Blog

Blog

21 de mai. de 2012

13 anomalias raras da medicina!



Parece brincadeira, mas algumas das síndromes que costumamos dizer ou de manias que costumamos rir são doenças raras reconhecidas pela medicina sim e causam muitos problemas na vida de algumas pessoas. O que podemos fazer para ajudá-los a superar seus problemas? Aprender um pouquinho sobre cada uma delas já é um bom começo, já que o bullying e os problemas de pré-conceito começam em sua maioria na falta de informações. Leiam e aprendam, faz parte da vida, faz parte de alguns de nós!
Síndrome do sotaque estrangeiro ~ Estranhamente a pessoa levanta pela manhã e começa a falar com sotaque francês, chinês ou italiano. Parece engraçado, mas não tem nenhuma graça para os que padecem do mal, já que habitualmente é uma sequela de uma apoplexia* ou outra grave lesão cerebral anterior. Os pacientes que padecem desta doença falam sua língua materna. de forma involuntária, como o faria um estrangeiro, sem nem sequer ter escutado jamais o sotaque em questão. Acredita-se que isto acontece quando as zonas do cérebro com problemas correspondem com as encarregadas da linguagem. Este efeito é inevitável para a própria pessoa, e, por seu brusco aparecimento, costuma trazer como consequencia problemas emocionais relacionados com a perda de identidade pessoal e do sentido de pertencer a uma comunidade. Ao serem alteradas as zonas do cérebro correspondentes aos padrões de entonação, pronúncia, elaboração e discurso é como se alguém falasse enquanto recebe uma potente anestesia. Assim, não é que a pessoa finja o sotaque, é que simplesmente sai assim, um sotaque estranho que não se parece com nada, mas ao final muito estranho.


Síndrome de Capgras ~ Transtorno mental no qual a pessoa acredita que seus parentes foram substituídos por impostores. A pessoa considerada como impostora tem o mesmo aspecto físico, mas o doente acha que sua mente não é a da pessoa original. As pessoas que padecem da síndrome não sentem uma relação emocional entre a imagem que vêem e a pessoa que recordam, muitas vezes aceitam viver com os impostores sabendo secretamente que não são quem dizem ser. Em alguns casos não se reconhecem no espelho e se sentem tão perturbados ao ver o prórprio reflexo que retiram todos os espelhos da casa. Existem também casos de pacientes que têm a convicção de que seu animal de estimação, carro, cadeira, etc. foram trocados por uma réplica exata. O nome é uma homenagem ao psiquiatra francês Jean Marie Joseph Capgras, que estudou esta doença a fundo e afirmou que o mal está relacionado com um dano cerebral, desordens psicóticas e vários problemas neurológicos que interferem na capacidade de reconhecimento do cérebro.


Síndrome de Alice no País das Maravilhas ~ Também conhecida como micropsia, é uma desordem neurológica que afeta a percepção visual. As pessoas percebem objetos substancialmente mais pequenos do que são em realidade (como se os vissem desde o lado contrário de um binóculo). Por exemplo, um animal doméstico, como um cão, pode parecer do tamanho de um rato, ou um carro como um carro de brinquedo. Esta síndrome costuma ser temporária e vem associada a uma grande enxaqueca. Lewis Carrol sofria de episódios dessa doença, pelo que é possível que simplesmente descrevesse sua experiência na personagem criada por ela, Alice.


Pânico do Pênis ~ É um dos numerosos nomes para um tipo de histeria conhecida na medicina como síndrome da retração genital, um delírio agudo que é encontrado sobretudo no Sudeste Asiático e no sul da China (zonas nas quais a crença na bruxaria é amplamente difundida), onde o paciente se volta repentinamente agoniado e alarmado pelo convencimento de que seu pênis está encolhendo até desaparecer dentro do abdômen, para depois lhe causar a morte (como a cabeça de uma tartaruga que se retrai). Há muitos coreanos que passam a vida esticando seu pênis com medo de morrer (desculpas, desculpas). Pode ser contagioso como o surto de 1967 na Cingapura, quando milhares de homens chegaram a pensar que seus pênis tinham sido roubados. Pensa-se que é tão somente uma reação extrema à natural retração do pênis pelo frio ou outras causas. A síndrome é tratada com medicamentos para controlar a ansiedade.


