Blog

Blog

27 de jun. de 2012

Trailers de filmes de terror!...



Histórias do Cinema – Filmes de Terror

Olá, a todos os fãs de filmes de terror que querem conhecer detalhes da história deste incrível gênero. Tentarei abordar vários aspectos e acontecimentos, mas obviamente alguns ficarão de fora. Se você não gosta de filmes de terror e está interessado sobre a história, seja bem-vindo, e espero que mude seu conceito sobre este gênero.

Antes de começar, deixo bem claro que esse é um post sobre a história do gênero, então procurarei enfatizar os fatos, subgêneros e filmes marcantes, e não opinar sobre qual é melhor que o outro. Se quiser saber sobre o que acho sobre cada um, confira o “Especial - 200 Filmes de Terror”.

Se quiser saber sobre algum filme que foi citado, basta clicar no nome de cada um. Todos os citados no post terão estes links.

Como Surgiu?

(Imagem do filme "O gabinete do Dr. Caligari")

Houve o movimento “Expressionismo Alemão”, que teve seu auge na década de 1920. Procuravam se expressar de como viam o mundo, principalmente depois da 1a Guerra Mundial. Entre 1919 e 1920, um dos marcos deste movimento foi lançado, o filme “O Gabinete do Dr. Caligari”, considerado o primeiro filme de terror de todos os tempos!

Vampiros, lobisomens, monstros, zumbis, bruxas, espíritos são algumas marcas registradas do gênero. Cerca de 2 anos depois de “O Gabinete do Dr. Caligari”, um dos maiores clássicos da história do cinema e um dos pioneiros dos filmes de vampiros, “Nosferatu” de 1922, chegou aos cinemas. Também foi um dos principais nomes do expressionismo.

(Personagens: Drácula & Frankenstein)

Década de 30, mais precisamente em 1931, foram lançados dois filmes que estejam facilmente entre os mais importantes e que até hoje são lembrados, “Drácula” e “Frankenstein”. A partir daí, houve um início de um “novo terror”. Diferentemente do terror alemão mudo à base de trilhas sonoras e cenas abstratas na década de 20, agora já haviam falas, os famosos "gritos" e o início do monopólio dos Estados Unidos.

Marketing

Marketing, não é algo atual em filmes de terror. Cada geração teve seu marketing, seja bem feito ou não, causaram efeitos. Seja em “A Bruxa de Blair” em 1999, em que o uso do “baseado em fatos reais” não passou de um marketing que deu muito certo como nenhum outro conseguiu anteriormente; ou em inovações recentes que foi o caso do filme espanhol REC” em 2007, em que o vídeo de divulgação, foi uma filmagem da reação do público assistindo na pré-estreia.

(Vídeo de divulgação do filme "REC")

Em ambos, “Drácula” e “Frankenstein”, utilizaram um recurso no início de seus filmes para “assustar” os espectadores, com pedidos para que as pessoas se retirassem da sala caso o contrário poderiam ficar horrorizadas com o que estava por vir.

(Primeira cena do filme "Frankenstein")

O que é terror?

Terror é o que te assusta? O que deixa você com medo? O que deixa com receio que algo aconteça com você na noite em que vai dormir? Cada um tem sua definição sobre o gênero e posso garantir que todas estão certas.

Tudo depende da geração em que foi lançado. Quando assistimos filmes de antigamente podemos rir, achar malfeito, entre outras coisas. Mas provavelmente será a mesma coisa se você se assustar bastante com um filme de 2012 e passar para um adolescente na década de 2030.

Veja o exemplo dos filmes: “Monstros” de 1932, e “A Noite dos Mortos-Vivos de 1968. Houve rumores que pessoas passaram mal e algumas chegaram a vomitar enquanto assistiam.

(Cena do filme "Monstros")

Monstros apelou em mostrar o bizarro, e não em criaturas fictícias, e sim nos próprios seres humanos, em que boa parte do elenco tinha realmente alguma deficiência física, e mostrar os "defeitos" de maneira repugnante causou um choque na época.

