Blog

Blog

28 de mai. de 2012

Trailers de filmes da década de 50



 Filmes que Recomendamos (1950-1959) - Parte 1

Recomendaremos para os leitores do blog alguns filmes marcantes e que tiveram grande importância para o cinema. Cada tópico irá conter 7 filmes de uma década determinada. Sempre que completarmos todas as décadas, voltaremos a dar mais 7 dicas de cada década novamente.


1 - A Malvada (All About eve, 1950).
Direção: Joseph L. Mankiewicz. Roteiro: Joseph L. Mankiewicz, Mary Orr.
Gênero: Drama. Duração: 138 minutos.



Sinopse: Na noite da entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrignton. Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing, uma grande estrela de Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.
(14 indicações ao Oscar. Vencedor em 6 categorias, incluindo o de melhor filme).

2 - Rashomon (Rashômon, 1950).
Direção: Akira Kurosawa. Roteiro: Akira Kurosawa, Shinobu Hashimoto.
Gênero: Drama/Suspense. Duração: 88 minutos.



Sinopse: Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback, é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos.
(1 indicação ao Oscar).

3 - Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950).
Direção: Billy Wilder. Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D. Marshman Jr.
Gênero: Drama. Duração: 110 minutos.



Sinopse: A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norman descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.
(11 indicações ao Oscar. Vencedor em 3 categorias).


4 - O Dia em Que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, 1951).
Direção: Robert Wise. Roteiro: Harry Bates, Edmund H. North.
Gênero: Ficção. Duração: 92 minutos.


Sinopse: O alienígena Klaatu viaja, juntamente do robô Gort, por 200 milhões de milhas para chegar à Terra e mandar uma mensagem a todos os seus representantes: se continuarem constituindo uma ameaça a outros planetas, todo o planeta deve ser exterminado.


5 - Cantando na Chuva (Singin in the Rain, 1952).
Direção: Gene Kelly, Stanley Donen. Roteiro: Adolph Green, Betty Comdem.
Gênero: Comédia/Musical/Romance. Duração: 103 minutos.


Sinopse: Don Lockwood e Lina Lamont são dois astros do cinema mudo que, com a chegada do som, devem fazer a transição também em suas carreiras. Enquanto Don se sai muito bem, Lina se aproveita o quanto pode de Kathy, uma jovem que sonha em ser atriz, mas tem que trabalhar como escrava dublando a péssima voz de Lina. Quando Don se apaixona por Kathy, decide fazer de tudo para que o talendo da amada seja finalmente reconhecido.
(2 indicações ao Oscar).

6 - Os Brutos Também Amam (Shane, 1953).
Direção: George Stevens. Roteiro: Jack Schaefer, A.B. Guthrie Jr.
Gênero: Faroeste. Duração:118 minutos.


Sinopse: Shane encontra, enquanto cavalgava, a família Starrett, colonos que sonham em possuir uma fazenda para seu auto-sustento e acabam convidando Shane para trabalhar para eles.
(6 indicações ao Oscar. Vencedor em 1 categoria).

7 - Janela Indiscreta (Rear Window, 1954).
Direção: Alfred Hitchcock. Roteiro: John Michael Hayes.
Gênero: Suspense. Duração: 112 minutos.

Sinopse: Jeff é um repórter incapacitado de exercer sua profissão temporariamente, por causa de uma perna quebrada. Para ocupar o tempo livre, Jeff fica espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai, a todo custo, tentar provar que está certo.
(4 indicações ao Oscar).

 Filmes que Recomendamos (1950-1959) - Parte 2

Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954).
Direção: Alfred Hitchcock. Roteiro: Frederick Knott.
Gênero: Suspense. Duração: 105 minutos.
País: Estados Unidos.

Sinopse: Um homem cria um plano para assassinar sua esposa pelo dinheiro, mas, quando as coisas dão errado, ele consegue improvisar um plano B para ainda tentar levar vantagem.


Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956).
Direção: Don Siegel. Roteiro: Daniel Mainwaring.
Gênero: Ficção/Terror. Duração: 80 minutos.
País: Estados Unidos.


Sinopse: Miles Bennell, após voltar de um congresso para a sua cidade natal, ele se depara com um fenômeno estranho: diversas pessoas afirmam que seus parentes não são os mesmos, apesar de manterem a aparência física e as lembranças. Aos poucos Bennell vai descobrindo que tudo faz parte de uma invasão alienígena, que assume a forma das pessoas para conquistar seu objetivo.

Planeta Proibido (Forbidden Planet, 1956).
Direção: Fred M. Wilcox. Roteiro: Allen Adler.
Gênero: Ficção. Duração: 98 minutos.
País: Estados Unidos.

Sinopse: O filme conta a história de uma expedição terrestre para verificar uma colônia de cientistas em um planeta distante. No local eles encontram dois sobreviventes: o Dr. Morbius, que dobrou seu intelecto com o uso de tecnologia alienígena, e sua filha. Os demais foram atacados por uma força ocultas que vagam pelo planeta.

12 Homens e uma Sentença (12 Angry Men, 1957).
Direção: Sidney Lumet. Roteiro: Reginald Rose.
Gênero: Drama. Duração: 96 minutos.
País: Estados Unidos.
 

Sinopse: Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados.
(3 indicações ao Oscar).

A Noite do Demônio (Night of the Demon, 1957).
Direção: Jacques Tourner. Roteiro: Charles Bennett. Hal E. Chester.
Gênero: Fantasia/Terror. Duração: 95 minutos.
País: Estados Unidos.
 

Sinopse: Uma série de estranhas mortes acontece quando um psicólogo americano viaja para um congresso em Londres, com o objetivo de desmascarar um líder de uma seita demoníaca e demonstrar que o homem é uma fraude.

Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958).
Direção: Alfred Hitchcock. Roteiro: Pierre Boileau, Thomas Narcejac, Alec Coppel, Samuel A. Taylor.
Gênero: Suspense. Duração: 128 minutos.
País: Estados Unidos.
 

Sinopse: Scottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.
(2 indicações ao Oscar).

Os Incompreendidos (Les Quatre cents coups, 1959).
Direção: François Truffaut. Roteiro: François Truffaut.
Gênero: Drama. Duração: 94 minutos.
País: França.
 

Sinopse: Antoine Doinel é o filho de Gilberte Doinel que parece ter tempo para tudo menos para o filho. Julien Doinel não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, e mente para os pais e o professor. Quando seus pais descobrem, ele foge de casa e tenta arrumar um lugar para dormir e se virar sozinho.
(1 indicação ao Oscar).