Blog

Blog

30 de ago. de 2011

Vírus e bactérias mortais



8- Antraz



O antraz é a bactéria 'Bacillus anthracis', que normalmente afeta a pele e os pulmões e pode ser fatal. 

O antraz ficou conhecido em 2001 quando autoridades americanas receberam cartas contendo a bactéria em supostos ataques terroristas.

7- E.Coli



A bactéria da vez, o 'E. Coli' causou um surto de infecções na Alemanha e outros países da Europa que resultou na morte de dezenas de pessoas.
A infecção é causada por um tipo raro do 'E. Coli', uma bactéria bastante comum, cuja transmissão se dá através de alimentos contaminados.
A variação do 'E. Coli' em surto na Europa causa sangramento no intestino que, sem tratamento, leva à morte.

6- HIV

 
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Ele ataca o sistema imunológico, a defesa do corpo contra doenças. O HIV geralmente leva anos em apresentar sintomas e infecciona células do sangue e do sistema nervoso.


5- Gripe Aviária



A gripe aviária é causada pelo vírus H5N1, da mesma família dos vírus que provocam a gripe comum. Desde 2003, ocorrem na Ásia surtos da gripe que se transmite de aves a humanos.


4- Coronavírus



O coronavírus foi o responsável pela SARS, a síndrome respiratória aguda severa, que teve maior incidência na Ásia em torno de 2003.
Conhecida como pneumonia asiática, a SARS matou centenas de pessoas e nunca teve sua origem claramente definida.

3- Varíola Bovina




O vírus 'vaccinia' foi o responsável pelo surto de varíola bovina no Brasil em 2010, mas também foi o vírus a dar origem à vacina contra a varíola usada em humanos


2- Malária

A malária, presente em áreas tropicais, como países africanos e a Amazônia, é uma infecção nos glóbulos vermelhos do sangue e causa febre, delírios e anemia.

1- Ebola



O vírus Ebola causa febre hemorrágica, uma infecção com sangramento interno. Surtos da doença são frequentes na África e matam centenas de pessoas.