Blog

Blog

16 de jul. de 2011

Conheça 20 celebridades

Na Verdade dá tudo na mesma ser Vegano ou Vegetariano, mas fiz uma breve pesquisa para mostrar pra vocês o que é isso realmente.
Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.
Trata-se de uma corruptela da palavra “vegetarian”, em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. Em português se consideram as três primeiras e as três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo – fem. vegana).
Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.
Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher escrava para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação.
Enfim, veja abaixo 20 Celebridades que aderiram a essa filosofia de vida:
Tobey Maguire
Tobey Maguire, que vive o Homem-Aranha nos cinemas, adotou o estilo de vida vegano em 2009.
Natalie Portman
Natalie Portman é vegana, mas acabou deixando a dieta de lado na gestação de seu primeiro filho, que ainda não nasceu. “Estava ouvindo o meu corpo pedir ovos e laticínios. Sei que há pessoas que conseguem se manter vegan, mas acho que você tem que tomar cuidado.”
Olivia Wilde
A atriz americana Olivia Wilde, a médica Remy da série House M.D., lançou seu próprio site para promover o estilo de vida vegano ao qual aderiu.
Jared Leto
O vocalista Jared Leto e o resto da banda 30 Seconds To Mars são veganos. “Bem, houve um tempo em que costumávamos sacrificar cabras, mas depois nos tornamos veganos, então temos sacrificado tofu antes dos shows.”
Joaquin Phoenix
Joaquin Phoenix, do longa Johnny & June, nasceu em Porto Rico e é vegano desde criança. No início da carreira, ofereceram ao ator e cantor muitos comerciais de carne e leite, mas ele os recusou. É um dos embaixadores da PETA.
Emily Deschanel
A atriz Emily Deschanel, do seriado Bones e irmã da atriz Zooey Deschanel, é vegana. “David Boreanaz (do seriado Bones) costumava fazer graça por eu ser vegana. Mas eu comecei a dar comida vegana a ele e ele amou. Agora, ele tenta comer comida vegetariana um dia por semana.”
Jamie Hince
O namorado de Kate Moss, Jamie Hince, da banda The Kills, é vegano. Recentemente, foi dito que Kate tem cozinhado para ele comidas veganas. “Kate ama estar na cozinha desde que sua filha, Lila Grace, deu a ela um novo livro de culinária”, disse uma fonte aos repórteres.
Bryan Adams
O cantor Bryan Adams participa das organizações Green Peace e PETA. “Eu fiz uma decisão consciente de não fazer parte do ciclo de matar animais porque não posso ver a razão de apoiar o Greenpeace e então comer peixe.”
Thom Yorke
O vocalista da banda Radiohead, Thom Yorke, se tornou vegano por causa de uma mulher. “Queria impressioná-la e fingi ser vegetariano há tempos. Imediatamente, comecei a me sentir muito melhor, mais saudável. Estava preocupado, assim como muitas pessoas, sobre não ter todas as coisas que preciso na sua dieta e, então, ficar doente, mas o oposto aconteceu comigo.”
Petra Nemcova
A modelo tcheca Petra Nemcova deixou de lado carne e produtos derivados de animais em 2007, depois de aprender sobre o rápido esgotamento dos estoques de peixe do planeta.
Alicia Silverstone
Alicia Silverstone disse que se sentiu melhor do que nunca depois de se tornar vegana há 11 anos. “Perdi o peso que queria, minhas unhas ficaram mais fortes e minha pele começou a brilhar.”
Ellen DeGeneres
A apresentadora americana Ellen DeGeneres se tornou vegana porque amava muito os animais, assim como sua mulher, Portia De Rossi. “O benefício é perda de peso. Para ela mais que para mim. O corpo dela respondeu a isso muito bem. Nós estamos muito felizes”, disse Ellen.
Anne Hathaway
A vegetariana Anne Hathaway disse que, para modelar a sua personagem Rainha Branca, de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, visualizou uma “pacifista vegana punk rock” e inspirou-se em Blondie, Greta Garbo e Dan Flavin.
Bill Clinton
O ex-presidente americano Bill Clinton foi nomeado Personalidade 2010 pela organização de defesa dos direitos dos animais PETA, por se tornar vegano e promover os benefícios dessa alimentação.
Alanis Morissette
A cantora e compositora Alanis Morissette trocou de dieta para perder peso e se sente mais feliz. “Estou de volta ao que eu nasci para ser, no meu melhor. Eu me sinto muito viva. Eu não tenho mais dores e minhas alergias se foram”, disse em 2009.
Fernanda Lima
Fernanda Lima é vegetariana e disse em 2008 que só dava comida orgânica para os filhos gêmeos para evitar agrotóxicos. Ainda acrescentou que eles não serão obrigados a ser vegetarianos como ela.
Daniele Suzuki
Daniele Suzuki decidiu se tornar vegetariana após assistir ao documentário Terráqueos, sobre maltrato aos animais.
Patrycia Travassos
A apresentadora e atriz Patrycia Travassos disse que se tornou vegetariana aos 7 anos, pois tinha horror de saber que estava comendo um bicho.
Lea Michele
A atriz americana Lea Michele, do seriado Glee, se tornou vegana pelos benefícios à saúde e também pelos animais. “É bom para o corpo e o planeta. Acho que é muito mais divertido descobrir coisas no menu que são boas para mim.” Lea foi premiada pela organização ligada aos direitos dos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) em 2010, já que participou de uma campanha contra o uso de carroças movidas a cavalos em Nova York, Estados Unidos.

Fonte: Saúde Terra


Cartola mágica