Vídeo chocante mostra uma
tragédia. Um calouro atira em si mesmo várias vezes depois de ser
reprovado em um famoso show de talentos britânico. Mas será que o filme é
verdadeiro ou farsa?
Apesar de começar a fazer sucesso há algumas semanas, o filme não é novo. Foi postado em maio de 2010 no Youtube e de lá pra cá já teve mais de 10 milhões de visualizações! O vídeo, de apenas 28 segundos, mostra um calouro que, depois de ser “gongado” no famoso programa Britain’s Got Talent, sai de cena enfurecido e acaba atirando em si mesmo, deixando os expectadores e jurados muito assustados:
Será que o vídeo é verdadeiro ou farsa?
Apesar de chocante, o filme é falso! Ninguém nunca se matou no programa.
Em junho de 2010, o jornal Daily Mail publicou uma matéria advertindo que alguma tragédia poderá acontecer a qualquer momento no programa de calouros mais famoso da TV. Segundo o Mail, várias instituições de caridade haviam se reunido com os jurados do Britain’s Got Talent para que estes reavaliem o modo como tratam os participantes do programa.
Parece que os avisos não ajudaram muito, pois até hoje os jurados continuam sendo rigorosos com os calouros e talvez isso seja um dos segredos do sucesso do show.
Meses antes, em abril de 2010, o jornal humorístico Daily Squib inventou uma notícia afirmando que um calouro tirou um revolver antigo do bolso e se matou no palco do Show de Talentos como uma performance artística. Claro, uma brincadeira.
Apesar de começar a fazer sucesso há algumas semanas, o filme não é novo. Foi postado em maio de 2010 no Youtube e de lá pra cá já teve mais de 10 milhões de visualizações! O vídeo, de apenas 28 segundos, mostra um calouro que, depois de ser “gongado” no famoso programa Britain’s Got Talent, sai de cena enfurecido e acaba atirando em si mesmo, deixando os expectadores e jurados muito assustados:
Apesar de chocante, o filme é falso! Ninguém nunca se matou no programa.
Em junho de 2010, o jornal Daily Mail publicou uma matéria advertindo que alguma tragédia poderá acontecer a qualquer momento no programa de calouros mais famoso da TV. Segundo o Mail, várias instituições de caridade haviam se reunido com os jurados do Britain’s Got Talent para que estes reavaliem o modo como tratam os participantes do programa.
Parece que os avisos não ajudaram muito, pois até hoje os jurados continuam sendo rigorosos com os calouros e talvez isso seja um dos segredos do sucesso do show.
Meses antes, em abril de 2010, o jornal humorístico Daily Squib inventou uma notícia afirmando que um calouro tirou um revolver antigo do bolso e se matou no palco do Show de Talentos como uma performance artística. Claro, uma brincadeira.
Mágico serra assistente ao
meio e o que era para ser um truque de mágica acaba terminando em
tragédia! Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?
O vídeo não é novo! Começou a circular em fevereiro de 2011 e já
alcançou milhões de visualizações no Youtube. Nele podemos ver um mágico
fazendo o clássico número da mulher serrada ao meio. No entanto, algo
dá errado e a linda assistente (que também é esposa do mágico) acaba
sendo serrada por acidente e morre na frente da platéia.
Se você tem nervos de aço, assista ao vídeo clicando aí:
Caso não consiga visualizar o vídeo acima, clique aqui (é preciso estar logado para assistir): http://www.youtube.com/watch?v=pi2dDNgDR2o
Será que vídeo é verdadeiro ou falso?
Pode ficar tranqüilo, o vídeo é falso!
Em primeiro lugar, o Youtube proíbe vídeos de acidentes com morte de verdade! Pode até ser que um ou outro filme
acabe escapando, mas – como no caso desse suposto acidente – o site de
vídeos já o teria removido devido à quantidade enorme de visualizações e
à repercussão que a cena causou na rede.
Outro detalhe importante a ressaltar é que a equipe de mágica, ao preparar um show, dá imensa atenção aos detalhes que dizem respeito
à segurança! Apesar de um acidente acontecer aqui e ali, todos os
passos do mágico e de seus assistentes são metodicamente ensaiados.
Não há sangue no show! Nem durante o “acidente” e tampouco depois. Uma decapitação causaria muito derramamento de sangue!
Por que o uso da mordaça? Era esperado que a moça iria gritar?
Por que a vítima não reclamou quando a lâmina foi colocada em sua garganta?
Note que aos 1:17 do filme, o mágico passa com a motosserra na
frente da caixa onde do rosto da assistente está à mostra. Nesse
momento pode ter sido feita a troca da cabeça da assistente por uma
falsa. A baixa qualidade da imagem não nos deixa notar se a cabeça mostrada é real ou não.
Não encontramos tal acidente em nenhum outro veículo de comunicação.
Como atualmente a mídia (principalmente, a TV) está cada vez mais
sensacionalista, uma notícia como essa seria um prato cheio para as
manchetes dos programas vespertinos. Não acha?
Possível viral para programa de TV
No final do vídeo, há os dizeres:
“1000 EUR za jednu hlavu!” – ou “1000 Euros por cabeça!” em eslovaco.
A frase nos dá uma dica: O vídeo pode ser um viral para divulgar o programa 1000 Ways to Die (1000 Maneiras de Morrer)!
O programa, que estreou em 2008 na TV americana Spike,
mostra a cada episódio (em forma de dramatizações e simulações por
computador) algumas das mortes mais estranhas e, através de entrevistas
com especialistas, tentam comprovar a verdade – com a ajuda da ciência –
por trás de cada morte.
Mágica semelhante
Os mágicos Penn e Teller fazem uma mágica semelhante e criam a ilusão
de que realmente houve um acidente ao tentarem serrar uma mulher ao
meio (as cenas são terríveis, mas igualmente falsas!)
Conclusão
O vídeo é falso! Provavelmente seja um viral para a divulgação de um programa de TV.
Vídeo mostra um incrível show na rua onde um mágico transforma um baralho em um boneco de cartas animado na frente dos espectadores.