(Trailer do filme "A Noite dos Mortos-Vivos")

A Noite dos Mortos-Vivos” foi um dos primeiros filmes de zumbi a utilizar o tão famoso “canibalismo” o que contribuiu para as pessoas passarem mal. O primeiro filme de zumbis foi “Zumbi Branco" de 1932, mas apenas os rituais de vudu eram pregados, e que não fez muito sucesso. Algo semelhante a quase todos de zumbis da década de 30.

Uso da Comédia

Se você não gosta de filmes de terror atuais que utilizam a “comédia” como parte da obra, saiba que antes mesmo de o gênero terror se firmar no mundo, já havia o uso de cenas cômicas. O primeiro a mostrar bem isto foi A Noiva de Frankenstein” em 1935.

Década de 40 também explorou a comédia, fato que pode ser notável em clássicos como " O Lobisomem" de 1941, e “Na Solidão da Noite” em 1945. Até que chegamos ao ano de 1959, e que a partir daí, surgiu um dos maiores subgêneros da história. Podemos dizer que “A Casa dos Maus Espíritos” inaugurou o subgênero “Trash”.

(Trailer do filme "A Casa dos Maus Espíritos")

Trash


(Imagem do filme "A Casa dos Maus Espíritos")

Se existem inúmeras dificuldades de compreender o que é terror, imagina entender o subgênero “Trash”. Podem ser considerados “Trash” filmes de baixo custo, que utiliza o humor negro (talvez seja o mais válido), e ainda existe a famosa frase “Trash é algo tão ruim, que acaba ficando bom”. Vale ressaltar que a maioria dos subgêneros de filmes de terror são considerados de baixo custo, então essa definição não é o suficiente para definir alguma coisa. Então o uso do humor negro é valido. Mais filmes Trash serão vistos mais adiante quando chegarmos à Década de 80.

Suspense


(Cena do filme "Psicose")

Chegamos enfim, a uma das décadas mais relevantes do gênero em que a comédia “cessou” e deu espaços para o clímax de suspense. “Psicose” em 1960, “O Bebê de Rosemary” e “A Hora do Lobo” ambos de 1968, são alguns responsáveis por marcarem esta década com este gênero. Não vou prolongar o assunto “suspense”, pois em breve teremos um post exclusivo deles, mas por mais que haja inúmeras diferenças, Suspense e Terror sempre andarão juntos. Vezes mais, vezes menos.

(Imagem do filme "O Bebê de Rosemary")

Terror Nacional

Terror nacional teve seu auge na década de 1960, com o nosso ícone, José Mojica, conhecido por todos como “Zé-do-Caixão”. Fez inúmeros filmes polêmicos para a época, entre seus mais conhecidos estão: “A Meia-Noite Levarei Sua Alma” de 1964 e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” de 1967.

(Imagem do filme "A Meia-Noite Levarei Sua Alma")

O cenário brasileiro é fraco nesta área tanto na estrutura quanto na ajuda de patrocínios e cabe aos diretores atuais continuarem trabalhando e tentar achar seus espaços e aumenta-los com o tempo. Alguns exemplos atuais que tiveram maiores reconhecimentos foram "A Capital dos Mortos" e "Mangue Negro", ambos de 2008.

Oscar

Em 1973, posso afirmar que o mundo do cinema parou. “O Exorcista" foi um dos mais chocantes de todos os tempos. Não entra em questão se você gostou ou não, e sim da importância que ele trouxe ao cinema e o pânico que causou.

(Trailer do filme "O Exorcista")

A academia do “Oscar” o indicou ao prêmio de melhor filme do ano, infelizmente não levou o prêmio. Foi simplesmente a primeira vez que um filme de terror chegou a este ponto. Além disso, recebeu ao todo 10 indicações. A academia sempre mostrou desprezo pelo gênero, mas há obviamente exceções de filmes que também receberam inúmeras indicações ao Oscar, o já mencionado “Psicose” e o clássico “Drácula de Bram Stoker” de 1992.

