Blog

Blog

21 de jul. de 2011

Tecnologia: de roupa invisível a construções que voam, conheça inovações inacreditáveis


A família Jetsons nem imaginava, mas em pleno 2011 as inovações tecnológicas já são capazes de reproduzir boa parte daqueles cenários cheios de aparelhos tecnológicos e cidades incríveis.
Algumas delas prometem, inclusive, alterar a forma como nós vivemos hoje e até a paisagem das grandes cidades. Confira!

01) TELAS FLEXÍVEIS
Tecnologia: de roupa invisível a construções que voam, conheça inovações inacreditáveis

Começamos devagar, mas isso não quer dizer que esse seja um invento de menor porte. Dobrar e desenrolar um monitor vai ser possível graças à tecnologia OLED, que consegue exibir imagens de alta qualidade em superfícies com apenas 0,1 mm de espessura.
Claro que algo tão fino não poderia ser totalmente rígido, né?!


02) CARROS SEM MOTORISTAS


Outra novidade que deixou muita gente boquiaberta, mas ainda estamos na fase de aquecimento. Carros sem motorista já vêm sendo testados com sucesso desde 2010 nos Estados Unidos, veja uma amostra nesse vídeo:

Os veículos rodaram mais de 1,5 mil km sem nenhuma intervenção humana e cerca de 230 mil km com eventuais participações do motorista. Essa última distância é suficiente para dar quase cinco voltas em torno do raio da Terra.
Todo esse percurso foi feito de maneira segura, graças a um software de inteligência artificial capaz de detectar toda a área em volta do carro e copiar as decisões feitas por um ser humano. Quem tem medo de dirigir não perde nada em esperar…

03) CONSTRUÇÕES QUE VOAM


Opa! Agora já começamos a aumentar o nível de surpresa. Direto da Austrália, uma nova tecnologia que promete revolucionar o fluxo aéreo. Um balão gigantesco, em formato de disco, foi projetado para transportar até 150 toneladas de uma vez só — o peso suportado seria capaz de mover mansões, hospitais, estátuas ou até uma centena de carros.

Inflado com hélio (mesmo composto usado em dirigíveis), o objeto tem 150 metros de circunferência trefega a até 83 km/h, com autonomia para cruzar até 2 mil km — o que equivale a mais ou menos uma viagem entre São Paulo e Salvador.

04) EDIFÍCIOS DE 1 km DE ALTURA
Tecnologia: de roupa invisível a construções que voam, conheça inovações inacreditáveis


No começo de 2011, na cidade de Dubai, foi inaugurado o edifício Burj Khalifa. O gigante de 828 m de altura ganhou o posto de estrutura mais alta já construída pelo homem, ao mesmo tempo em que também impressionou pela rapidez com que foi erguido: apenas cinco anos.
E a criatividade da engenharia não fica por aí. Hoje, já existem mais de 20 prédios sendo construídos que excederão a barreira de 500 m de altura e quase uma dezena de projetos para edifícios que superarão os 1000 m.

05) ROUPAS INVISÍVEIS


Agora sim nós chegamos lá. Mas essa é uma tecnologia que, além de ser legal, também preocupa. A verdade é que, querendo ou não, as capas de invisibilidade podem sair do mundo de ficção de Harry Potter e fazer parte do nosso dia a dia daqui a alguns anos.
Vários testes vêm sendo realizados por diferentes grupos de cientistas ao redor do mundo e os resultados têm sido bastante animadores. O vídeo abaixo mostra um deles.
A pesquisa ainda está no início, mas os cientistas japoneses (da Universidade de Tóquio) e americanos (das universidades de Duke e Berkeley) garantem que uma boa evolução deve acontecer nos próximos dez anos, tornando possível o desenvolvimento de uma roupa invisível portátil e funcional.
Se isso de fato acontecer, também vamos precisar de cercas com radares e câmeras com detectores para proteger nossas residências.





[Fonte: TecMundo]