Blog

Blog

17 de out. de 2011

"E quando acaba a gente pensa, que ele nunca existiu"...

Já ouvi pessoas falando, depois do fim de histórias de amor, que o amor não era tão grande assim, ou que talvez não fosse amor. Talvez pela ilusão de que se é amor, é eterno, e o fim da relação acaba como sendo a negação de um sentimento que existe ou que já existiu. Esse é o mote da canção que vamos colocar aqui na primeira versão, que não chegou a ser gravada. Você conseguiria identificar que música é essa?  


O amor é mentira
                              É prazer de quem sonha É poesia de cego
Por exemplo agora
Que eu já posso ver
Você mudou de mundo
No céu que eu te via já não tem mais cor
O azul que o teu olho
Um dia abrigou
Fugiu, ficou de noite

De noite sem lua
De dança sem par
De café sem açúcar

O amor é ilusão
Que a vida inventa
Só prá distrair
Só prá distrair


Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, "E quando acaba a gente pensa, que ele nunca existiu..."
Trata-se da primeira versão de "O nosso amor a gente inventa", uma parceria de Cazuza, Rogério Meanda e João Rebouças, que consta do livro Cazuza: Preciso dizer que te amo (Ed. Globo). A canção foi inspirada numa desilusão amorosa de Rogério meanda, como ele contou no referido livro:  

Cazuza me deu essa letra logo depois de uma grande desilusão amorosa que sofri. Era completamente apaixonado e minha namorada foi embora sem dizer adeus. E era como se Cazuza estivesse me dizendo, na letra, coisas que eu deveria aprender com essa experiência. Fiz a música na praia e fui cantando até em casa para não esquecer, eu morava em Copacabana. Depois, procurei o João Rebouças, que tocava na banda e era concretista desde garoto, e ele me ajudou a fazer o lado B. Foi uma época difícil para mim, e Cazuza escreveu minha historia nesta canção.
Blog de musicaemprosa : Música em Prosa, "E quando acaba a gente pensa, que ele nunca existiu..."
A canção tenta desconstruir um amor, querendo relacioná-lo com sua própria vaidade, e logo em seguida com o seu final, e logo em seguida, no refrão, relacionando amor com uma diversão, e como uma negação de sua própria existência.
A história da canção revela também um pouco de defesa, em que o eu-lírico diz ao outro (quando parece que quer dizer a si mesmo) que a relação não estava mais tão legal, e quuando o ser amado foi embora, tudo ficou desarrumado, incompleto, a ponto do sujeito recorrer a um suposto conmsolo, umaestória romântica, uma ilusão do amor...
Mais uma das letras de Cazuza que ficou na história... 

O teu amor é uma mentira
Que a minha vaidade quer
E o meu, poesia de cego
Você não pode ver

Não pode ver que no meu mundo
Um troço qualquer morreu
Num corte lento e profundo
Entre você e eu
O nosso amor a gente inventa
Pra se distrair
E quando acaba a gente pensa
Que ele nunca existiu
O nosso amor a gente inventa, Inventa
O nosso amor a gente inventa
Te ver não é mais tão bacana
Quanto a semana passada
Você nem arrumou a cama
Parece que fugiu de casa
Mas ficou tudo fora de lugar
Café sem açúcar, dança sem par
Você podia ao menos me contar
Uma história romântica
O nosso amor a gente inventa
Pra se distrair
E quando acaba a gente pensa
Que ele nunca existiu

Fonte - musicblog