Um filme
de apenas um minuto e meio começou a circular pela web em janeiro de
2012 e nele podemos ver um mágico fazendo seu show no meio da rua, ao
que tudo indica, na Times Square, uma das avenidas mais movimentadas e
importantes de Nova Iorque – nos Estados Unidos.
Em determinado momento do vídeo, o mágico pede para um dos
espectadores escolher uma carta dentre várias em um baralho. A carta
escolhida é devolvida ao ilusionista, que a coloca novamente no monte e,
ao jogar o baralho no chão, as cartas espalhadas na calçada começam a
se juntar, formando um pequeno boneco animado!
Depois de sair “andando”, o boneco de baralho entrega a carta
escolhida ao boquiaberto espectador e se desfaz, voltando a ser
novamente apenas um punhado de cartas.
Veja a mágica no vídeo abaixo:
E então, o que você acha? Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?
Começamos a receber esse filme em janeiro de 2012 e ficamos um pouco
receosos em tentar descobrir o truque. É muito desagradável ser aquele
chato que fica na platéia tentando descobrir os segredos do mágico e
indo contar pra todo mundo…
No entanto, essa mágica chamou muita a atenção, pois além do belo
efeito causado também nos encantou pela surpresa e ineditismo (pelo
menos, nunca tínhamos visto uma mágica igual a essa!). Além do mais,
toda a magia foi feita ali, na cara de todo mundo, no meio da rua!
Como por mágica, a pulguinha apareceu [do nada] atrás da orelha do
E-farsas.com e resolvemos então pesquisar o que há por trás desse
truque.
E quer saber por que vamos revelar o segredo por trás dessa mágica?
Porque o vídeo é falso! Não há mágica nenhuma ali!
O filme, que foi postado no Youtube em novembro de 2011, já tem mais
de 3 milhões de visualizações e tem como personagem um mágico de
verdade. Dave Cremin é um conhecido mágico nos EUA e pedaços de seu show de rua foram usados pelo animador 3D e designer gráfico Erick Wagner para a realização do curta-metragem.
Com a ajuda de computação gráfica, Erick aproveitou seus 6 anos de
experiência no ramo da animação digital para criar o boneco de cartas e
conseguiu mesclar sua criação com trechos da apresentação real de Dave
Cremin.
O resultado final ficou excelente, pois também foram aproveitadas as expressões de espanto dos espectadores.
Na pagina do curta-metragem, Erick Wagner explica que criou o projeto para mostrar suas habilidades
com criaturas em 3D. Segundo Wagner, “Desde o início, quando o vídeo
foi concebido, [a idéia] era que [o vídeo] se parecesse o mais real
possível, como se alguém que estivesse caminhando pela rua começasse a
gravar um mágico de rua com o seu celular. “.
Erick Wagner conta que o filme, na verdade, foi gravado com duas
câmeras Canon 5D Mark II em dois dias separados e a maioria das pessoas
vistas no vídeo era platéia de verdade. Além do mágico, apenas três dos
espectadores fazia parte da equipe de filmagem.
Conclusão
Vídeo falso! O boneco foi feito em computação gráfica. O resultado ficou sensacional!
Dois irmãos tentam fazer o
truque da toalha quando um deles esbarra numa estante e morre esmagado.
Será que o vídeo é real? Veja o que descobrimos!
Postado no Youtube em agosto de 2011, o vídeo da duplinha de
irmãos Michel e Sven tentando realizar o truque da toalha (aquele onde
se puxa a toalha da mesa com rapidez suficiente para não se derrubar
nada do que está sobre ela) fez um enorme sucesso na web! Em apenas 3 meses, o acidente já foi visto mais de 9 milhões de vezes!
No vídeo, um dos meninos faz um esforço para puxar o pano e ao fazer o
movimento brusco para trás, acaba por derrubar o irmão que com a queda
esbarra numa estante e essa, por sua vez, cai por cima do garoto. Tudo
leva a crer que o rapazinho azarado tenha se machucado muito (ou até
morrido!)
Se você tem nervos de aço, assista ao vídeo abaixo e responda: É verdadeiro ou falso?
Apesar da aparente brutalidade com que o acidente teria ocorrido, nada aconteceu com os 2 alemãezinhos!
Tudo não passou de um golpe publicitário!
Num outro vídeo (também em alemão) o usuário FAKEtheorie fez algumas observações interessantes sobre a atuação dos meninos.
- Repare que, aos 8 segundos, o garotinho se posiciona bem atrás do
irmão, como se estivesse se preparando para o pior! Alias, para que o
infeliz tinha que ficar bem ali?
- O menino é empurrado e cai para trás, com os braços fechados e mãos
juntas ao corpo. O “normal” seria cair com os braços abertos – tentando
se segurar em algo! Mas, cada um reage de maneira diferente na hora do
susto, não é?
- Em câmera lenta dá pra perceber o moleque se joga antes mesmo do irmão sequer encostar nele!
Ainda em dúvida?
Para quem ainda ficou em dúvida se o vídeo é verdadeiro ou falso (e
deve estar morrendo de dó do alemão!), saiba que tudo não passou de um
viral de uma campanha para divulgar a estréia de um programa de
variedades chamado GOP Varietéshow.
A campanha chamada “Stoppt Die Show”, foi feita pela agência Artgerecht para divulgar o novo programa. No hotsite da atração há o seguinte aviso:
“Você acredita em tudo que você vê na net?”
O aviso também explica que não houve nenhum dano físico ou
psicológico a nenhum dos participantes. Michel e Sven estão gozando de
perfeita saúde!
No mesmo site podemos ver outros vídeos que também fazem parte
da campanha como, por exemplo, da noiva que depois de tanto rodar acaba
caindo em cima de uma mesa – em plena festa de casamento!
Ou esse filme, que mostra um falsos protestos feitos manifestantes que seriam contra a estréia do novo programa:
Conclusão
Vídeo falso! Trata-se de mais uma campanha de marketing que fez muito sucesso na web!
Um site chamado Domus Mortem
mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir
sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou
falso?
