Blog

Blog

9 de mai. de 2012

Ronaldo - O fenômeno




Artilheiro, que se despediu dos gramados oficialmente no último dia (7), deixa como legado o recorde de gols em Copas do Mundo. Assista a vídeos de todos os gols.

 
Aniversário:
1976/09/18
Nome Completo:
Ronaldo
Local de Nascimento:
Bento Ribeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Altura:
1,83m
Peso:
90 kg
Posição:
Atacante
Apelido(s):
Ronaldo, Fenômeno
Esposa / namorada:
Bia Antony
Mora em:
São Paulo, Brasil
Informações do Clube
Clube Atual:
Corinthians (a partir de 2009)
Clubes anteriores:
Cruzeiro (1993-1994),
PSV Eindhoven (1994-1996),
Barcelona (1996-1997),
Inter de Milão (1997-2002),
Real Madrid (2002-2007)

Milan - 2007-2008
Corinthians - a partir de 2009
Seleção:
Brasil
Divisões de Base:
Social Ramos (1990-1991),
São Cristovão (1991-1993)
Fatos & Background

Sobre

Ronaldo Luis Nazario de Lima, mais conhecido simplesmente como Ronaldo, é um atacante brasileiro que joga no Corinthians e já atuou por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan. Participou de quatro Copas do Mundo pela seleção brasileira, conquistando duas vezes o título e terminando uma vez na segunda colocação. Ele é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com  15 gols marcados em três edições. Ronaldo também ganhou o prêmio Bola de Ouro, como melhor jogador do mundo, por três vezes, em 1996 (com 20 anos), 1997 e 2002. Pelé nomeou Ronaldo como um dos 125 melhores jogadores de futebol da história. Também em 1997, ele recebeu o apelido de Il Fenomeno (O Fenômeno), quando atuava pela Inter de Milão.

História

Ronaldo no time de futsal do Social Ramos
Ronaldo no time de futsal do Social Ramos
Nascido no pobre bairro de Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro, Ronaldo Luis Nazario de Lima provavelmente não pensaria que um dia seria chamado de Ronaldo, O Fenômeno. Mas rapidamente seu talento desabrochou e o mais jovem de três irmãos ganhou fama internacional.
Ronaldo começou jogando futsal com pouca idade em pequenos clubes no Rio de Janeiro. O jogo rápido em uma quadra pequena ajudou a desenvolver uma técnica e controle de bola como nenhum outro. Logo, Ronaldo fez a mudança para o gramado, jogando nas categorias de base do São Cristóvão, um pequeno clube da cidade.
Ronaldo atuando pelo Cruzeiro
Ronaldo atuando pelo Cruzeiro
Em 1993, com 16 anos, ele assinou o seu primeiro contrato profissional, com o Cruzeiro. Com 59 partidas disputadas pelo clube mineiro, Ronaldo marcou 57 gols. Suas duas partidas mais impressionantes foram contra o Bahia, na qual marcou 5 dos 6 gols de seu time na goleada por 6 a 1, e quando marcou três gols contra o rival Atlético-MG.
Tantas grandes atuações deram ao jogador de 17 anos a vaga de mais jovem atleta integrante da seleção nacional que ganhou a Copa do Mundo de 1994. Ele ficou no banco de reservas durante toda a competição, mas as suas qualidades não foram ignoradas pelos clubes europeus, e logo após a Copa do Mundo ele assinou com o PSV Eindhoven da Holanda.
Demolindo defesas na Holanda 
Demolindo defesas na Holanda
O sucesso continuou quando Ronaldo marcou 66 gols em 71 partidas, ajudando o PSV a ganhar a Copa da Holanda em 1995. Ronaldo também foi artilheiro do Campeonato Holandês nessa temporada.
Os zagueiros o temiam. Os torcedores o adoravam.
Conquistando a Europa
Em 1996, Ronaldo foi comprado pelo Barcelona para preencher a vaga deixada por outro atacante brasileiro, Romário. Em dez meses de Barcelona, Ronaldo marcou 34 gols em 37 jogos e conquistou a Copa do Rei, a Supercopa da Espanha e a Re-Copa da Europa. Foi também na Espanha que Ronaldo criou a sua comemoração de avião.
 