Exploitation & Grindhouse Movies


(Parte de um documentário sobre o subgênero"Exploitation")

Tanto o subgênero “Exploitation Movies” quanto Grindhouse Movies”, são filmes de baixo custo, considerados “Filmes B”. Algumas diferenças entre ambos são: No Exploitation, há um uso considerável da violência explícita, no Grindhouse temos um enfoque maior ao conteúdo mais erótico e um gênero mais voltado à ação e comédia. Além do fato de na maioria das vezes, terem apenas mulheres no elenco principal.

  
(Capas dos filmes: "Faster, Pussycat! Kill! Kill!" e "Aniversário Macabro")

Os auges dos gêneros foram nas décadas de 1960 e 1970. Algumas marcas destes gêneros foram “Faster, Pussycat! Kill! Kill!” de 1965, “Aniversário Macabro” de 1972, e “Eles a Chamam de Caolha” de 1973. O brilho desses gêneros foi grande no cinema underground, mas sendo quase sempre poucos lucrativos.

Slasher

Talvez o mais querido de todos e o mais conhecido. O nome “slasher” pode parecer muito estranho já que é um termo pouco falado. Mas é basicamente filmes de "serial-killer" que sai matando inúmeras pessoas aleatoriamente.

(Trailer do filme "O Massacre da Serra Elétrica")

Um dos pioneiros da fama do slasher é obviamente o clássico “O Massacre da Serra Elétrica” de 1974, com o vilão "Leatherface". Ao final da década de 70, mais um ícone surgiria, Michael Myers em “Halloween - A Noite do Terror” de 1978.

(Imagem do filme "Halloween - A Noite do Terror")

Do mesmo jeito que formou-se uma “parceria” entre “Grindhouse Exploitation”, surgiu algo semelhante entre o “Slasher” e o “Trash”, em boa parte da década de 80.

Década de 80

Década de 80 foi revolucionária no gênero, lucrativa, polêmica e altamente bizarra. O que hoje muitos ficam incomodados com a quantidade de remakes (refilmagens) criados atualmente, na década de 80 o “pior” para mim era a quantidade de sequências existentes. “Halloween”, “Sexta-Feira 13”, “A Hora do Pesadelo”, “Hellraiser” tiveram inúmeras sequências, chegando até 9 sequências em alguns casos contando até hoje.

(Personagens vilões: Freddy Krueger & Jason Voohrees

Quando digo que foi lucrativa, não é algo generalizado, mas filmes como a franquia “Evil Dead” que iniciou-se em 1981, de baixíssimo custo tiveram uma repercussão impressionante. Já clássicos como “O Iluminado” de 1980, haviam investimentos surpreendentes, no caso deste filme, foi o primeiro (não só de terror, mas no cinema geral) a utilizar o Blue-Ray.

(Trailer do filme "A Hora do Pesadelo")

Por que a década de 80 foi tão falada? Simplesmente a maioria dos vilões que você conhece começou nesta década. Jason Voorhees do eterno “Sexta-Feira 13”, o sarcástico Freddy Krueger de “ A Hora do Pesadelo” do diretor Wes Craven. São ícones tanto do Slasher quanto do Trash, principalmente o Krueger que sempre antes de matar, usava seu humor negro que dava mais medo às suas vítimas. Por mais que seja bem recente, podemos colocar também na lista dos slashers famosos, o “Jigsaw” de "Jogos Mortais".

(Imagem do filme "A Volta dos Mortos-Vivos")

Para fãs de Zumbis e Lobisomens, a década de 80 é um prato cheio, antes de citar alguns tenho que relembrar o “Despertar dos Mortos” de 1978, que antecede esta década, mas já dava um sinal do que estava por vir. Se você gosta de filmes como “Zumbilândia”, “Todo Mundo Quase Morto” e “Resident Evil” que tal voltar o tempo e conferir clássicos de zumbis da década de 80, como as franquias “A Volta dos Mortos-Vivos” e “Re-Animator”?

   
(Imagem do filme "Um Lobisomem Americano em Londres" e capa do filme "Grito de Horror")

Em relação aos lobisomens, simplesmente temos os 2 mais importantes, mais do que o próprio “O Lobisomem” de 1941. São os clássicos: “Um Lobisomem Americano em Londres” e “Grito de Horror", ambos de 1981.

