Blog

Blog

25 de jun. de 2011

Os mistérios da mente



A complexidade do cérebro e dos órgãos que atuam juntamente com eles é de tal monta que seriam precisos livros e tratados para descrevê-lo adequadamente. De qualquer forma, é interessante notar que essa, relativamente, pequena região do corpo não apenas controla todo o organismo humano como também permite realizar funções particularmente intrigantes, como pensar e sentir, as quais, em sua totalidade, caracterizam, ou melhor, individualizam este fantástico, singular e particularmente belo fenômeno: a vida humana.
Vejamos então alguns mistérios da mente:
Consciência
nulo
Quando você acorda de manhã, você pode perceber que o Sol está alto, ouço alguns pássaros cantando, e talvez até mesmo sentir um lampejo de felicidade como o ar fresco da manhã bate no seu rosto. Em outras palavras, você está consciente. Este tema complexo tem atormentado a comunidade científica desde a antiguidade. Só recentemente os neurocientistas considerarão um tema de pesquisa a consciência realista.O maior mistério neste campo tem sido o de explicar como os processos no cérebro dão origem a experiências subjetivas. Até agora, os cientistas conseguiram desenvolver uma grande lista de perguntas .
Criogenia
nulo
Viver para sempre pode não ser uma realidade. Mas um campo pioneiro chamado criogenia poderia dar a algumas pessoas duas vidas. Centros de Criogenia como  a Fundação Alcor Life Extension, no Arizona, onde corpos são armazenados em cubas cheias de nitrogênio líquido a temperaturas de gelar os ossos de menos 320 graus Célsius (78 graus Kelvin). A idéia é que uma pessoa que morre de uma doença incurável atualmente pode ser descongelado e ressuscitado no futuro, quando a cura for encontrado. O corpo do falecido Ted Williams, a lenda do beisebol, é armazenado em um dos freezers da Alcor.Como os  outros seres humanos, Williams é posicionado de cabeça para baixo.Dessa forma, se alguma vez houve um vazamento no tanque, o cérebro ficaria submersa no líquido frio. Nenhum dos corpos criopreservados foi revivido, pois a tecnologia não existe. Por um lado, se o corpo não é descongelado a temperatura exata, as células da pessoa poderia transformar em gelo e explodir em pedaços.
Mistério Mortal
Mistério Mortal
Viver para sempre é apenas para Hollywood. Mas por que os seres humanos envelhecem? Você nasceu com uma caixa de ferramentas robusta cheia de mecanismos de combate à doenças e lesões. Mas à medida que envelhecemos, os mecanismos de reparo do organismo fica fora de forma. Com efeito, a sua resistência a danos físicos e diminui o estresse. Teorias por que as pessoas envelhecem podem ser divididas em duas categorias: 1) Como outras características humanas, o envelhecimento poderia ser apenas uma parte da genética humana e é algo benéfico. 2) Na visão menos otimista, o envelhecimento não tem nenhum propósito e resultados de danos celulares que ocorre ao longo da vida de uma pessoa. Um punhado de pesquisadores, no entanto, pensam que a ciência acabará por retardar o envelhecimento, pelo menos, tempo suficiente para dobrar a expectativa de vida .
Natureza
nulo
Na longa batalha se os nossos pensamentos e personalidades são controladas por genes ou o ambiente, os cientistas estão a construção de um corpo de evidência convincente de que poderia ser um ou ambos! A capacidade de estudo individual dos genes aponta para muitos traços humanos, dos quais  temos pouco controle, mas em muitos reinos, a pressão dos colegas ou a educação tem se mostrado forte influência de quem somos e o que fazemos.
Quebra-cabeças
nulo
O riso é um dos menos compreendidos dos comportamento humano. Os cientistas descobriram que durante uma boa risada três partes do cérebro são ativadas: um parte pensante que ajuda você a entender a piada, uma área de movimento que conta os seus músculos para mover, e uma região emocional que provoca a sensação de “tontura”. Mas continua a ser desconhecida por que uma pessoa ri das piadas tolas do seu irmão enquanto outro ri enquanto assisti a um filme de terror. John Morreall, que é um pioneiro da pesquisa de  humor no College of William and Mary, descobriu que o riso é uma resposta às incongruências  - histórias que desobedecem expectativas convencionais. ” Uma coisa é clara: O riso faz-nos sentir melhor .