Com todos os méritos, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo durante dois anos consecutivos, em 1996 e 1997.
Por ter sido uma criança muito magra, foi apelidado de Ronaldinho por muitos anos, mas mudou completamente seu porte físico quando, em 1997, se transferiu para a Inter de Milão. Ronaldo tinha 21 anos quando todo o seu talento, velocidade e habilidade fizeram com que a fanática imprensa italiana o apelidasse de “Fenômeno”. Sua primeira partida pelo time azul e preto foi um amistoso contra o Manchester United e atraiu mais de 60 mil torcedores ao estádio Giuseppe Meazza. Os gols de Ronaldo a Inter de Milão a conquistar a Copa da UEFA em 1998.



Tragédia da Copa do Mundo


Nesse mesmo ano, Ronaldo era a maior estrela da seleção brasileira que foi para a Copa do Mundo na França defender seu título. Ronaldo anotou quatro gols no torneio, mas o que realmente marcou a sua participação na competição não foram os gols.
 
12 de Julho de 1998 é um dia que dificilmente será esquecido por Ronaldo e seus fãs. Poucas horas antes da final da Copa do Mundo e da chance de erguer o troféu novamente ocorreu um fato dramático, Ronaldo sofreu uma ainda misteriosa convulsão. O técnico brasileiro Mario Zagallo insistia em começar o jogo com Ronaldo em campo, e uma atordoada e irreconhecível seleção brasileira foi facilmente derrotado por 3 a 0 pela França de Zidane. Mas o pior ainda estava por vir.


Primeira contusão no joelho


Em novembro de 1999, Ronaldo sofreu uma contusão no joelho durante a partida entre Inter de Milão e Lecce. Cinco meses depois, ele retornou contra a Lazio, e apenas 7 minutos depois, machucou o mesmo joelho novamente, porém de uma forma muito mais grave, e dessa vez poderia ficar de fora do futebol por até 1 ano e 5 meses. Para muitos críticos, esse era o fim do Fenômeno. Ele tinha apenas 24 anos na época.
O Retorno
 
O técnico Luis Felipe Scolari surpreendeu muitos críticos quando em 2002 decidiu convocar Ronaldo para a seleção que iria viajar para a Copa do Mundo da Coréia-Japão. Muitos preferiam ver Romário como o atacante do time, e consideravam Ronaldo fora de forma e acabado para o futebol.
Durante a Copa, Ronaldo provou ao mundo o contrário. Com oito gols no torneio, ele não só se tornou o artilheiro como também ajudou seu time a conquistar a sua quinta Copa do Mundo. O Fenômeno estava de volta!
Novamente eleito o melhor jogador do mundo no ano de 2002, Ronaldo se viu em uma polêmica transferência para o Real Madrid. A transação custou cerca de 39 milhões de Euros aos cofres dos Merengues. Lá jogou com Zidane, e juntos ajudaram o time a conquistar o Campeonato Espanhol, com Ronaldo sendo o artilheiro da competição.
 
A próxima temporada não foi boa para o Real Madrid. O time contava agora com Roberto Carlos, Raul, Luis Figo, David Beckham, Ronaldo e Zidane como estrelas, mas os “Galácticos” – como eram conhecidos – falharam na tentativa de conquistar qualquer título, e algumas contusões musculares acabaram abalando o relacionamento entre Ronaldo e o clube. Mesmo com todos os problemas, o Fenômeno disputou 127 patidas pelo Real Madrid e marcou 83 gols.
A Copa do Mundo de 2006 foi marcante para Ronaldo. Mesmo com o Brasil não passando das quartas-de-final ao ser derrotado pela França por 1 a 0. Os três gols de Ronaldo na competição deram a ele o título de maior artilheiro de todos os tempos em Copas do Mundo, com um total de 15 gols em 4 participações.



