Blog

Blog

12 de mai. de 2012

Um pouco de tudo!... De tudo um pouco!

Pit Bull salva sua dona de morrer atropellada por um trem


Sei que não é assunto para o NDig, mas, expediente encerrado, me emocionei e queria compartilhar a história, que acabo de ler na CNN. Historia que por verdade só reafirma o mote dados aos cães, "os melhores amigos do homem".

Uma mulher identificada como Christine Espana desmaiou enquanto caminhava e seu corpo caiu justamente sobre os trilhos de uma ferrovia. Ninguém sabe ao certo o tempo que ela ficou ali inconsciente até o momento em que um trem de carga se dirigia para ela. Foi então quando o maquinista da locomotiva observou como um cão tentava arrastar um corpo humano para retirá-lo dos trilhos, nesse momento tratou de parar os vagões, mas já era tarde demais e não conseguiu evitar o impacto com o animal.

Lilly sofreu múltiplas ferimentos, fratura da pélvis e perdeu uma pata direita que foi cortada no momento que o trem passou. No entanto, a heróica Pit Bull, que foi adotada há três anos por Christine, conseguiu evitar que sua dona fosse atropelada.

Quando os paramédicos chegaram ao local encontraram à cadela empapada de sangue, mas ainda mantendo guarda junto a sua dona que continuava sem a consciência. Lilly foi transladada a um hospital veterinário de Boston e toda a atenção de Christine agora está dedicada a garantir que sua mascote fique bem:

- "A recuperação de Lilly depois desta terrível experiência é minha prioridade neste momento e vou fazer todo o possível para levá-la de volta para casa e para nós".

Longa vida a Lilly e bom fim de semana a todos!

O traseiro robótico


As reações de um traseiro são objeto de interesse para os cientistas da Universidade de Eletro-Comunicação de Tóquio. A capacidade para expressar emoções e responder a tapas ou caricias poderiam levá-los diretamente para um novo nível em referência ao conhecimento do espírito humano.

"Por vosso traseiro vos conhecerei" poderia ser o lema desta pesquisa. No momento, as expressões básicas do cu robótico são rejeição e gosto. As de rejeição intervêm em tudo o que são golpes agressivos ou tentativas de colocar uma cueca muito cavada; uma reação de gosto costuma estar associada a massagens e sofás reclináveis do papai.

Não vou mentir para vocês: no vídeo é possível ver uma bunda se movendo. Os movimentos são... como eu poderia dizer... raros: desde umas travadas de cortar prego até uma espécie de "nádegas caminhando" que possivelmente levará a mais de um pensar em um exército anal marchando para a vitória. Bom, melhor ver.

Pista de treinamento inflável


Pista de treinamento inflável
A formação dos soldados de elite já não é mais como era no século XX. Agora as pistas americanas utilizadas são como esta. Sem barro, sem arame farpado, sem dor... Você, amante das aventuras radicais chucknorrianas pode até não gostar, mas contente-se, agora é assim.

Agora imaginem só o Sargento Hartman de Nascido para Matar, aquele que faz o Cap. Nascimento parecer um Teletubbie rosa, diante dessa estrutura, com sua melhor cara de quem comeu e não gostou gritando aos novos recrutas:

Analgésico linguístico: dizer palavrões alivia a dor


Analgésico linguístico: dizer palavrões alivia a dor
As palavras inadequadas, essas que segundo o dicionário ofendem os ouvidos de pessoas sensíveis ou de bom gosto, poderia cumprir uma função para além da catarse portátil que suscitam em certas ocasiões proferi-las, um alívio que não estaria apenas relacionado com o estado de ânimo senão também com a sensação de sofrimento, sobretudo em uma situação de dor física.

Isto segundo uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade de Keele, no Reino Unido, que experimentaram com o efeito que um insulto tem sobre a percepção da dor.

Os pesquisadores pediram a 64 voluntários que submergissem suas mãos em água gelada em duas situações diferentes: a primeira, ao mesmo tempo que pronunciavam uma palavra insultante a sua escolha; a segunda, com uma palavra comum.

De forma surpreendente, as chamada grosserias ajudaram as pessoas a suportar por bem mais tempo o contato com a água: 2 minutos enquanto amaldiçoavam e 1 minuto e 15 segundos quando não. Os voluntários afirmaram que insultar fez com que sentissem menos dor.

