cuidados-mae-amamentacao
Um grande problema enfrentado pelas mulheres é a amamentação, hora em que algumas mulheres sofrem pois o aleitamento é muito importante tanto para o bebê como para a mãe. Para a mãe, porque diminui o risco de câncer de ovário e de mama e também a osteoporose, já para o bebê faz com que ele seja mais resistente a doenças como diabetes, doenças respiratórias e também ajuda no desenvolvimento geral da criança. Por estes e outros motivos é preciso que a mãe tenha vários cuidados na hora da amamentação.


Para que a mãe consiga amamentar sem problemas é preciso desmitificar alguns fatos como por exemplo, quando a mãe não tem confiança em si própria e isso não tem porque, pois todo bebê e sua mamãe encontram o jeito certo de fazê-lo sem traumas. Outro fator importante é não amamentar com o bebê com sono pois só assim ele consegue pegar a mama da maneira correta para que não aconteçam problemas na mama.
A mãe que amamenta tem que tirar esse horário somente para ela e o bebê, prestando muita atenção ao filho, fortalecendo o vínculo mãe e filho e também não tem que se prender a horários, se o bebê quiser ofereça a mama. Quando o bebê não pega corretamente a mama, também podem ocorrer problemas como fissuras o que prejudica o aleitamento e também deixar o bebê com a cabeça torta o que causa incômodos para ele, não se pode também apertar a cabeça do bebê contra a mama, onde corre-se o risco de sufocamento do recém-nascido.


Existem muitos erros que as mães cometem na hora da amamentação que acabam abandonando o aleitamento antes do tempo. Mas o pior deles é achar que o leite é fraco, não existe este problema, se a mulher tiver uma boa alimentação, o leite terá todos os nutrientes que a criança necessita, na dúvida procure um médico de confiança que ele pode ajudar respondendo muitas perguntas que são verdadeiros mitos.