Um site perturbador, sem dúvida. Não há nada no site além de uma única página com um vídeo mostrando um gatinho preso em uma jaula. Logo abaixo, um painel de votação com duas opções:
“Salve o gato” e “Mate o gato”
Um relógio marca o tempo restante para o final da votação. Quando
visitamos o site (dia 26 de junho de 2011), o relógio marcava que
faltavam apenas 7 dias para o término do jogo.
Algumas pessoas entraram em contato conosco questionando a veracidade
da página. Será que isso e real? Será que algum criminoso está
realmente colocando a vida de um animal nas mãos dos internautas?
A história é falsa!
A idéia de usar um site para decidir entre vida e morte não é nova! Na ficção, o filme “ Sem Vestígios”
(Untraceable, em inglês), de 2008, um maluco prende suas vítimas e
avisa que quanto mais visitas o site alcançar mais rápido suas presas
morrerão.
Usar um gato como vítima foi uma escolha bem pensada, muita gente
adora gatos! Em 2003, um engraçadinho inventou uma história de que
estaria vendendo gatos presos em garrafas de vidro. Na época a história falsa dos gatos bonsai foi um escândalo que envolveu até o FBI!
O gato na jaula
O blog Johnnypet
mostra que o vídeo é, na verdade, uma série de curtos trechos de vídeos
que se repetem – em loop – dando a impressão de que há um gato
enjaulado 24 horas por dia.
O filme abaixo mostra um resumo de várias horas e prova que há um loop de imagens repetidas.
Algumas horas depois do vídeo acima ter sido publicado no Youtube, o Domus Mortem mudou a filmagem do gato enjaulado, como mostra o print abaixo:
Outros leitores também começaram a investigar o site e encontraram diversas falhas no Domus Mortem. O blog Poison Express
mostrou que o relógio com a contagem regressiva do site não é linear.
Veja no print do Domus Mortem abaixo que no mesmo instante os dois
navegadores mostram tempos diferentes.
Dono do site
O Zeus In Memoriam fez uma simples pesquisa sobre os domínios “domusmortem.com” e “domusmortem.net” e descobriu que eles pertencem à agência “Icons4u & Desing Ltda“. e o responsável técnico pelos domínios se chama Leonardo Sobral. De vez em quando, em seu perfil no twitter, Leonardo comenta sobre o site.
A Icons4u é uma agência especializada em marketing direto e cria campanhas para vários veículos, sobretudo, para a web.
Como o site da Icons4u está em fase de construção, acredito que o
final da campanha da Domus Mortem coincida com a inauguração do próprio
site deles. Um comercial de si mesmos? Pode ser…
Para votar entre salvar ou matar o gato, o internauta precisa se
cadastrar no sistema. O cadastro deverá ser usado no futuro para o envio
de promoções, ofertas, enfim… spam!
No dia 3 de julho o site Domus Mortem teve alguns problemas em seu
contador e, apesar das votações atestarem que a maioria dos internautas
não queria a morte do animal (estou falando do gato!), um vídeo postado
no Youtube mostra que o destino do bichano foi a morte!
O filme – com uma péssima qualidade e sem áudio – não mostra o gato
sendo morto de fato. Alguém entra na sala e coloca o gatinho dentro de
um saco preto e, em determinado momento, o saco sai de cena e retorna.
Esse pode ter sido o momento em que o saco contendo o bichinho foi trocado.
Como foi mencionado em um dos comentários no Youtube, alguém que
supostamente teve o sangue frio de exibir um gato preso em uma jaula não
pensaria duas vezes em mostrar o felino sendo morto. Não se daria o
trabalho de amenizar o ato bizarro com um saco preto! O que acham?
Agora, no dia 3 de julho, o vídeo em loop do gato em uma jaula foi
trocado por um filme (em HD!) em que a vítima dessa vez é uma garota.
Com isso, temos a certeza de que todo essa repercussão em torno desse
site está servindo para divulgar algum novo produto, filme ou marca!
Vamos acompanhar!
Fim do mistério!
De acordo com a matéria publicada pelo ANDA (Agência de Noticias dos Direitos Animais),
a polícia de São Paulo abriu um inquérito policial sob o nº 287/11 na
1ª Delegacia do Meio Ambiente de SP – a pedido do Ministério Público –
para que se apure a apologia à violência contra animais mostrada pelo
site domusmortem.com.
Na mesma matéria publicada hoje no Anda, o técnico cinematográfico
Josmar Bueno Junior, de 38 anos, é o produtor do Domus Mortem e também
sócio-diretor da produtora “Guela Cine Produções”.
Segundo Josmar, em entrevista à ANDA, “a idéia era entreter o
público dentro de uma proposta de dramaturgia ficcional ainda sem um
formato definido. O site na verdade é o produto, mas ainda não sabemos
aonde vamos chegar. Depois dessa repercussão é provável que tentemos
comercializar algo baseado nessa produção”, afirmou o produtor.
Vídeo mostra um banhista sendo atacado por uma baleia enquanto andava tranqüilamente pela praia. Verdadeiro ou Falso?
Começando a circular pela web em abril de 2011, o filme
é bem mais antigo e assusta pela violência. Um rapaz caminha na praia,
acena para o cinegrafista e, logo em seguida em questão de segundos, é
atacado por uma enorme baleia. As cenas são muito fortes!
Se tiver nervos de aço, veja o filme clicando no vídeo abaixo:
Ainda bem
que o vídeo é falso!
Ataques
de baleias contra humanos são raros e alguns filmes que encontramos na internet podem até
ser reais, mas não no caso desse vídeo.
Trata-se de uma propaganda, um comercial de TV de 2008 para uma
rede de supermercados chamada La
Sirena, com várias lojas na República Dominicana.
Em algumas versões do vídeo podemos ler os seguintes dizeres no
final:
“No todos los lápices dan suerte, solo el lápiz de La suerte de La
Sirena”, (Nem todos os lápis dão sorte, só o lápis da sorte de La
Sirena)!
