Blog

Blog

10 de jun. de 2011

Dengue mata!...Proteja-se!


Proteja-se do
mosquito da dengue


A dengue é uma das mais importantes viroses (doenças causadas por vírus). Nos países de clima tropical, as condições do meio-ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, seu principal transmissor.
Causador e transmissor: O causador da dengue é um vírus, mas seus transmissores - chamados tecnicamente de vetores - são mosquitos do gênero aedes, popularmente conhecidos como pernilongo da dengue. Este inseto tem algumas características que podem facilitar seu reconhecimento: - É escuro e rajado de branco; - É menor que um pernilongo comum; - Pica durante o dia; - Desenvolve-se em água parada e limpa;
 Transmissão / Sintomas / Tratamento / Evitar / Em piscinas  Dicas

Transmissão

A transmissão da doença ocorre a partir da picada da fêmea do mosquito. De 8 a 12 dias após ter sugado sangue de pessoa contaminada, o mosquito está apto a transmitir a doença. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções para uma pessoa sadia, nem através da água ou alimento. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Período de incubação varia de 3 a 15 dias após a picada pelo mosquito, sendo, em média, de 5 a 6 dias.

Sintomas

Os sintomas da dengue são: - Dor de cabeça e nos olhos; - Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus); - Dor nos músculos e nas juntas; - Manchas avermelhadas por todo o corpo; - Falta de apetite; - Fraqueza; - Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Tratamento

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, sempre com indicação do médico. Para quem já teve dengue uma vez, o cuidado deve ser redobrado. Em uma segunda contaminação, as chances são maiores de a doença evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser mortal. A pessoa com dengue não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como por exemplo, aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Eles podem facilitar o sangramento. Como a doença causa muita dor no corpo, em geral, as pessoas procuram analgésicos. É importante para o doente evitar antiinflamatórios, pois facilitam o sangramento.

Evitar

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como: - Garrafas; - Pneus; - Pratos de vasos de plantas e xaxim; - Bacias; - Copinhos descartáveis e Também não se esqueça de tapar: - Caixas d'água; - Cisternas; - Tambores; - Poços; - Outros depósitos de água.

Em Piscinas

Não abandonar a piscina sem tratamento químico. - Acertar o pH entre 7,2 e 7,6. - Manter o residual de cloro livre entre 1 e 3 ppm. - Em piscinas de chácaras ou praias onde o uso é maior nos finais de semana, e que possivelmente fique sem acompanhamento durante a semana, usar cloradores flutuantes com pastilhas de cloro e se possivel cobrir com capas de proteção. - É de responsabilidade dos proprietários manter o tratamento químico / físico em piscinas de Imóveis para alugar ou vender. Evitando assim que estas piscinas se transforme em criadouros.

Dicas

Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue; - Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos; - Limpe calhas e lajes das casas; - Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana; - Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado; - Fure latas e pneus; - Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.