Memoria
nulo
Algumas experiências são difíceis de esquecer, como talvez seu primeiro beijo. Mas como é que uma pessoa prende esses filmes pessoais? Utilizando técnicas de imagens cerebrais, os cientistas começam a desvendar os mecanismos responsáveis ??por criar e armazenar memórias . Eles estão descobrindo que o hipocampo, dentro da matéria cinzenta do cérebro, poderia atuar como uma caixa de memória. Mas essa área de armazenamento não é tão discriminatória. Acontece que ambas verdadeiras e falsas memórias ativam regiões cerebrais semelhantes. Para retirar a memória real, alguns pesquisadores perguntam um assunto para lembrar a memória no contexto, algo que é muito mais difícil quando o evento não chegou a ocorrer.
Controle da Missão
nulo
Residente no hipotálamo do cérebro, o núcleo supraquiasmático, ou relógio biológico , os programas do corpo seguem um ritmo de 24 horas. O efeito mais evidente do ritmo circadiano é o ciclo vigília-sono, mas o relógio biológico também afeta a digestão, temperatura corporal, pressão arterial e produção hormonal. Pesquisadores descobriram que a intensidade da luz pode ajustar o relógio para a frente ou para trás, regulando o hormônio de  melatonina. O mais recente debate se é ou não suplemento de melatonina pode ajudar a evitar a sonolência, dores sentimento que  começa em diferentes fusos horários.
Sentimentos Phantom
nulo
Estima-se que cerca de 80 por cento das sensações de  experiências de amputação, incluindo o calor, coceira, pressão e dor , vindas do membro perdido. As pessoas que vivenciam esse fenômeno, conhecido como “membro fantasma”, sensações como se o membro perdido fizesse ainda parte de seus corpos. Uma das explicações diz que a área onde os nervos do membro amputado criar novas conexões com a medula espinhal e continuar a enviar sinais para o cérebro como se o membro perdido ainda estava lá. Outra possibilidade é que o cérebro passa a operar como se o corpo ainda fosse totalmente intacto – o que significa o cérebro possui um plano do corpo com todas as peças em anexo.
sono
nulo
Estamos falando de fechar de olhos, tão crucial que nós gastamos mais de um quarto de nossas vidas nisso. No entanto, as razões subjacentes para dormir permanecer como enigmática como um sonho incoerente. Uma coisa os cientistas sabem: O sono é crucial para a sobrevivência em mamíferos. Insônia prolongada pode levar a alterações de humor, alucinações, e em casos extremos, a morte.Existem dois estados de sono o – não-movimento rápido dos olhos (NREM), durante o qual o cérebro apresenta atividade metabólica baixa, e movimentos rápidos dos olhos (REM), durante o qual o cérebro está muito ativo. Alguns cientistas acreditam que o sono NREM dá a seu corpo uma pausa, e por sua vez, conserva a energia, semelhante à hibernação .O sono REM pode ajudar a organizar as lembranças. No entanto, esta ideia não é comprovada, e os sonhos durante o sono REM nem sempre se correlacionam com as memórias.
De que os sonhos são feitos ?
nulo
Se você fosse perguntar a 10 pessoas que os sonhos são feitos, você provavelmente terá 10 respostas diferentes. Isso porque os cientistas ainda estão a desvendar este mistério. Uma possibilidade: é o exercício do cérebro, estimulando o tráfico de sinapses entre as células cerebrais. Outra teoria é que as pessoas sonham sobre as tarefas e as emoções que eles não cuidam durante o dia, e que o processo pode ajudar a solidificar pensamentos e memórias. Em geral, os cientistas concordam que o sonho acontece durante o sono mais profundo, chamado 




Rapid Eye Movement (REM).




Adaptado de livescience