O
tal Lápis da Sorte é um personagem criado pela rede de varejo para divulgar as
campanhas promocionais da empresa. Nessa promoção, o Lápis da Sorte sorteou
vários prêmios como computadores e viagens várias partes do mundo.
Aqui, um video promocional do lápis:
A idéia do video rendeu outras versões de vídeos que também foram
usadas na campanha. No filme abaixo, um jogador de futebol leva uma
descarga de um raio e cai no campo.
Uma propaganda que circula pela web há
alguns anos mostra um carro passeando por uma calma e linda estrada quando, do
nada, aparece um fantasma no centro do vídeo, assustando o internauta.
O vídeo não é novo! Circula pelos e-mails,
blogs e sites por aí desde 2007. Com uma música calma e uma linda paisagem, o filme é (ou aparenta ser) um comercial de um
carro.
De repente, no
momento em que o veículo se esconde atrás de uma curva, um ser assustador
aparece – dando um enorme susto no espectador. Assista abaixo e cuidado com o
coração!
É claro que a maioria das pessoas sacou que se trata de uma montagem.
O vídeo é um comercial, sim! Mas, como foi explicado no blog MedoB, trata-se de uma propaganda para uma bebida energética alemã chamada K-fee.
O comercial faz parte de uma campanha com uma série de outros vídeos
que, igualmente a esse, também dão um baita susto em quem está
assistindo. Veja um resumo dos reclames no vídeo abaixo:
A idéia é
mostrar como a bebida funciona para quem a consome. O coração dispara e o
“usuário” fica “ligadão”.
A campanha foi criada pela agência Jung von Matt, teve a direção
geral de Kai Sehr e o
diretor de fotografia, Bengt Jan Jönsson, conta em seu site que o trabalho
ganhou o prêmio Leão de Prata no Festival
Internacional de propaganda em Cannes.
Screamers
Esse tipo de vídeo em que um “bicho” aparece na tela e, acompanhado
de um enorme grito, assusta quem está assistindo é moda na internet.
Algumas vezes, também recebemos em forma de joguinhos, apresentações de
Power Point e outros. São os chamados “screamers”.
O especialista em vídeos da internet, Capitain Desillusion, mostra que para se criar um bom screamer é preciso:
a) Deixar o espectador bem interessado no que está vendo;
Quem está assistindo deve estar prestando o máximo de atenção em algum ponto da tela.
b) Colocar um grito com o volume mais alto possível;
c) O ser que será usado para assustar deve ser bem feio, bem assustador! Dê sempre preferência para rostos humanos;
O nosso cérebro está programado para reconhecer rostos humanos em
qualquer lugar. Às vezes, enxergamos rostos em imagens que não tem nada a
ver com nada. Como podemos notar na imagem abaixo:
A pareidolia é o nome do fenômeno psicológico onde
o cérebro humano reconhece rostos em cenários onde não existem. No caso da foto
acima, ela foi tirada por uma sonda da superfície de Marte. Note que as sombras
e rochas do local formaram algo muito parecido com o rosto de um humano.
Podem-se encontrar tutoriais na web, ensinando como se faz para
evitar tomar sustos em vídeos de screamer no Youtube como esse, por exemplo.
O Capitain Desillusion explica que, dentre outros truques, uma boa
dica é assistir aos vídeos sem o som. Com isso, o susto já cai pela metade:
Pareidolia em Marte
Mágico serra assistente ao
meio e o que era para ser um truque de mágica acaba terminando em
tragédia! Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?
O vídeo não é novo! Começou a circular em fevereiro de 2011 e já alcançou milhões de visualizações no Youtube. Nele podemos ver um mágico fazendo o clássico número da mulher serrada ao meio. No entanto, algo dá errado e a linda assistente (que também é esposa do mágico) acaba sendo serrada por acidente e morre na frente da platéia.
Se você tem nervos de aço, assista ao vídeo clicando aí:
Caso não consiga visualizar o vídeo acima, clique aqui (é preciso estar logado para assistir): http://www.youtube.com/watch?v=pi2dDNgDR2o
Será que vídeo é verdadeiro ou falso?
Pode ficar tranqüilo, o vídeo é falso!
Em primeiro lugar, o Youtube proíbe vídeos de acidentes com morte de verdade! Pode até ser que um ou outro filme
acabe escapando, mas – como no caso desse suposto acidente – o site de
vídeos já o teria removido devido à quantidade enorme de visualizações e
à repercussão que a cena causou na rede.
Outro detalhe importante a ressaltar é que a equipe de mágica, ao preparar um show, dá imensa atenção aos detalhes que dizem respeito
à segurança! Apesar de um acidente acontecer aqui e ali, todos os
passos do mágico e de seus assistentes são metodicamente ensaiados.
Não há sangue no show! Nem durante o “acidente” e tampouco depois. Uma decapitação causaria muito derramamento de sangue!
Por que o uso da mordaça? Era esperado que a moça iria gritar?
Por que a vítima não reclamou quando a lâmina foi colocada em sua garganta?
Note que aos 1:17 do filme, o mágico passa com a motosserra na
frente da caixa onde do rosto da assistente está à mostra. Nesse
momento pode ter sido feita a troca da cabeça da assistente por uma
falsa. A baixa qualidade da imagem não nos deixa notar se a cabeça mostrada é real ou não.
Não encontramos tal acidente em nenhum outro veículo de comunicação.
Como atualmente a mídia (principalmente, a TV) está cada vez mais
sensacionalista, uma notícia como essa seria um prato cheio para as
manchetes dos programas vespertinos. Não acha?
“1000 EUR za jednu hlavu!” – ou “1000 Euros por cabeça!” em eslovaco.
A frase nos dá uma dica: O vídeo pode ser um viral para divulgar o programa 1000 Ways to Die (1000 Maneiras de Morrer)!
O programa, que estreou em 2008 na TV americana Spike, mostra a cada episódio (em forma de dramatizações e simulações por computador) algumas das mortes mais estranhas e, através de entrevistas com especialistas, tentam comprovar a verdade – com a ajuda da ciência – por trás de cada morte.