Milan e o novo drama


Em Janeiro de 2007, Ronaldo começou a negociar sua transferência para o Milan, mas o Real Madrid não queria liberar o atacante até o final de seu contrato. Após algumas semanas de conversas com os diretores do Real, um acordo foi alcançado. Ronaldo concluiu a sua transferência para os Rossoneri no dia 30 de janeiro e recebeu a camisa de número 99.
Os primeiros meses em Milão foram ótimos para Ronaldo. Em seu segundo jogo pelo Milan, ele marcou dois gols e deu assistência para um terceiro na vitória de seu time sobre o Siena por 4 a 3. Parecia que Ronaldo seria o substituto ideal para o ucraniano Shevchenko, que havia sido negociado com o Chelsea, e o brasileiro Ricardo Oliveira, que não produziu o esperado.
 
Mas as coisas começaram a dar errado quando no aquecimento para o jogo contra o Benfica, Ronaldo sofreu uma contusão muscular.
A contusão causou preocupação ao clube italiano, e provocou um interesse do Flamengo em contratar Ronaldo. O jogador é um torcedor declarado do Rubro-negro carioca e sua negociação com o clube parecia concretizada, quando o Milan confirmou que renovaria o contrato com Ronaldo até junho de 2008.
 
No dia 12 de janeiro de 2008, Ronaldo jogou uma partida memorável, e junto com Kaká e a nova estrela Alexandre Pato, ajudaram o Milan a bater o Napoli por 5 a 2. Ronaldo marcou dois gols na partida. Mas um mês depois, em uma partida contra o Livorno. O Fenômeno encarou o seu pior pesadelo novamente. Uma ruptura no tendão patelar do joelho esquerdo, a mesma contusão que Ronaldo teve em 1999 e 2000 quando atuava pela Inter de Milão.
Corinthians
No dia 9 de Dezembro a diretoria do Corinthians anunciou a contratação de Ronaldo para 2009.
Depois de quase dois meses de treinos intensos e algumas polêmicas, o jogador estreou pela equipe num jogo em Itumbiara, Goiás, pela Copa do Brasil. Jogou poucos minutos e não marcou gols.
Dias depois, no entanto, no dia 8 de março de 2009, em Presidente Prudente, Ronaldo fez história de novo ao entrar contra o Palmeiras no clássico, quando o Corinthians perdia por 1 x 0. Fez quatro boas jogadas incluindo o gol, de cabeça, aos 47 minutos, que decretou o empate para delírio da torcida corintiana.

Momentos Importantes


DateTeamCompetitionGoals Scored
1993CruzeiroCampeonato BrasileiroRonaldo marca 5 gols contra o Bahia 
1993CruzeiroCampeonato MineiroRonaldo marca três gols no clássico contra o Atletico-MG
1994/1996PSV EindhovenváriosCompilação de Ronaldo pelo clube holandês
1996/1997BarcelonaváriosAlguns dos gols de Ronaldo pelo Barcelona
1999/2000Internazionale Copa da ItáliaAs duas contusões no joelho quando ele atuava pela Inter
30 Jun 2002BrasilCopa do MundoRonaldo marca duas vezes e dá ao Brasil sua 5ª Copa do Mundo
2002/2007Real MadridváriosGrandes gols e jogadas de Ronaldo pelos Galácticos
Sept. 2004BrasilEliminatóriasRonaldo marca três gols contra a Argentina
1998/2006BrasilCopas do MundoRonaldo’s Os 15 gols de Ronaldo em Copas do Mundo
2007MilanCampeonato Italiano4 gols nas 7 primeiras partidas pelo Milan
12 Jan. 2008MilanCampeonato ItalianoDois gols de Ronaldo na vitória sobre o Napoli por 5 a 2
14 Feb 2008MilanCampeonato ItalianoRecente contusão do joelho de Ronaldo
8 Mar 2009CorinthiansCampeonato PaulistaRonaldo faz seu primeiro gol pelo Corinthians contra o Palmeiras

Prêmios e Títulos

Cruzeiro
  • Copa do Brasil: 1993

PSV Eindhoven

  • 1 Copa da Holanda: 1995/1996

Barcelona

  • Copa dos Campeões de Copas: 1996/1997
  • Copa do Rei: 1996/1997

Inter de Milão

  • Copa da UEFA: 1997/1998

Real Madrid

  • Copa Intercontinental: 2002
  • Campeonato Espanhol: 2002/2003
  • Supercopa da Espanha: 2003

