Blog

Blog

31 de ago. de 2011

Como adestrar seu cão: veja algumas dicas



Cada vez mais as pessoas estão optando pelo adestramento de cães. A pratica vem se tornando comum entre os donos do animal de estimação

Nobres e plebeus
Sem dúvida é muito interessante ter um cão em casa, seja de raça ou vira-latas. Aliás, dizem que os vira-latas, muitas vezes, são mais espertos do que aqueles cheios de pedigrees e outras bossas. Talvez isso se explique, fazendo-se uma comparação com os seres humanos. Sabe-se que uma pessoa que sofreu muito na vida e passou por inúmeras experiências, como viagens, contato com outros povos, diversos tipos de trabalho  etc., se torna muito mais esperta do que outra que nasceu e foi criada dentro de casa, com todo o conforto e quase nenhum sofrimento. Da mesma forma, um cão vira-latas tem (ou descende de um que teve) muitas experiências em sua vida, vagando pelas ruas, sozinho e tendo que “se virar” para sobreviver. Aliás, a expressão “vira-latas” significa o cão vadio, que tem que sair virando latas pelas ruas, para ver se encontra o que comer. Daí, ser mais esperto do que um que nunca passou por tais experiências.
adestramento-caes
Dicas de adestramento
Seja de raça ou vira-latas, um cão precisa ser minimamente adestrado. Este animal é considerado o melhor amigo do Homem, mas, se for mal educado, pode se tornar seu pior inimigo e fazer da vida do dono um verdadeiro inferno. Algumas dicas são:
· Para fazer as necessidades no lugar certo: mostre ao cão o lugar certo para isso, leve para lá as fezes que ele deixou em outro lugar e faça-o entender. Sempre que ele fizer ali suas necessidades, dê uma guloseima a ele, um biscoito para cães, por exemplo. Nunca dê doces.
· Para não cavar no jardim: cachorros que têm este costumo, geralmente estão mal alimentados e procuram o que comer cavando o chão. Às vezes fazem isso quando se sentem sozinhos. É importante brincar sempre com ele, levá-lo para passear e consultar um veterinário a respeito da sua alimentação.
· Dicas gerais: Mantenha um tom de voz normal e calmo quando estiver treinando seu cachorro. Não é preciso gritar. Ele tem ouvidos excelentes. No início, procure treinar seu filhote num lugar calmo e sem distrações. Na medida em que ele for respondendo aos comandos com maior precisão, aumente as distrações e treine-o na rua ou em lugares diferentes.
Sempre chame o nome do seu cachorro antes de dar um comando. O nome serve para chamar a atenção dele para você. O certo é: RAMBO, SENTA! Faça as sessões de treinamento de no máximo 30 minutos por dia. Se possível faça metade pela manhã e metade à noite. Fale cada comando apenas uma vez. Se o cachorro não atender diga NÃO, repita o comando e o coloque na posição correta. Procure não alimentar o filhote pelo menos uma hora antes das aulas ou das sessões de treino. Barriga cheia dá o maior sono nele também.
Finalmente, dê amor e cuidados ao seu cão. Se ele é seu melhor amigo, seja você também o melhor amigo dele.