Proferir palavrões, pois, é um analgésico linguístico que se for utilizado em benefício pessoal e não para ofender outra pessoa, parece um remédio mais que aceitável. Mas se alguém de bom gosto não gostar de ouvi-lo dizendo-os logo após uma topada, não custa nada mandá-lo tomar no... ta deste post para que entenda o que se passa.

Via | BBC News.

Stallman insiste: “Apple é o pior inimigo da liberdade do usuário”


O líder religioso do Movimento do Software Livre, Richard Stallman, que recentemente discursou em uma conferência na Universidade de Múrcia, ao sul da Espanha, não perdeu oportunidade de "elogiar" o software de código fechado e as empresas líderes do setor como Apple e Microsoft.

Em declarações à imprensa antes de sua conferência, Stallman desancou o software privativo ou proprietário, qualificando-o como "tirânico e injusto", adjetivos que salpicaram às empresas tecnológicas que se baseiam neste tipo de programas.

Assim, quando chegou o momento de falar da empresa da maçã mordida, não ocorreram frases muito diferentes das que estamos acostumados a escutar de Stallman em outras oportunidades:

- "A Apple é o pior inimigo da liberdade do usuário ... esta empresa foi a primeira em apertar ao máximo as algemas digitais". Ele fez questão de lembrar que "seus produtos são como prisões", referindo-se a que os usuários da maçãzinha têm restrições para usar aplicações diferentes às oficiais.

Ainda que todos já saibamos os sentimentos deste guru do software livre em relação a estas empresas, nunca deixa de ser curioso e divertido apreciar suas "expressões de afeto"”. Ademais, desta vez Stallman não pode deixar de se referir, ainda que muito brevemente, a briga entre a Oracle e Google pelos direitos de propriedade intelectual no uso do Java, assegurando que seria "um desastre mundial" que a denúncia resulte bem sucedida.

Via | 20 minutos.

Câmera robótica capta indecifrável criatura submarina


Com quase 700 mil visualizações em poucos dias, o vídeo de uma misterioso objeto andador não identificado vem intrigando cientistas e ao público em geral. O material, captado por uma câmera robótica de um poço de prospecção de petróleo nas profundezas marinhas -desconhece-se o local onde foi captado-, mostra uma espécie com corpo abstrato e movimentos hiper-flexíveis, similar ao das medusas, que desdobra estranhos braços ou protuberâncias em forma de gancho.

Entre as teorias levantada por usuários que comentam no YouTube, as mais populares são que poderia se tratar da placenta de uma baleia ou então de uma rara espécie de medusa conhecida como Deepstaria enigmata, encontrada na região sul do Oceano Atlântico. Mas eu tenho sérias convicções de ter enfim encontrado a cortina plástica do banheiro daqui de casa, ainda que tenham me chamado de troll quando comentei minha teoria.

Os dinossauros herbívoros teriam provocado o aquecimento da Terra com seus próprios gases


Os dinossauros herbívoros teriam provocado o aquecimento da Terra com seus próprios gases
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade John Moores de Liverpool e da Universidade Saint Andrews, publicado pela revista Current Biology, assegura que os dinossauros saurópodes -ou gigantes herbívoros- poderiam ter provocado o aquecimento climático da Terra através de suas flatulências.

Como poderiam ser os dinossauros responsáveis pelo aquecimento da Terra? É muito simples, devido a que os gases emanados pelos saurópodes conteriam grande quantidade de metano.

Esta espécie teria uma grande quantidade de micróbios em seu sistema digestivo que fermentavam as plantas das quais se alimentavam, provocando a produção de metano, o que finalmente afetou o clima do período Mesozóico.

Dave Wilkinson, da Universidade John Moores de Liverpool e o coautor do estudo, Graeme Ruxton, da Universidade de Saint Andrews, asseguram que seus cálculos sugerem que estes dinossauros produziam mais metano que todas as fontes de contaminação moderna juntas.

Ademais, calcularam que estes dinossauros emitiam 520 milhões de toneladas de metano ao ano, em comparação às vacas, girafas e outros herbívoros que só produzem entre 50 e 100 milhões de toneladas deste gás ao ano.

Via | BBC Nature.

Escâner cerebral revela os pensamentos de um cão


Ao que parece o dilema sobre a possibilidade de que os animais, em particular os cães, pensam ou não já é algo do passado. Partindo da premissa de que o "melhor amigo do homem" pode efetivamente acessar o intangível mundo dos pensamentos, pesquisadores da Universidade de Emory, implementaram uma série de análise utilizando um escâner cerebral para penetrar na mente de Fido.