Seleção brasileira

  • Campeão da Copa do Mundo: 1994, 2002
  • Vice-campeão da Coa do Mundo: 1998
  • Copa América: 1997, 1999
  • Copa das Confederações: 1997


Prêmios Pessoais

  • FIFA Melhor jogador do mundo: 1996 (vencedor mais jovem), 1997, 2002
  • Melhor jogador do mundo: 1996 (vencedor mais jovem), 1997, 2002
  • Melhor jogador da Europa (Bola de Ouro): 1997 (vencedor mais jovem), 2002
  • Onze d'Or: 1997, 2002
  • UEFA Jogador mais valioso - 1998
  • UEFA Club Football Awards: Melhor atacante - 1998 
  • FIFA Seleção da Copa do Mundo: 1998, 2002
  • Bota de Ouro da Europa: 1997
  • Copa América: 1999: Artilheiro
  • Melhor jogador do Campeonato Espanhol: 1996-1997, 2003-2004
  • Melhor jogador do Campeonato Holandês: 1994-1995
  • Melhor jogador da Copa Intercontinental: 2002
  • BBC Personalidade esportiva do ano: 2002
  • Prêmio GoldenFoot: 2006

Estatísticas da Carreira

TeamSeasonTotal
PG
Cruzeiro1993-19941322
PSV Eindhoven 1994-19964642
Barcelona1996-19973734
Internazionale1997-20026949
Real Madrid2002-200712783
Milan2007-presente 169
Brasil1994-20069762
Total405291
P - Partidas, G - Gols, A - Assistências

Info Pessoal

 

Embaixador das Nações Unidas



Em 2000, Ronaldo aceitou o convite das Nações Unidas para se tornar o Embaixador da Boa Vontade. Ele visitou muitos países vítimas da guerra, sempre com a função de conversar com seus líderes para tentar por um fim aos conflitos em nome daqueles que mais sofrem: os pobres e as crianças. “Ninguém deveria ser condenado a uma vida de pobreza, seja por nascimento ou em conseqüência das guerras”, disse o Embaixador Ronaldo.


Esposa / Namorada

Ronaldo e seu filho Ronald, agora com 8 anos 
Ronaldo e seu filho Ronald, agora com 8 anos
A vida pessoal de Ronaldo certamente merece um capítulo à parte. Em 1999, Ronaldo casou com Milene Domingues, garota de aparência infantil, famosa por sua habilidade com a bola. Logo em 2000 nasceu seu filho, Ronald e em 2003 anunciaram o divórcio.
Rumores diziam que traições, e uma agitada vida noturna causaram o final do casamento. Mas Ronaldo, que foi sempre visto com mulheres lindas, estava pronto para mais uma tentativa. Em 2004 tornou público seu relacionamento com a modelo Daniella Cicarelli. O casamento aconteceu no luxuoso Castelo de Chantilly, nos arredores de Paris, no dia 14 de fevereiro de 2005 (dia dos namorados). Mas desta vez o conto de fadas não durou muito. O casal anunciou o final do relacionamento menos de três meses depois. Novamente os rumores de traição surgiram.
A lista de mulheres maravilhosas continuou quando a supermodelo Raica Oliveira foi vista com o atacante. Ronaldo e Raica namoraram durante um ano, entre 2005 e 2006.


Ronaldo ri junto com sua nova namorada Bia Antony 
Ronaldo ri junto com sua nova namorada Bia Antony
Desde 2008, Ronaldo mantém um relacionamento com Maria Beatriz Anthony, ou simpelsmente Bia. Eles tiveram uma filha, Maria Sophia, em dezembro de 2008.
Antes disso, Ronaldo envolveu-se num constrangedor episódio em que foi flagrado com travestis num motel barato do Rio de Janeiro. O jogador se disse enganado, pois achava tratar-se de mulheres, e precisou comparacer à delegacia para prestas esclarecimentos sobre extorsão e agressão.
Ronaldo e sua camisa 9, agora no Coringão 
Ronaldo e sua camisa 9, agora no Coringão   

Brasil 3x0 Marrocos - Copa do mundo 1998 - Fifa World Cup