Blog

Blog

13 de jul. de 2011

Sobre minhas similaridades com o jumento!... (cordel)



 Sobre minhas similaridades com o jumento


  
Padre Vieira dizia
Que o Jumento é nosso irmão
Eu concordo plenamente
Pois não falou sem razão
Só que um irmão explorado,
Sofrido e desrespeitado
Mesmo empuxando o sertão.
 
Ele não tem ambição,
Não inveja nem cobiça,
É feliz com o que possui
E jamais foge da liça,
Atrás dos maus nunca segue,
Não acha a paz que persegue
E é vitima da injustiça.
 
A maldade não atiça,
E o destino não rejeita,
Faz sem buscar recompensa,
O bem, e jamais enjeita,
Amizade, se lhe dão
E a quem lhe estende a mão
Calorosamente aceita.
 
Por isto não é desfeita
Ser no jegue retratado,
Dá-me até um certo orgulho,
Como ele ser comparado,
Pois tenho muita energia
E trabalho noite e dia
Apesar de aposentado.
 
Como ele, determinado
Não desisto facilmente,
Levo uma carga pesada,
Sou pobre e vivo doente
Mas tenho a cabeça dura
Coisa alguma me segura,
Se morrer, caio pra frente.
 
Por isto vivo contente
Apesar da barrocheira,
Se morrer, não vou pro céu,
Não farei esta besteira,
Também não vou pro inferno
Prefiro o labor eterno
Vagando com Zé Limeira.
 


Mestre Egídio