Gregory Berns, que encabeça a pesquisa e ademais dirige o Emory University Center for Neuropolicy, demonstra sua emoção em torno deste histórico exercício que busca aprofundar no estudo da relação entre cães e humanos:

- "Quando observamos as primeiras imagens foi algo incomparável. Ninguém que eu saiba havia capturado imagens do cérebro de um cão que não estivesse sedado. Este era um exemplar completamente consciente e aqui temos a primeiro imagem jamais capturada de seu cérebro em plena atividade".

A ideia é criar um arquivo referencial de imagens que, associadas ao comportamento e estado de ânimo que o cão denota em determinado momento, permita construir uma rede de padrões que eventualmente nos permitam interpretar seu pensamento. Em caso do desenvolvimento ser bem sucedido, esta investigação abrirá novos horizontes ante os processos cognitivos dos cães e na cognição social de outras espécies.
Via | Live Science.

O longo percurso evolutivo da Lua em 180 segundos


A superfície lunar, assim como as catedrais góticas, representa uma pontual narrativa de pedra e pó. Através dela os cientistas foram capazes de decifrar boa parte da travessia evolutiva que este satélite terrestre completou ao longo de milhares de milhões de anos. E precisamente esta mutação constante, ainda que só perceptível entre longos períodos de tempo, ficou registrada em três minutos de vídeo, dentro de uma peça criada no Goddard Visualization Studio, que admiravelmente resume 4.500 milhões de anos de evolução lunar. Muito bacana!

Via | io9.

Duelo de banjos interpretado por duas bobinas de Tesla


Por si só, Dueling Banjos é o típico vídeo que recomendaria escutar com um bom volume, ainda mais se fosse na antológica cena do clássico do cinema Amargo Pesadelo, mas aqui temos como interpretes duas bobinas de Tesla e volume alto pode resultar um pouco irritante para ouvidos mais sensíveis, mas a performance é toda um show!

Até a porção recomendada de carne incrementa o risco de morte prematura


Até a porção recomendada de carne incrementa o risco de morte prematura
A coisa está ficando feia. Daqui há pouco vamos ter que viver de ar e sol. Vejam a última sobre pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard que descobriram que consumir carne incrementa em 12% a probabilidade de morte prematura, inclusive no caso das porções recomendadas pelas autoridades sanitárias e sobretudo no caso de carnes processadas como o bacon, salsicha, mortadela, presunto e outros embutidos.

De acordo com este estudo, a porção regular de carne de até 70 gramas diárias deveria ser reduzida ao máximo a 42 gramas (mais ou menos um bife grande por semana) para prevenir assim uma em cada dez mortes prematuras em homens e uma em cada treze em mulheres.

De acordo com Frank Hu, coautor da pesquisa, a presença da carne na dieta diária deveria ser ocasional e não frequente como forma de diminuir o risco de sofre de doenças crônicas e outros padecimentos.

Via | Telegraph.

Muito melhor com a Ciência do que sem ela


"Sou dos que apostam a favor de que a Ciência está nos ajudando. Ainda que nos proporcione realmente o perigo, inclusive com todas essas bombas atômicas rondando por aí. A Ciência deu-nos muito mais vidas de que tirou; devemos recordar isso."
Vou mais longe: penso que esta gente ignorante que anda por aí desancando a Ciência e Tecnologia deveriam fazer comentários na Internet ou twittar com tambores ou fumaça e curar suas doenças com sangria ou sanguessuga. São bons em criticar o novo, mas não vivem sem.

Cientistas japoneses desenvolvem uma pistola cala-boca


Conferências intermináveis, aulas muito chatas, discursos burocráticos que saltam de clichê em clichê e de lugar comum em lugar comum, interrupções insossas em momentos e lugares onde o silêncio é imprescindível, fofoca chata que rompe com a concentração de alguém, são só alguns dos cenários em que o invento de Kazutaka Kurihara e Koji Tsukada seria sumamente útil.

Trata-se de uma "pistola interrompe discursos", um dispositivo que quando é apontado para uma pessoa que está falando grava suas próprias palavras e as lança de volta com um atraso de 0,2 segundos, o que afeta o processo cognitivo do cérebro e provoca que a pessoa gagueje (lembra-se de sanduiche-iche?) antes de cair no silêncio total. Isto porque o efeito perturbador de escutar o que foi pronunciado um momento antes desaparece ao se calar.

