Blog

Blog

20 de jul. de 2011

7 invenções que provavelmente você não sabia que existia!



1 - Pneus auto-infláveis


Uma das coisas que mais aborrece um motorista é ter um pneu furado durante uma viagem ou no meio de um trânsito. Uma empresa da República Tcheca já resolveu isso, a Coda Development desenvolveu um pneu auto-inflável.
Por intermédio de um aparelho chamado de "bomba peristáltica", o ar que passa pela roda enquanto o carro está em movimento é direcionado para dentro do pneu através de tubo e válvulas. Basicamente, o ar é sugado de fora pra dentro do pneu, o ar é puxado para dentro do pneu até que ele atinja a sua pressão ideal. Então, uma válvula de gestão pára a entrada do ar fora e permite a circulação no interior entre o pneu e a câmara de tubo.
Veja abaixo uma demonstração:


2 - Capas de invisibilidade


Sim, seus sonhos estão se tornando realidade, se você é fã de Harry Potter ou jogador de "Dungeons and Dragons", certamente já sonhou em um dia ter uma "capa mágica" que lhe deixe invisível. Impossível isso no mundo real?
Creio que não, a ciência tem boas notícias pra você, as capas de invisibilidade já são uma realidade.
Claro, a tecnologia ainda está em desenvolvimento e está longe de proporcionar uma invisibilidade digna de te deixar imperceptível.
A primeira geração de capas de invisibilidade é um trabalho em andamento. Elas enganam o olho desviando a luz de um objeto, assim como a água que percorre um riacho com pedras. Dependendo da distância do observador, o objeto simplesmente parece não estar lá. Essa, pelo menos, é a ideia. Até agora, poucas capas de invisibilidade trabalham com luz visível, e escondem apenas objetos pequenos, como clipes de papel, em luz polarizada.
A segunda geração de capas demonstrada pelo grupo de Fridman trabalha de forma diferente. Em vez de desviar a luz do objeto, elas criam um ponto cego no tempo, durante o qual um evento pode acontecer sem ser notado.
A perspectiva teórica de uma capa que atue no espaço e no tempo foi apresentada por Martin McCall e Kinsler Paul, do Imperial College, em Londres, num artigo publicado no início deste ano. Os físicos explicaram que quando a luz atravessa um material, como uma lente, as ondas de luz ficam mais lentas. Mas é possível criar uma lente que divide a luz em dois: a metade - os comprimentos de onda mais curtos - acelera, enquanto que a outra metade - os comprimentos de onda mais longos - fica mais lenta. Isso abre um espaço no qual um evento pode ser escondido, já que metade da luz chega antes que ele tenha acontecido, e a outra metade, depois de se concretizar.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia
3 - Biônica


Biônica é um termo que se refere ao fluxo de idéias da biologia à engenharia e vice-versa. Assim, há dois pontos de vista ligeiramente diferentes a respeito do significado da palavra. Na medicina, Biônica significa a substituição ou aperfeiçoamento de órgãos ou outras partes do corpo por versões mecânicas. Implantes biônicos diferem de meras próteses imitando a função original muito de perto, ou até mesmo superando-a. Na tecnologia, Biônica refere-se ao desenvolvimento de tecnologias específicas que imitam adaptação biológica ao meio ambiente. Os exemplos incluem um casco de navios que imita a pele grossa de um golfinho, ou sonar, radar, ultra-sonografia e medicina imitando a ecolocalização dos morcegos. Isso é feito? Sim. Esta tecnologia tem estado em desenvolvimento por alguns anos e, enquanto ainda nos estágios iniciais, já produziu muitos dispositivos. Exemplos de biônica tecnológicos incluem refletores velcro e olho de gato. Exemplos de biônica médicas incluem corações artificiais e implantes cocleares.
4 - Gloss que mostra quando as mulheres estão afim de sexo



Uma empresa da California chamada TOO Faced lançou no ano passado um gloss chamado "Mood Swing Emotionally Activated Lip Gloss". Esse gloss reage com a química do seu corpo, as cores mudam de acordo com seu estado emocional. Se você está excitada, afim de algo mais quente, seus lábios revelarão isso.
5 - Neutralizador supersônico de furacões


A cada ano, furacões ou tufões causam bilhões de dólares em danos e um grande número de fatalidades. Seria extremamente significativo se nós pudéssemos encontrar uma maneira eficaz de reduzir o poder destrutivo dessas tempestades.
Segundo o Dr. Arkadii Leonov, professor da Universidade de Akron em Ohio, os fluxos de ar que produzem esse prodigioso poder de destruição são surpreendentemente delicados.
Dr. Leonov e seus colegas dizem que bastaria colocar dois caças supersônicos F4 voando em círculos concêntricos em torno do olho de um furacão que acalmaria a tempestade.
A idéia é que a onda de choque sônico aumentaria dramaticamente a pressão de ar no olho do furacão, interrompendo o fluxo ascendente de ar quente que o "abastece".
6 - Smell-o-Vision - A TV/Computador com cheiro


Cientistas estão desenvolvendo um aparelho que libera surpreendentes aromas para combinar com as imagens na tela da televisão ou do computador. O dispositivo estilo Smell-O-Vision irá enviar um delicioso cheiro quando um chef fizer e servir um prato na televisão. Ele vai liberar o cheiro de algodão doce quando alguém assistir a um vídeo caseiro de um parque de diversões. A técnica utiliza impressoras para pulverizar pequenas quantidades de perfume ao invés de tinta. Dr. Kenichi Okada, da Universidade de Keio, de Tóquio, disse à New Scientist : "Nós estamos usando a capacidade da impressora jato de tinta para ejetar pulsos minúsculos de material para conseguir um controle preciso." Impressoras jato de tinta funcionam quando um pulso de corrente aquece uma bobina de fios e cria uma bolha que força uma pequena quantidade de tinta por um tubo para uma página em alta velocidade. Vai emitir o cheiro do mar quando alguém olha para as suas férias em um computador. O gadget é uma criação de pesquisadores japoneses que adaptaram uma impressora jato de tinta comum para liberar doses precisas de perfume. Embora a invenção ainda esteja em estágios iniciais, seus criadores acreditam que ela pode revolucionar a forma como vemos televisão ou desfrutamos de imagens antigas.
7 - Lentes de contato para diabéticos que mudam de cor alertando os níveis de glicose



Diabéticos poderão ser capazes de usar lentes de contato que continuamente alertarão para as variações nos níveis de glicose mudando as cores - substituindo a necessidade de tirar sangue rotineiramente durante todo o dia. A tecnologia não-invasiva utiliza nanopartículas extremamente pequenas embutidos nas lentes de hidrogel.
Estas nanopartículas reagem com moléculas de glicose encontrado em lágrimas, causando uma reação química que muda sua cor.
Essas tecnologias têm vastas aplicações potenciais para além dispositivos biomédicos, incluindo embalagens de alimentos. Por exemplo, filmes de nanocompósitos podem impedir a deterioração dos alimentos, impedindo o oxigênio, dióxido de carbono e umidade de alcançar carnes frescas e outros alimentos, ou medindo contaminação patogênica, outras podem tornar cada vez mais embalagens biodegradáveis.
Encontrei noticias recentes de novas lentes de contato inteligentes, Leais mais aqui

Adaptado de smashinglists.com
Outras fontes:
msnbc.msn.com
newscientist.com
poly-eng.uakron.edu