Gore & Snuff

Filmes “Gore” tenham talvez os fãs mais fieis, mas em contraponto, a maior rejeição junto com “Snuff Movies”. “Gore” são os que contém sangue explícito em exagero e mortes por muitas vezes perturbadoras. Talvez o mais importante de todos seja a franquia “Hellraiser”, que temos o vilão Pin Head. Também temos clássicos da bruxaria do diretor Dario Argento, como “Suspiria” de 1977.

(Trailer do filme "Hellraiser: Renascido do Inferno")

Já o Snuff Movies, é algo de certa forma repugnante por ser considerado filmes em que pessoas e/ou animais morrem de verdade. Uma das poucas exceções, que assisti e gostei foi “Holocausto Canibal”, mas de maneira alguma sou a favor de matar qualquer tipo de ser vivo apenas para deixar mais chocante ou algo do tipo. No próprio "Holocausto Canibal" há rumores que inúmeros animais foram mortos de verdade.

(Trailer do filme "Holocausto Canibal")

Vale como curiosidade que na década de 80 era comum filmes de canibalismo disputarem entre si, qual era o mais violento. Se eu pudesse dar os prêmios, daria para: “Holocausto Canibal” e “Cannibal Ferox (1981)”.

Teen

Década de 90, os vampiros voltaram ao seu auge com estes dois clássicos: “Drácula de Bram Stoker” de 1992, e “Entrevista com o Vampiro” de 1994. Estiveram um pouco “apagados” nas décadas de 70 e 80 com poucos filmes notáveis.

(Imagem do filme "Pânico")

Entrevista com o Vampiro” foi um grande marco comercial e há algumas discussões se é ou não teen, mas sendo ou não, foi a partir de 1996, com o lançamento do filme “Pânico” que o “Terror Teen” chegou ao auge. “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” segue a mesma linha, tentando agradar jovens, adolescentes e até mesmo pré-adolescentes.

(Trailer do filme "Jogos Mortais")

Premonicao” de 2000, “O Chamado” de 2002 e “Atividade Paranormal” de 2007, foram os auges dá década de 2000, no assunto terror teen. Vale ressaltar também “O Grito” de 2004, que também obteve um enorme sucesso. “Jogos Mortais” é um filme slasher que fez tanto sucesso, mas tanto, que nem estranharia vê-lo, sendo considerado como terror teen, por mais que eu não considere.

(Pôster do filme "Atividade Paranormal")

Os remakes também fazem parte desta nova geração, quase sempre você ouvirá que está lançando um remake de um filme. Era interessante a ideia, mas com o tempo percebemos que muitas distribuidores necessitam de dinheiro e em vez de arriscar em histórias novas, lança uma refilmagem de franquias famosas.

Década de 2010 começou a pouco tempo, mas admito que não começou bem, mas ainda acredito que teremos ótimos filmes de terror nessa década, mas também sei que até lá, inúmeros filmes lamentáveis estarão no cinema e pior, com salas lotadas.

Conclusão

Agradeço a todos vocês que chegaram até aqui, já que o texto foi bem extenso, mas creio que não passou nem de 10% do que poderia ter dito sobre o gênero. Busquei apontar tudo de importante, e admito ter deixado inúmeros filmes bons de fora. Mas todos eles foram citados indiretamente em um dos tópicos. Garanto fazer mais posts do tipo com os diretores do gênero, e também da literatura de terror que nem pude pensar em citar senão esse post não terminaria nunca, de tanto que eu gosto deles.

O Grito (2004)



O Grito (The Grudge, 2004).
Direção: Takashi Shimizu.
Roteiro: Stephen Susco.

Gênero: Terror.
Origem: Alemanha/Estados Unidos/Japão.
Duração: 96 minutos.



Sinopse: Karen é estudante de serviço social e vai morar com seu namorado em Tóquio. Ela fica encarregada de cuidar de uma velha senhora americana que mora numa casa tradicionalmente japonesa. Chegando lá, percebe que existe algo estranho no lugar.