Vídeo mostra um incrível show na rua onde um mágico transforma um baralho em um boneco de cartas animado na frente dos espectadores.
Um filme
de apenas um minuto e meio começou a circular pela web em janeiro de
2012 e nele podemos ver um mágico fazendo seu show no meio da rua, ao
que tudo indica, na Times Square, uma das avenidas mais movimentadas e
importantes de Nova Iorque – nos Estados Unidos.
Em determinado momento do vídeo, o mágico pede para um dos espectadores escolher uma carta dentre várias em um baralho. A carta escolhida é devolvida ao ilusionista, que a coloca novamente no monte e, ao jogar o baralho no chão, as cartas espalhadas na calçada começam a se juntar, formando um pequeno boneco animado!
Depois de sair “andando”, o boneco de baralho entrega a carta escolhida ao boquiaberto espectador e se desfaz, voltando a ser novamente apenas um punhado de cartas.
Veja a mágica no vídeo abaixo:
E então, o que você acha? Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?
Começamos a receber esse filme em janeiro de 2012 e ficamos um pouco receosos em tentar descobrir o truque. É muito desagradável ser aquele chato que fica na platéia tentando descobrir os segredos do mágico e indo contar pra todo mundo…
No entanto, essa mágica chamou muita a atenção, pois além do belo efeito causado também nos encantou pela surpresa e ineditismo (pelo menos, nunca tínhamos visto uma mágica igual a essa!). Além do mais, toda a magia foi feita ali, na cara de todo mundo, no meio da rua!
Como por mágica, a pulguinha apareceu [do nada] atrás da orelha do E-farsas.com e resolvemos então pesquisar o que há por trás desse truque.
E quer saber por que vamos revelar o segredo por trás dessa mágica?
Porque o vídeo é falso! Não há mágica nenhuma ali!
O filme, que foi postado no Youtube em novembro de 2011, já tem mais de 3 milhões de visualizações e tem como personagem um mágico de verdade. Dave Cremin é um conhecido mágico nos EUA e pedaços de seu show de rua foram usados pelo animador 3D e designer gráfico Erick Wagner para a realização do curta-metragem.
Com a ajuda de computação gráfica, Erick aproveitou seus 6 anos de experiência no ramo da animação digital para criar o boneco de cartas e conseguiu mesclar sua criação com trechos da apresentação real de Dave Cremin.
O resultado final ficou excelente, pois também foram aproveitadas as expressões de espanto dos espectadores.
Na pagina do curta-metragem, Erick Wagner explica que criou o projeto para mostrar suas habilidades
com criaturas em 3D. Segundo Wagner, “Desde o início, quando o vídeo
foi concebido, [a idéia] era que [o vídeo] se parecesse o mais real
possível, como se alguém que estivesse caminhando pela rua começasse a
gravar um mágico de rua com o seu celular. “.
Erick Wagner conta que o filme, na verdade, foi gravado com duas câmeras Canon 5D Mark II em dois dias separados e a maioria das pessoas vistas no vídeo era platéia de verdade. Além do mágico, apenas três dos espectadores fazia parte da equipe de filmagem.
O vídeo não é novo! Começou a circular em fevereiro de 2011 e já alcançou milhões de visualizações no Youtube. Nele podemos ver um mágico fazendo o clássico número da mulher serrada ao meio. No entanto, algo dá errado e a linda assistente (que também é esposa do mágico) acaba sendo serrada por acidente e morre na frente da platéia.
Se você tem nervos de aço, assista ao vídeo clicando aí:
Será que vídeo é verdadeiro ou falso?
Pode ficar tranqüilo, o vídeo é falso!
Não há sangue no show! Nem durante o “acidente” e tampouco depois. Uma decapitação causaria muito derramamento de sangue!
Por que o uso da mordaça? Era esperado que a moça iria gritar?
Por que a vítima não reclamou quando a lâmina foi colocada em sua garganta?
Possível viral para programa de TV
No final do vídeo, há os dizeres:“1000 EUR za jednu hlavu!” – ou “1000 Euros por cabeça!” em eslovaco.
A frase nos dá uma dica: O vídeo pode ser um viral para divulgar o programa 1000 Ways to Die (1000 Maneiras de Morrer)!
O programa, que estreou em 2008 na TV americana Spike, mostra a cada episódio (em forma de dramatizações e simulações por computador) algumas das mortes mais estranhas e, através de entrevistas com especialistas, tentam comprovar a verdade – com a ajuda da ciência – por trás de cada morte.
Mágica semelhante
Os mágicos Penn e Teller fazem uma mágica semelhante e criam a ilusão de que realmente houve um acidente ao tentarem serrar uma mulher ao meio (as cenas são terríveis, mas igualmente falsas!)Conclusão
O vídeo é falso! Provavelmente seja um viral para a divulgação de um programa de TV.Em determinado momento do vídeo, o mágico pede para um dos espectadores escolher uma carta dentre várias em um baralho. A carta escolhida é devolvida ao ilusionista, que a coloca novamente no monte e, ao jogar o baralho no chão, as cartas espalhadas na calçada começam a se juntar, formando um pequeno boneco animado!
Depois de sair “andando”, o boneco de baralho entrega a carta escolhida ao boquiaberto espectador e se desfaz, voltando a ser novamente apenas um punhado de cartas.
Veja a mágica no vídeo abaixo:
Começamos a receber esse filme em janeiro de 2012 e ficamos um pouco receosos em tentar descobrir o truque. É muito desagradável ser aquele chato que fica na platéia tentando descobrir os segredos do mágico e indo contar pra todo mundo…
No entanto, essa mágica chamou muita a atenção, pois além do belo efeito causado também nos encantou pela surpresa e ineditismo (pelo menos, nunca tínhamos visto uma mágica igual a essa!). Além do mais, toda a magia foi feita ali, na cara de todo mundo, no meio da rua!
Como por mágica, a pulguinha apareceu [do nada] atrás da orelha do E-farsas.com e resolvemos então pesquisar o que há por trás desse truque.
E quer saber por que vamos revelar o segredo por trás dessa mágica?
