Blog

Blog

30 de ago. de 2011

O maior museu do Brasil

Maior museu do Brasil

O Museu Oscar Niemeyer tem uma área total de 144.000 m² e possui uma arquitetura em forma de olho com 20 metros de altura


Gostou? Maior museu do Brasil
O Maior museu do Brasil e também da América Latina, foi inaugurado em Curitiba - PR. O Museu Oscar Niemeyer virou atração turística na cidade e os visitantes ficaram impressionados com o projeto arquitetônico. Aproximadamente 13 mil pessoas passaram pelas sete exposições que marcaram a inauguração.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador Jaime Lerner inauguraram o museu, localizado no Centro Cívico. A cerimônia contou com a presença do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou o prédio original em que o museu foi instalado, o antigo edifício Castelo Branco e criou o anexo do espaço, um edifício em forma de olho com 20 metros de altura.

Em seu discurso, Fernando Henrique salientou a importância da obra e falou sobre o arquiteto Oscar Niemeyer. "Ele é criador de espaços que possibilitam o encontro", enfatizou. O ex-presidente se referiu ao arquiteto como "o maior artista e criador brasileiro". Fernando Henrique ainda destacou a exposição de arte mexicana, que estava aberta ao público, e fez uma comparação da arquitetura do novo museu com a de Brasília, cujo plano piloto é também de autoria de Niemeyer.

O maior

Construído em uma área total de 144.000 m², que inclui um bosque (Parque do Papa João Paulo II) e um jardim criado por Roberto Burle Marx, o Museu Oscar Niemeyer é o maior do Brasil e da América Latina.

Em sua inauguração, abriga sete mostras artísticas: 'Curitiba, Inovação Solidariedade', 'Matéria-prima', 'Trajetória de Niemeyer', 'Panorama da Arte no Paraná', 'Uma História do Sentar', 'Personagens e Paisagens Mexicanas' e 'Pátio das Esculturas'.

Todas as exposições contemplam a área de atuação do museu, centrada em artes visuais, arquitetura e design. Sua estrutura ainda comporta reserva técnica, laboratório de restauração, auditório, bar, restaurante e uma rede de computadores. Com isso, o museu se torna o maior da América Latina.

Projeto: obra original de Oscar Niemeyer (1967), com equipes do engenheiro Max Rahm e dos arquitetos Oswaldo Cintra e Marcelo Ferraz. Empreiteira principal: Cesbe, Engenharia e Empreendimentos.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, esquina com a Rua Deputado Mário de Barros, no Centro Cívico. Aberto de terça-feira a domingo, das 12h30 às 19h. Informações pelo telefone (41) 254-6633.

Área total (bosque e aldeia da cultura): 144.000 m².

Área construída: 32.800 m².

Área destinada a exposições: 16.650 m² (divididos em nove salas, um anexo e um jardim de esculturas).

Olho (anexo criado por Niemeyer): com 20 metros de altura, pelo projeto terá sala de exposição de 1.700 m², mais bar e auditório.

Metragens

Subsolo – área para grandes esculturas: 900 m².

Subsolo – salão nobre de ingresso (saguão, café e estar): 1.000 m².

1.º pavimento – áreas públicas cobertas para exposições abertas: 6.300 m².

2.º pavimento – área para exposições: 5.850 m².

Prédio novo: 2.600 m² (sala de exposições, bar e auditório).

Pé direito: variação de dois metros e 11,90 metros de altura.

Trabalhadores envolvidos: 650, divididos em três contraturnos, de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h.
Equipe do Museu Oscar Niemeyer: Paulo Kawahara (urbanismo); Fernando Popp e Valéria Bechara (arquitetura); Ennio Marques Ferreira, Carlos Perna e Maria Cecília Noronha (artes plásticas); Geraldo Pougy (design). Consultoria de Lisete Lagnado (curadora), Adélia Borges (designer); Maria Eugênia Saturni (museóloga); Marcelo Ferraz (arquitetura).

Característica: o museu será voltado a artes plásticas, urbanismo, arquitetura e design.

Orçamento previsto pela Secretaria de Estado da Cultura para manter o novo museu em 2003: R$ 300 mil/mês.

Acervo do Museu Oscar Niemeyer: obras do MAC (1.150), MAP (300), espólio Banestado (900) e Faxinal das Artes (cerca de 111 obras). Total: 2.461. *Resta contabilizar obras que estão locadas nas secretarias de estado e repartições.

Redação: Aline F. Cardoso