Blog

Blog

19 de jul. de 2011

Academia: os erros que você não pode cometer na hora do treino


Quase todo mundo já entendeu como é difícil ter uma vida realmente saudável sem praticar exercícios. Mas só se matricular numa academia pode não só não resolver o problema, como trazer ainda outros.
Para ajudar você a não cometer erros comuns na hora de malhar, o TenhoDito selecionou dicas fundamentais para ler antes do treino. Confira!

Academia: os erros que você não pode cometer na hora do treino


Tente não ver a atividade como obrigação

Curtir o momento do exercício é fundamental para ter motivação e vontade de ir cada vez mais longe. Quem já chega desanimado à academia pode ter dificuldade pra manter a disciplina nos treinos. Se esse é o seu caso, talvez seja hora de procurar uma atividade que combina mais com você.

Academia: os erros que você não pode cometer na hora do treino


Procure não se distrair enquanto malha

Conversar é ótimo, mas não numa academia ou na hora da aula. Quem perde muito tempo conversando pode chegar ao final do tempo que reservou para a academia sem ter feito quase nada. Isso faz com que a atividade não traga resultados e pode trazer frustração. O melhor é se concentrar no que tem que fazer e deixaro bate-papo para o fim da programação.

Academia: os erros que você não pode cometer na hora do treino


Respeite a sua condição física

Um dos maiores erros de quem está começando uma atividade física é querer resultados rápidos e se esforçar além do que pode para atingi-los. Especialistas apontam que o resultado nunca é instantâneo e, por isso, mais importante do que passar 4 horas na academia é conseguir manter o treino.


Não deixe para se exercitar só aos fins de semana

Jogar bola no fim de semana e dar aquela corridinha depois de uma semana toda de ócio podem até parecer atividades inofensivas. Mas os riscos de lesão entre as pessoas que praticam atividade só aos fins de semana é grande, pois eles não têm preparo cardiovascular suficiente. Para quem não costuma de mexer, o ideal é começar uma atividade pelos menos duas vezes por semana, sem exagerar no tempo que não deve passar de uma hora.

Academia: os erros que você não pode cometer na hora do treino

Fazer atividade aeróbica apenas como aquecimento é outro erro

Muitas pessoas acham que pouco tempo de atividade aeróbica já faz efeito e acabam fazendo apenas dez minutinhos do exercício, como se ele fosse um aquecimento. Mas o ideal é fazer no mínimo 30 minutos de corrida, bicicleta, ou outra atividade aeróbica, tentanto intensificar o ritmo do treino com o passar do tempo.

Isotônicos não substituem a água

Os isotônicos repõe os eletrólitos (sódio, potássio) e devem ser consumidos por atletas que têm grandes perdas de água, principalmente quando a atividade envolve corridas ao ar livre e no calor. Para o restante das pessoas, o ideal é beber só água antes, durante e depois da atividade física para melhorar a hidratação e o desempenho.

Academia: os erros que você não pode cometer na hora do treino
Não use roupas nem acessórios inapropriados
Para alcançar seus objetivos é importante deixar o corpo em boas condições de praticar a atividade que você escolheu. Bolhas, calos, assaduras ou até danos mais graves podem aparecer caso você não preste atenção nas roupas e assessórios que vai usar para malhar.

Mudar muito de objetivo traz prejuízo

Se você traçou uma meta viável, tente não mudar de ideia só porque ficou sabendo de uma técnica maravilhosa e quer testá-la. Manter o foco e a disciplina é fundamental para chegar aonde você quer. É claro que, se for o caso, é possível melhorar o objetivo e fazer ajustes. Com o tempo, você vai entender o que funciona e o que não funciona pra você.

Academia: os erros que você não pode cometer na hora do treino


Procure orientação de um profissional

A presença de um profissional pode não só evitar leões mas, principalmente, evitar que você caia em armadilhas e realize esforços além da medida ou desnecessariamente. Treinar sem a informação adequada pode causar problemas graves de saúde e, em casos extremos, até impedir você de continuar treinando.

[Fonte: Minha Vida]