Porque o vídeo é falso! Não há mágica nenhuma ali!
O filme, que foi postado no Youtube em novembro de 2011, já tem mais de 3 milhões de visualizações e tem como personagem um mágico de verdade. Dave Cremin é um conhecido mágico nos EUA e pedaços de seu show de rua foram usados pelo animador 3D e designer gráfico Erick Wagner
Com a ajuda de computação gráfica, Erick aproveitou seus 6 anos de experiência no ramo da animação digital para criar o boneco de cartas e conseguiu mesclar sua criação com trechos da apresentação real de Dave Cremin.
O resultado final ficou excelente, pois também foram aproveitadas as expressões de espanto dos espectadores.
Na pagina do curta-metragem
Erick Wagner conta que o filme, na verdade, foi gravado com duas câmeras Canon 5D Mark II em dois dias separados e a maioria das pessoas vistas no vídeo era platéia de verdade. Além do mágico, apenas três dos espectadores fazia parte da equipe de filmagem.
Conclusão
Vídeo falso! O boneco foi feito em computação gráfica. O resultado ficou sensacional!
Dois irmãos tentam fazer o
truque da toalha quando um deles esbarra numa estante e morre esmagado.
Será que o vídeo é real? Veja o que descobrimos!
Postado no Youtube em agosto de 2011, o vídeo da duplinha de
irmãos Michel e Sven tentando realizar o truque da toalha (aquele onde
se puxa a toalha da mesa com rapidez suficiente para não se derrubar
nada do que está sobre ela) fez um enorme sucesso na web! Em apenas 3 meses, o acidente já foi visto mais de 9 milhões de vezes!
No vídeo, um dos meninos faz um esforço para puxar o pano e ao fazer o movimento brusco para trás, acaba por derrubar o irmão que com a queda esbarra numa estante e essa, por sua vez, cai por cima do garoto. Tudo leva a crer que o rapazinho azarado tenha se machucado muito (ou até morrido!)
Se você tem nervos de aço, assista ao vídeo abaixo e responda: É verdadeiro ou falso?
Apesar da aparente brutalidade com que o acidente teria ocorrido, nada aconteceu com os 2 alemãezinhos!
Tudo não passou de um golpe publicitário!
Num outro vídeo (também em alemão) o usuário FAKEtheorie fez algumas observações interessantes sobre a atuação dos meninos.
No mesmo site podemos ver outros vídeos que também fazem parte
da campanha como, por exemplo, da noiva que depois de tanto rodar acaba
caindo em cima de uma mesa – em plena festa de casamento!
Ou esse filme, que mostra um falsos protestos feitos manifestantes que seriam contra a estréia do novo programa:
No vídeo, um dos meninos faz um esforço para puxar o pano e ao fazer o movimento brusco para trás, acaba por derrubar o irmão que com a queda esbarra numa estante e essa, por sua vez, cai por cima do garoto. Tudo leva a crer que o rapazinho azarado tenha se machucado muito (ou até morrido!)
Se você tem nervos de aço, assista ao vídeo abaixo e responda: É verdadeiro ou falso?
Tudo não passou de um golpe publicitário!
Num outro vídeo (também em alemão) o usuário FAKEtheorie fez algumas observações interessantes sobre a atuação dos meninos.
- Repare que, aos 8 segundos, o garotinho se posiciona bem atrás do irmão, como se estivesse se preparando para o pior! Alias, para que o infeliz tinha que ficar bem ali?
- O menino é empurrado e cai para trás, com os braços fechados e mãos juntas ao corpo. O “normal” seria cair com os braços abertos – tentando se segurar em algo! Mas, cada um reage de maneira diferente na hora do susto, não é?
- Em câmera lenta dá pra perceber o moleque se joga antes mesmo do irmão sequer encostar nele!
Ainda em dúvida?
Para quem ainda ficou em dúvida se o vídeo é verdadeiro ou falso (e
deve estar morrendo de dó do alemão!), saiba que tudo não passou de um
viral de uma campanha para divulgar a estréia de um programa de
variedades chamado GOP Varietéshow.
A campanha chamada “Stoppt Die Show”, foi feita pela agência Artgerecht para divulgar o novo programa. No hotsite da atração há o seguinte aviso:
“Você acredita em tudo que você vê na net?”
O aviso também explica que não houve nenhum dano físico ou
psicológico a nenhum dos participantes. Michel e Sven estão gozando de
perfeita saúde!Conclusão
Vídeo falso! Trata-se de mais uma campanha de marketing que fez muito sucesso na web!
Um site chamado Domus Mortem
mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir
sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou
falso?
Um site perturbador, sem dúvida. Não há nada no site além de uma única página com um vídeo mostrando um gatinho preso em uma jaula. Logo abaixo, um painel de votação com duas opções:
“Salve o gato” e “Mate o gato”
Um relógio marca o tempo restante para o final da votação. Quando visitamos o site (dia 26 de junho de 2011), o relógio marcava que faltavam apenas 7 dias para o término do jogo.
Algumas pessoas entraram em contato conosco questionando a veracidade da página. Será que isso e real? Será que algum criminoso está realmente colocando a vida de um animal nas mãos dos internautas?
A história é falsa!
A idéia de usar um site para decidir entre vida e morte não é nova! Na ficção, o filme “ Sem Vestígios”
(Untraceable, em inglês), de 2008, um maluco prende suas vítimas e
avisa que quanto mais visitas o site alcançar mais rápido suas presas
morrerão.
Usar um gato como vítima foi uma escolha bem pensada, muita gente
adora gatos! Em 2003, um engraçadinho inventou uma história de que
estaria vendendo gatos presos em garrafas de vidro. Na época a história falsa dos gatos bonsai foi um escândalo que envolveu até o FBI!
O gato na jaula
O blog Johnnypet mostra que o vídeo é, na verdade, uma série de curtos trechos de vídeos que se repetem – em loop – dando a impressão de que há um gato enjaulado 24 horas por dia.
O filme abaixo mostra um resumo de várias horas e prova que há um loop de imagens repetidas.