De acordo com os pesquisadores, o aparelho funciona melhor em pessoas que leem em voz alta que naquelas imersas em um discurso espontâneo e é totalmente inútil com sons sem sentido e uniformes que se emitem firmemente, por exemplo, um "Ah!" prolongado.

E ainda que muitos pensem em usos deliciosa e politicamente incorretos para esta pistola, a intenção original de seus inventores se limita a espaços como bibliotecas públicas ou contextos em que uma pessoa impede outra de falar.


Via | Gawker.

Abelhas aventureiras poderiam ter personalidade própria


Abelhas aventureiras poderiam ter personalidade própria
Entomologistas descobriram que certas abelhas seguem os mesmos padrões moleculares observados em seres humanos de ter um instinto aventureiro que as leva a buscar emoções fortes, uma marca que poderia ser considerada um indício de personalidade própria.

Até agora a ciência credita o ser humano como a única espécie que por vontade própria busca experiências extremas para entrar em contato com as chamadas "emoções fortes", no entanto, pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que as abelhas poderiam ter a capacidade cerebral suficiente para desenvolver este mesmo comportamento.

Recorde Guinness para gente usando bicos de galinha


607 pessoas reuniram-se em Grands Rapids, Michigan (EUA), e usaram 607 bicos de galinha, de papelão e borracha, por suposto, nada de amputações que não é época para isso. Ficaram um total de 11 minutos e 39 segundos usando a ridícula fantasia, alcançando o importantíssimo recorde Guinnes de Gente Usando Bicos de Galinha Falsos (Uau!).

Ao que me paree deve ter sido algo muito sofrido, porque 11 minutos não parece uma grande marca. A não ser que um espírito galináceo habitava as pequenas máscaras e tentava se apropriar do corpo dos presentes, o que significaria que tiveram uma luta interna brutal para salvar a alma e, provavelmente, o mundo. No início do post, o video do evento. Atentos ao garoto em 0:16, que está contentíssimo de participar de tal evento.

Os chimpanzés também têm seus próprios policiais


Os chimpanzés também têm seus próprios policiais
O contato social, como sabemos por experiência própria, gera conflitos que em certas ocasiões ameaçam a integridade e a coesão do grupo, motivo pelo qual são necessários implementar métodos e estratégias preventivas ou resolutórias que reduzam a probabilidade de que isto aconteça.

No caso dos primatas parece que o Homo sapiens não é a única espécie que pensou em criar um corpo de vigilância que fique de olho no surgimento de possíveis conflitos, delegando para outro a autoridade de intervir para solucionar um problema. De acordo com uma descoberta antropológica recente, publicada na revista científica Plos One, os chimpanzés também têm seu próprio grupo de policiais que garante a estabilidade no interior de seu grupo social.

Coleira para cães fujões


Coleira para cães fujões
Há três elementos que definirão o apocalipse: um cão pequeno, uma portão com grades muito espaçadas e alguém passando de bicicleta na rua da frente. Pronto, é como juntar a fome com a vontade de comer, a gente nunca sabe o que pode ocorrer quando essas variáveis se encontram. Por isso a coleira para cães fujões é um acessório vital. Não faltará o engraçadinho que queira usá-lo para pendurar coisas nos extremos e fazer do pobre cão uma espécie de burrinho de carga, um correio interno no lar, por assim dizer. Não é aconselhável; são forças incontroláveis da natureza.

Eu tenho cães, mas creio que não servirá de nada para os meus que não param nem com um taser quando veem o carteiro. Da última vez fiquei com a cara toda arranhada quando um deles me arrastava pelo quintal enquanto segurava o enforcador.

Caranguejo-ermitão troca concha por garrafa


Também conhecido por casa-alugada, eles são uma família (Paguroidea) de crustáceos decápodes parentes das lagostas e caranguejos. Como têm o abdômen mole, se protegem usando conchas de caracóis abandonadas como moradia, que trocam por outras maiores quando ficam muito grandes para elas. É comum que levem anêmonas em suas conchas para aumentar a proteção, já que os tentáculos das anêmonas são venenosos, em uma relação ecológica chamada de protocooperação.

O caso é que Blennywatcher depois de anos de pesquisa, conseguiu finalmente filmar um caranguejo-ermitão bem no ato da troca de conchas. E, no mesmo mês, também flagrou um deles dando uma caminhada, todo estiloso, em uma moradia bem diferente: o gargalo de uma garrafa.