Blog

Blog

8 de set. de 2012

Os 40 anos de uma tragédia



Há 40 anos o mundo assistia chocado a um dos momentos mais marcantes do esporte em todos os tempos. Terroristas palestinos do grupo Setembro Negro invadiram a Vila Olímpica em Munique, durante as Olimpíadas de 1972, e fizeram membros da delegação de Israel como reféns. Durante horas os palestinos mantiveram os atletas sob a mira de suas armas e negociaram com a polícia alemã. Porém, esse drama terminou de maneira trágica.
Após a invasão os terroristas exigiram que Israel libertasse alguns presos políticos e ameaçou matar todos os atletas caso as exigências não fossem cumpridas. O governo israelense não aceitou negociar com o Setembro Negro e a polícia alemã tentou entrar no prédio, mas não obteve sucesso. O COI (Comitê Olímpico Internacional) mostrou toda a sua insensibilidade ao fato, pois interrompeu os Jogos Olímpicos apenas depois de muitas críticas e pedidos internacionais.

Membro do Setembro Negro na sacada de prédio na Vila Olímpica - Crédito: Kurt Strumpf/AP
Veio então o erro fatal na negociação da polícia com os criminosos. Os policiais alemães tentaram fazer uma emboscada no aeroporto de Fürstenfeldbruck, onde estava o suposto avião que o grupo pediu para fugir ao Oriente Médio. Na pista estava estacionado um Boeing com agentes disfarçados. Além disso, atiradores de elite estavam posicionados para matar os terroristas que perceberam a ação e começaram um tiroteio. Nesse cenário de guerra eles explodem um helicóptero e metralham os reféns com brutalidade. O saldo dessa ação: 11 atletas israelenses mortos e três terroristas presos.
Depois desta ação Israel caçou outros membros do grupo terrorista de maneira implacável, como pode ser visto no filme “Munique”. A segurança em Jogos Olímpicos foi super reforçada e desde então nenhum atentado destas características aconteceu. Durante as Olimpíadas de Londres este ano, o COI não quis fazer homenagens aos atletas mortos para não causar problemas com países árabes. Esse foi um dos momentos mais tristes e perversos do esporte e jamais será esquecido. Uma brutalidade dessas poderia ter acontecido em qualquer ocasião, mas nunca imaginamos que aconteceria no mundo esportivo. Justamente no esporte, que muitas vezes une os diferentes e aproxima os rivais. Nós amantes do esporte não queremos nunca mais ver cenas como a de Munique-1972 novamente. Nunca mais!
Assista abaixo ao trailer do filme Munique, de Steven Spielberg:

     Atentado Olimpíada de Munique 1972


      

     1972 Munich Olympics Massacre of Israeli Atheletes

    

     O 5 de "Setembro Negro" dos Jogos Olímpicos de 1972

     

     Massacre de Munique 1972

     

     Londres presta homenagem às vítimas do Massacre de 1972 em Munique