Algumas horas depois do vídeo acima ter sido publicado no Youtube, o Domus Mortem mudou a filmagem do gato enjaulado, como mostra o print abaixo:
Outros leitores também começaram a investigar o site e encontraram diversas falhas no Domus Mortem. O blog Poison Express mostrou que o relógio com a contagem regressiva do site não é linear. Veja no print do Domus Mortem abaixo que no mesmo instante os dois navegadores mostram tempos diferentes.
Dono do site
O Zeus In Memoriam fez uma simples pesquisa sobre os domínios “domusmortem.com” e “domusmortem.net” e descobriu que eles pertencem à agência “Icons4u & Desing Ltda“. e o responsável técnico pelos domínios se chama Leonardo Sobral. De vez em quando, em seu perfil no twitter, Leonardo comenta sobre o site.
A Icons4u é uma agência especializada em marketing direto e cria campanhas para vários veículos, sobretudo, para a web.
Como o site da Icons4u está em fase de construção, acredito que o final da campanha da Domus Mortem coincida com a inauguração do próprio site deles. Um comercial de si mesmos? Pode ser…
Para votar entre salvar ou matar o gato, o internauta precisa se cadastrar no sistema. O cadastro deverá ser usado no futuro para o envio de promoções, ofertas, enfim… spam!
No dia 3 de julho o site Domus Mortem teve alguns problemas em seu contador e, apesar das votações atestarem que a maioria dos internautas não queria a morte do animal (estou falando do gato!), um vídeo postado no Youtube mostra que o destino do bichano foi a morte!
O filme – com uma péssima qualidade e sem áudio – não mostra o gato sendo morto de fato. Alguém entra na sala e coloca o gatinho dentro de um saco preto e, em determinado momento, o saco sai de cena e retorna.
Esse pode ter sido o momento em que o saco contendo o bichinho foi trocado.
Como foi mencionado em um dos comentários no Youtube, alguém que supostamente teve o sangue frio de exibir um gato preso em uma jaula não pensaria duas vezes em mostrar o felino sendo morto. Não se daria o trabalho de amenizar o ato bizarro com um saco preto! O que acham?
Agora, no dia 3 de julho, o vídeo em loop do gato em uma jaula foi trocado por um filme (em HD!) em que a vítima dessa vez é uma garota.
Com isso, temos a certeza de que todo essa repercussão em torno desse site está servindo para divulgar algum novo produto, filme ou marca!
Vamos acompanhar!
De acordo com a matéria publicada pelo ANDA (Agência de Noticias dos Direitos Animais),
a polícia de São Paulo abriu um inquérito policial sob o nº 287/11 na
1ª Delegacia do Meio Ambiente de SP – a pedido do Ministério Público –
para que se apure a apologia à violência contra animais mostrada pelo
site domusmortem.com.
Na mesma matéria publicada hoje no Anda, o técnico cinematográfico Josmar Bueno Junior, de 38 anos, é o produtor do Domus Mortem e também sócio-diretor da produtora “Guela Cine Produções”.
Segundo Josmar, em entrevista à ANDA, “a idéia era entreter o público dentro de uma proposta de dramaturgia ficcional ainda sem um formato definido. O site na verdade é o produto, mas ainda não sabemos aonde vamos chegar. Depois dessa repercussão é provável que tentemos comercializar algo baseado nessa produção”, afirmou o produtor.
O vídeo não é novo! Circula pelos e-mails,
blogs e sites por aí desde 2007. Com uma música calma e uma linda paisagem, o filme é (ou aparenta ser) um comercial de um
carro.
É claro que a maioria das pessoas sacou que se trata de uma montagem.
O vídeo é um comercial, sim! Mas, como foi explicado no blog MedoB, trata-se de uma propaganda para uma bebida energética alemã chamada K-fee.
O comercial faz parte de uma campanha com uma série de outros vídeos
que, igualmente a esse, também dão um baita susto em quem está
assistindo. Veja um resumo dos reclames no vídeo abaixo:
O especialista em vídeos da internet, Capitain Desillusion, mostra que para se criar um bom screamer é preciso:
a) Deixar o espectador bem interessado no que está vendo;
Quem está assistindo deve estar prestando o máximo de atenção em algum ponto da tela.
b) Colocar um grito com o volume mais alto possível;
c) O ser que será usado para assustar deve ser bem feio, bem assustador! Dê sempre preferência para rostos humanos;
O nosso cérebro está programado para reconhecer rostos humanos em qualquer lugar. Às vezes, enxergamos rostos em imagens que não tem nada a ver com nada. Como podemos notar na imagem abaixo:
Pareidolia em Marte
“Salve o gato” e “Mate o gato”
Um relógio marca o tempo restante para o final da votação. Quando visitamos o site (dia 26 de junho de 2011), o relógio marcava que faltavam apenas 7 dias para o término do jogo.
Algumas pessoas entraram em contato conosco questionando a veracidade da página. Será que isso e real? Será que algum criminoso está realmente colocando a vida de um animal nas mãos dos internautas?
A história é falsa!
O gato na jaula
O blog Johnnypet mostra que o vídeo é, na verdade, uma série de curtos trechos de vídeos que se repetem – em loop – dando a impressão de que há um gato enjaulado 24 horas por dia.
O filme abaixo mostra um resumo de várias horas e prova que há um loop de imagens repetidas.
Outros leitores também começaram a investigar o site e encontraram diversas falhas no Domus Mortem. O blog Poison Express mostrou que o relógio com a contagem regressiva do site não é linear. Veja no print do Domus Mortem abaixo que no mesmo instante os dois navegadores mostram tempos diferentes.
Dono do site
O Zeus In Memoriam fez uma simples pesquisa sobre os domínios “domusmortem.com” e “domusmortem.net” e descobriu que eles pertencem à agência “Icons4u & Desing Ltda
A Icons4u é uma agência especializada em marketing direto e cria campanhas para vários veículos, sobretudo, para a web.
