Blog

Blog

17 de jul. de 2011

Alto-falantes revestidos com concreto pesam 55 kg



Alto-falantes de concreto
O designer israelense Shmuel Linski desenvolveu um belo par de alto-falantes com estrutura externa feita de concreto, com peso de 55 quilos, e formato que lembra um telefone. Para muitos, a peça está mais próxima de ser um elemento para integrar ambientes como bibliotecas e museus, para avisos sonoros ou narrações de conteúdos em exposições.

Shmuel é apaixonado pelas construções com concreto, e seu primeiro experimento com esse tipo de material foi quando ele construiu uma canoa. Desde então, ele está focado no conceito de utilizar a textura do concreto nos produtos domésticos tradicionais, no lugar do plástico e da madeira. No ano passado, enquanto ele ainda era um estudante na Faculdade de Engenharia e Design de Shenkar, ele construiu uma elegante máquina de café com peças Lavazza e estrutura externa de concreto.

Agora, ele desenvolve esse belo par de alto-falantes usando este material como revestimento, com uma forma que é incomum, porém simples: um alto-falante na parte superior, conectado por um tubo de 38 polegadas de comprimento a uma porta de graves na parte inferior.

Segundo Shmuel, “as pessoas se deparam com o concreto nas residências como um material ‘escondido’, coberto por camadas de gesso e tinta. No meu trabalho, eu tento oferecer, além de uma grande estética, motivos práticos para a utilização do concreto como material principal para um produto.” Porém, há um motivo bem plausível para que o concreto não é utilizado em equipamento de som.

O material é duro, e distorce a qualidade de som reproduzida. Para tentar resolver isso, ao invés de construir um produto com algum tipo de campo acústico, o designer moldou o alto-falante em forma de chifre que, segundo Shumel, transforma o som e compensa a rigidez do material. Porém, Linski admite que ainda não atingiu a qualidade de som ideal para sua proposta.


Fonte: TechTudo