Atividade Paranormal (2007)





Atividade Paranormal (Paranormal Activity, 2007).
Direção: Oren Peli.
Roteiro: Oren Peli.
Gênero: Terror.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 86 minutos.

Sinopse: Katie é perseguida por um espírito, e com ajuda de Mika, seu marido, vão tentar resolver esse problema.



O Chamado (2002)


O Chamado (The Ring, 2002).
Direção: Gore Verbinski.
Roteiro: Kôji Suzuki, Ehren Kruger.
Gênero: Terror.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 115 minutos.




Sinopse: Rachel Keller é uma repórter que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha. Ela assiste a uma fita amaldiçoada, que possivelmente teria uma ligação não só com esse caso, mas com diversas outras mortes repentinas.



Comentário: Um dos maiores sucessos do gênero de todos os tempos, assustando muita gente quando lançado, e hoje tem uma aparência apenas comercial, o que é um equívoco, já que o filme é muito mais do que isso. Um filme excelente, e uma ótima refilmagem do filme "Ringu", produzido no Japão.



Premonição (2000)


Premonição (Final Destination, 2000).
Direção: James Wong.
Roteiro: Jeffrey Reddick, Glen Morgan, James Wong.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 98 minutos.



Sinopse: Um grupo de jovens iria viajar de avião, até que um deles tem uma visão de que o avião iria explodir na decolagem.


Comentário: Início do século foi simplesmente tomado pelo filme "Premonição", quando o assunto era filmes de terror. Não é a toa que a bilheteria foi altíssima. Um filme inovador e deu início a um franquia já um pouco degastada.



Eu sei que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)



Eu sei que Vocês Fizeram no Verão Passado (I Know What You Did Last Summer, 1997).
Direção: Jim Gillespie.
Roteiro: Kevin Williamson.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 100 minutos.



Sinopse: Em uma pequena cidade, quatro adolescentes matam um desconhecido. Com medo das consequências deste acidente, decidem se livrar do corpo e o jogam no mar. Ambos tomam rumos diferentes para suas vidas. Um ano depois eles se reencontram na mesma cidade e uma delas recebe a carta "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado".


Comentário: Alguns atores que são famosos hoje em dia em filmes de outros gêneros começaram sua carreira em filmes de terror (quase sempre teen). Não me agradou muito este filme, mas não há como negar que é um dos mais famosos filmes de terror da década de 90.



Pânico (1996)

Pânico (Scream, 1996).
Direção: Wes Craven.
Roteiro: Kevin Williamson.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 111 minutos.




Sinopse: Um novo serial killer está imitando famosos assassinos do cinema e matando jovens como nos filmes, criando trabalho para a polícia local e assustando os estudantes do colégios da cidade. Pânico marcou o renascimento do sub-gênero terror adolescente, abrindo uma nova onda de filmes do estilo.



Comentário: Um dos filmes que marca a década de 1990, e deixa no auge o chamado "terror teen", junto com "Eu Sei o que Vocês fizeram no Verão Passado".



Entrevista com o Vampiro (1994)

 
Entrevista com o Vampiro (Interview with the vampire, 1994).
Direção: Neil Jordan.
Roteiro: Anne Rice.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 123 minutos.




Sinopse: Um vampiro do século XVIII dá uma entrevista a um jornalista de nosso tempo, contando como foi mordido pelo lendário Lestat e todo o caminho que percorreu até estar ali.



Comentário: Conforme já dito, um dos melhores filmes de vampiros já feitos. Com um roteiro invejável da excelente escritora e roteirista Anne Rice.



Cannibal Ferox (1981)


Cannibal Ferox (Cannibal Ferox, 1981).
Direção: Umberto Lenzi.
Roteiro: Umberto Lenzi.
Origem: Itália.
Duração: 93 minutos.

