Você já viu essa fórmula: o homem chega no bar, pede uma cerveja e… ganha uma mulher de brinde! Pode parecer uma ideia meio louca, mas era justamente o que as marcas tentavam passar para os consumidores para vender mais. Por muitos anos, deu certo. Agora, com essa fórmula ficando cada vez mais batida, as propagandas voltaram a apelar para a criatividade (já tava na hora, né?!).
A explicação é a insatisfação das mulheres com o que passava na TV e a tendência é mundial. Entre as poucas marcas que ainda insistem na fórmula antiga está a Devassa, que já teve entre suas garotas-propagandas a socialite americana Paris Hilton e, no ano seguinte, a cantora Sandy. Ou seja: tá na hora de mudar mesmo.
Se você curtia as propagandas antigas, talvez sofra um pouquinho no início e sinta saudade do baixinho da Kaiser e da mulher fatal que sempre aparecia ao lado dele. Mas o uso do humor e da inteligência compensam e deixaram tudo mais interessante (acredite!). O TenhoDito, pelo menos, gostou muito das mudanças. Veja as novas propagandas:
STELLA ARTOIS – Estilo é tudo
A marca escolheu a sofisticação para seduzir o público feminino. Ao som de “Ne me laisse pas l’aimer”, interpretada por ninguém menos que Brigitte Bardot, a propaganda compara dois rituais: a preparação de uma bela jovem antes de sair à noite e a arte de tirar um chope da marca. Veja o resultado:
NOVA SCHIN – Vizinha
A propaganda da Nova Schin também foca o público feminino. A vizinha do rapaz que estrela o comercial surge com um convite aparentemente tentador. Só que, desta vez, ele não a leve como prêmio.
BRAHMA – Vingança feminina
A mudança em relação às mulheres aparece em outra propaganda de cerveja do portfólio da Ambev. Na propaganda abaixo, da Brahma, as namoradas de um grupo de rapazes que foi ao estádio de futebol aguardam ansiosamente para vê-los na tevê. Elas esperam ser lembradas, mas os namorados preferem homenagear a bebida. As meninas, é claro, resolvem dar o troco.
CRYSTAL – Elas (e eles) em casa
Aqui o objetivo é vender a bebida como uma cerveja para ser bebida em casa, com os amigos, o marido ou a mulher. Na propaganda, o consumidor é tão paparicado pelos funcionários do estabelecimento que se sente em sua própria residência.
Fonte: Veja