Como o site da Icons4u está em fase de construção, acredito que o final da campanha da Domus Mortem coincida com a inauguração do próprio site deles. Um comercial de si mesmos? Pode ser…
Para votar entre salvar ou matar o gato, o internauta precisa se cadastrar no sistema. O cadastro deverá ser usado no futuro para o envio de promoções, ofertas, enfim… spam!
No dia 3 de julho o site Domus Mortem teve alguns problemas em seu contador e, apesar das votações atestarem que a maioria dos internautas não queria a morte do animal (estou falando do gato!), um vídeo postado no Youtube mostra que o destino do bichano foi a morte!
O filme – com uma péssima qualidade e sem áudio – não mostra o gato sendo morto de fato. Alguém entra na sala e coloca o gatinho dentro de um saco preto e, em determinado momento, o saco sai de cena e retorna.
Esse pode ter sido o momento em que o saco contendo o bichinho foi trocado.
Como foi mencionado em um dos comentários no Youtube, alguém que supostamente teve o sangue frio de exibir um gato preso em uma jaula não pensaria duas vezes em mostrar o felino sendo morto. Não se daria o trabalho de amenizar o ato bizarro com um saco preto! O que acham?
Agora, no dia 3 de julho, o vídeo em loop do gato em uma jaula foi trocado por um filme (em HD!) em que a vítima dessa vez é uma garota.
Com isso, temos a certeza de que todo essa repercussão em torno desse site está servindo para divulgar algum novo produto, filme ou marca!
Vamos acompanhar!
Fim do mistério!
Na mesma matéria publicada hoje no Anda, o técnico cinematográfico Josmar Bueno Junior, de 38 anos, é o produtor do Domus Mortem e também sócio-diretor da produtora “Guela Cine Produções”.
Segundo Josmar, em entrevista à ANDA, “a idéia era entreter o público dentro de uma proposta de dramaturgia ficcional ainda sem um formato definido. O site na verdade é o produto, mas ainda não sabemos aonde vamos chegar. Depois dessa repercussão é provável que tentemos comercializar algo baseado nessa produção”, afirmou o produtor.
Vídeo mostra um banhista sendo atacado por uma baleia enquanto andava tranqüilamente pela praia. Verdadeiro ou Falso?
Começando a circular pela web em abril de 2011, o filme
é bem mais antigo e assusta pela violência. Um rapaz caminha na praia,
acena para o cinegrafista e, logo em seguida em questão de segundos, é
atacado por uma enorme baleia. As cenas são muito fortes!
Se tiver nervos de aço, veja o filme clicando no vídeo abaixo:
Ataques
de baleias contra humanos são raros e alguns filmes que encontramos na internet podem até
ser reais, mas não no caso desse vídeo.
O
tal Lápis da Sorte é um personagem criado pela rede de varejo para divulgar as
campanhas promocionais da empresa. Nessa promoção, o Lápis da Sorte sorteou
vários prêmios como computadores e viagens várias partes do mundo.
Aqui, um video promocional do lápis:
A idéia do video rendeu outras versões de vídeos que também foram
usadas na campanha. No filme abaixo, um jogador de futebol leva uma
descarga de um raio e cai no campo.
Se tiver nervos de aço, veja o filme clicando no vídeo abaixo:
Ainda bem
que o vídeo é falso!
Trata-se de uma propaganda, um comercial de TV de 2008 para uma
rede de supermercados chamada La
Sirena, com várias lojas na República Dominicana.
Em algumas versões do vídeo podemos ler os seguintes dizeres no
final:
“No todos los lápices dan suerte, solo el lápiz de La suerte de La
Sirena”, (Nem todos os lápis dão sorte, só o lápis da sorte de La
Sirena)!
Uma propaganda que circula pela web há
alguns anos mostra um carro passeando por uma calma e linda estrada quando, do
nada, aparece um fantasma no centro do vídeo, assustando o internauta.
De repente, no
momento em que o veículo se esconde atrás de uma curva, um ser assustador
aparece – dando um enorme susto no espectador. Assista abaixo e cuidado com o
coração!
É claro que a maioria das pessoas sacou que se trata de uma montagem.
O vídeo é um comercial, sim! Mas, como foi explicado no blog MedoB, trata-se de uma propaganda para uma bebida energética alemã chamada K-fee.
A idéia é
mostrar como a bebida funciona para quem a consome. O coração dispara e o
“usuário” fica “ligadão”.
A campanha foi criada pela agência Jung von Matt, teve a direção
geral de Kai Sehr e o
diretor de fotografia, Bengt Jan Jönsson, conta em seu site que o trabalho
ganhou o prêmio Leão de Prata no Festival
Internacional de propaganda em Cannes.
Screamers
Esse tipo de vídeo em que um “bicho” aparece na tela e, acompanhado de um enorme grito, assusta quem está assistindo é moda na internet. Algumas vezes, também recebemos em forma de joguinhos, apresentações de Power Point e outros. São os chamados “screamers”.O especialista em vídeos da internet, Capitain Desillusion, mostra que para se criar um bom screamer é preciso:
Quem está assistindo deve estar prestando o máximo de atenção em algum ponto da tela.
b) Colocar um grito com o volume mais alto possível;
c) O ser que será usado para assustar deve ser bem feio, bem assustador! Dê sempre preferência para rostos humanos;
O nosso cérebro está programado para reconhecer rostos humanos em qualquer lugar. Às vezes, enxergamos rostos em imagens que não tem nada a ver com nada. Como podemos notar na imagem abaixo:
A pareidolia é o nome do fenômeno psicológico onde
o cérebro humano reconhece rostos em cenários onde não existem. No caso da foto
acima, ela foi tirada por uma sonda da superfície de Marte. Note que as sombras
e rochas do local formaram algo muito parecido com o rosto de um humano.
Podem-se encontrar tutoriais na web, ensinando como se faz para
evitar tomar sustos em vídeos de screamer no Youtube como esse, por exemplo.
O Capitain Desillusion explica que, dentre outros truques, uma boa
dica é assistir aos vídeos sem o som. Com isso, o susto já cai pela metade:
Pareidolia em Marte