Sinopse: Antropóloga viaja, junto com dois amigos, até a selva amazônica com o objetivo de provar a não existência de tribos indígenas canibais. Enquanto entram na mata a procura da tribo encontram dois americanos que dizem estar fujindo da tal tribo e que os nativos os teriam torturado. Resolvem voltar a tribo mas ao chegar descobre-se que a história real é bem diferente da contada pelos dois amigos e quem os índios não estão nada felizes com isso.



Comentário: Virou automaticamente um rival do filme "Holocausto Canibal", mas não chegou e nem teve o mesmo impacto.



Suspiria (1977)


Suspiria (Suspiria, 1977).
Direção: Dario Argento.
Roteiro: Dario Argento, Daria Nicolodi.
Origem: Itália
Duração: 98 minutos.

Sinopse: Uma novata em uma elegante academia de balé percebe, aos poucos, que a escola é na verdade uma fachada para um mundo sinistro e bizarro, cujo objetivo é promover caos e destruição.


Comentário: Estou entre os maiores fãs deste filme, e nem irei falar muito, pois seria uma página completa no blog. Jogo de luzes e cores e cenas assustadoras e perturbadoras faz destes filmes uma obra prima do cinema. Sem poder deixar de fora, a perfeita trilha sonora, produzida pela banda Goblin.


Curiosidades:  - Foi indicado para dois Saturn Awards: Melhor Atriz Coadjuvante em 1978 e Melhor DVD de um Clássico em 2002;

- A revista Empire classifica o filme na posição 45 dos 100 Melhores Filmes do Cinema Mundial;
- A inspiração para o filme veio de uma história que a avó de Daria Nicolodi costumava contar. Segundo a senhora, ela havia fugido de uma escola de balé na Alemanha por ter descoberto que o local abrigava bruxas.

- Segundo Jessica Harper, o som era raramente gravado no set porque o filme seria dublado para outras línguas posteriormente. Outro fator que impunha essa regra era a língua natal dos diversos atores e atrizes, que por vezes falavam apenas italiano ou alemão.



Grito de Horror (1981)


Grito de Horror (The Howling, 1981).
Direção: Joe Dante.
Roteiro: John Sayles, Terence H. Winkless.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 91 minutos.

Sinopse: Após ser atacada por um assassino, Karen White, uma famosa apresentadora de TV, descansa numa casa de campo para esquecer o trauma. Aparentemente a população da cidade a recebe com carinho, mas quando chega o crepúsculo a floresta guarda um segredo que ninguém gosta de comentar. Uivos, ruídos estranhos e histórias mal contadas vão sendo descobertos até a revelação final.



Comentário: Como já dito no filme anterior, Grito de Horror está facilmente entre os melhores filmes de lobisomens de todos os tempos, e é um filme que arrisca mais, apostando no bizarro e na violência.



Um Lobisomem Americano em Londres (1981)


Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981).
Direção: John Landis.
Roteiro: John Landis.
Origem: Estados Unidos/Reino Unido.
Duração: 97 minutos.

Sinopse: Dois jovens turistas americanos, David Kessler e Jack partem numa excursão de 3 meses pela Europa. Ao passearem pela solitária zona rural da Inglaterra, cruzam com alguns habitantes locais que lhes dão alguns conselhos arrepiantes: mantenham-se na estrada e afastem-se dos pântanos e cuidado com a lua.


Comentário: Melhor filme de lobisomem da história (alguns fãs de filmes de lobisomens preferem "Grito de Horror", que também é excelente). Ps: A melhor transformação de lobisomem que eu já vi foi neste filme.



Re-Animator: A Hora do Mortos-Vivos (1985)


Re-Animator: A Hora do Mortos-Vivos (Re-Animator, 1985).
Direção: Stuart Gordon.
Roteiro: H.P. Lovecraft.
Gênero: Comédia/Terror.
Origem: Estados Unidos.
Duração: 86 minutos.


Sinopse: Hebert West é um estudante da faculdade de medicina que descobre um reagente capaz de reanimar seres mortos. Junto com seu companheiro, Dan Kain, necessitam de mais corpos para suas experiências bizarras.


Comentário: Um filme de zumbis completamente diferente, fugindo um pouco da mesmice do gênero.