, 2; 9:14; 20:8; 21:16), fazendo com que estes se incluam em um único evento.
O cavalo, em algumas culturas é considerado um símbolo de ” impetuosidade e impulsividade”, que são relacionados aos “desejos humanos”, além de ter ligação com o fogo e a água, pois por vezes são considerados incontroláveis. É considerado também uma “relação com o divino” , já que em muitos casos foram enterrados com seus donos por serem considerados guias de almas. Expressa também a virilidade e o vigor, muitas vezes sendo associado a juventude.
cor do cavalo também diz muita coisa sobre seu cavaleiro, como por exemplo:
 - Branco - Pureza, santidade, régio, ilusão;
 - Vermelho - Sangue, assassinato, guerra;
 - Marrom - Obscuridade, peste, maldição;
 - Descorado (verde-água ou baio) - Corpo em decomposição, repulsa.
Os apetrechos também mostram características a respeito do “papel que desempenham ou a consequência de sua cavalgada”:
 - Arco e máscara - Símbolo da guerra, do poder da falsidade;
 - Espada - Principal arma dos exércitos antigos, usada como símbolo de assassinato;

 - Balança - No contexto denota desigualdade ou injustiça;
 - Jarra - Traz a peste dentro.
Ordem em que são revelados sugere “sucessão progressiva”, já que eles não são chamados no mesmo momento, fazendo com que muitos a associem essa visão ao acontecimento do início do século 20, concluindo que o final das “Setenta Semanas” seria 1914, sendo o primeiro cavaleiro Jesus Cristo e os outros cavaleiros seriam sinais de sua presença. (Mateus 24:3, 21)



A peste

A Bíblia relata que ele virá e será seguido por muitos, o que nos envia a Zacarias 10:3-5, quando o profeta reúne seu “rebanho” e continua depois de ser “coroado”, lutando contra seus inimigos. Este cavaleiro lembra os partos (“Feras da terra”), cuja arma era o arco, terror do mundo romano no século I (cf. Dt 7,22; Jr 15,2-4 e 50,17; Ez 34,28 e 9, 13-21).
“E eu vi, e eis um cavalo branco; e o que estava sentado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e ele saiu vencendo e para completar a sua vitória.”
Apocalipse  6:2



A guerra

O Cavaleiro do Cavalo Vermelho, segura uma Grande Espada, símbolo das “guerras sangrentas”. Acredita-se que ele também represente os flagelos, meios supostamente utilizados por “Deus” para castigar e oprimir “adoradores da besta e do falso profeta”.
“E saiu outro, um cavalo cor de fogo; e ao que estava sentado nele foi concedido tirar da terra a paz, para que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.”
Apocalipse  6:4



A fome

O Cavaleiro do Cavalo Negro, carrega uma balança e traz com isso, de acordo com alguns, a justiça e segundo a maioria dos estudiosos, a fome e o colapso econômico, já que a balança é o símbolo dos alimentos e dos preços exorbitantes.
“E eu vi, e eis um cavalo preto; e o que estava sentado nele tinha uma balança na mão. E eu ouvi uma voz como que no meio das quatro criaturas viventes dizer: “Um litro de trigo por um denário, e três litro de cevada por um denário; e não faças dano ao azeite de oliveira e ao vinho.”
Apocalipse 6:6




A morte

O Cavaleiro do cavalo baio (amarelo-esverdeado: a cor do cadáver que se decompõe) traz a morte, a privação do plano terrestre, sendo este o último cavaleiro.
A tradição popular imortalizou a ideia de que este animal seria uma égua esquálida e não um cavalo. A citação do Inferno que a acompanha é, tradicionalmente, representada pelo Leviatã a engolir as vítimas, destinadas à morte eterna.
“Então ouvi a terceira Criatura: ‘Venha’ e apareceu um cavalo baio, o nome do cavaleiro era Morte e o Inferno o seguia de perto.”
Apocalipse  6:7

Adaptado de minilua