Síndrome de Jerusalém ~ É uma psicose religiosa desatada pelo impacto causada por uma visita a Jerusalém. Com mais de duzentos casos ao ano, esta síndrome, que também foi observada em outros lugares de importância religiosa e histórica desde a época medieval, ocasiona que suas vítimas cheguem a achar que são figuras históricas e/ou religiosas (Sansão, a Virgem Maria e o rei Salomão são os preferidos) e percorram a cidade promulgando as Santas Escrituras ou exortando os pecadores ao arrependimento. Costuma ser um comportamento inofensivo e desaparece ao abandonar a cidade. A exceção mais importante ocorreu em agosto de 1969, quando um turista australiano, Michael ram, colocou fogo numa mesquita, convencido de que era "o emissário de Deus".


Síndrome de Stendhal ~ É um desordem psicossomática parecida a anterior, que tem início quando a pessoa é exposta a demasiada beleza num espaço curto de tempo. Os sintomas vão desde inofensivas tonturas até a psicose total, e pode ser causado por obras de arte famosas, áreas naturais formosas ou inclusive cidades inteiras. Foi detectada pela primeira vez por Stendhal, durante seu passeio por Florência em 1817. Após observar por muito tempo alguns afrescos, descreveu sua experiência como: "Absorto na contemplação de tão sublime beleza, atingi o ponto no qual me deparei com sensações celestiais. Tive palpitações, minha vida parecia estar sendo drenada...".


Síndrome de Cotard ~ A síndrome de Jules Cotard ou delírio niilista é uma rara desordem no qual a pessoa tem a crença de que já está morta, que não existe, que está apodrecendo e perdeu os órgãos internos. Alguns doentes inclusive chegam a perceber o cheiro de sua carne em putrefação ou sentem como os vermes os estão devorando. Um caso famoso da síndrome Cotard descreve uma mulher que estava tão convencida de sua morte que fazia questão de vestir um sudário e dormia num caixão. Pediu para ser enterrada e como seus familiares se negaram, permaneceu em seu caixão até que faleceu algumas semanas depois. Há outro caso de um homem que depois de um grave acidente pensou que já estava morto, e quando o transladaram a sua cidade natal, na África, pensou que estavam levando-o para o inferno, pelo calor que ali fazia.


Síndrome da mão alheia ~ Outra desordem provocada por um trauma cerebral, este estranho mal faz com que a vítima perca o controle de uma de suas mãos, a qual cria vida própria e pode chegar a fazer qualquer coisa, desde gesticular a desabotoar os botões que a outra mão tenta abotoar. Esta doença é também conhecida como "síndrome da mão anárquica", por sua tendência a fazer sempre o contrário o que a outra mão faz, ou também chamada "Síndrome do Dr. Strangelove", devido ao personagem de Peter Sellers no filme homônimo. Ali a mão mecânica do protagonista alternava entre tentativas de estrangular-se ao mesmo tempo fazer saudações nazistas. O paciente da síndrome pode sentir a mão, mas pode achar que não é parte de seu corpo e que não possui controle sobre seus movimentos (inclusive não é consciente do que sua mão realiza até que chama sua atenção). A única solução é mantê-la ocupada, por exemplo sustentando algo - mas melhor que não seja o pescoço. Ainda que possa parecer cômico a princípio, esta desordem é perigosa em muitos casos. São conhecidos depoimentos de pessoas que foram quase estranguladas por suas próprias mãos, ou receberam cortes de faca enquanto preparavam o jantar.


Erotomania ~ A síndrome do erotomaníaco caracteriza-se pela convicção delirante e persistente de ser amado. O paciente normalmente é do sexo feminino e crê receber mensagens e sinais do objeto amoroso, que costuma ser um homem de nível socioeconômico bem mais elevado, e muito com freqüência casado. As rejeições por parte do objeto são interpretadas como evidências de amor para a paciente (conduta paradoxal). A pessoa sujeito pode chegar a acreditar que a outra pessoa está se comunicando em segredo com ela mediante sutis métodos como a postura do corpo, a disposição dos objetos da casa e outros atos aparentemente inócuos. O objeto da ilusão tem, geralmente, pouco ou nenhum contato com o erotômano, que com freqüência pensa que a outra pessoa é quem iniciou a relação fictícia. Em certas ocasiões, o objeto da ilusão pode não existir na realidade, ainda que pelo geral costumam ser pessoas que aparecem nos meios de comunicação, como cantores, atores e políticos. A tentativa de assassinato de Ronald Reagan por parte de John Hinckley Jr. foi considerado como sendo uma ilusão erotomaníaca segundo a qual a morte do presidente causaria que a atriz Jodie Foster declarasse publicamente seu amor a Hinckley. É conhecido também como "Síndrome de Clerambault", após este psiquiatra em 1921 descrever vários casos desta doença.


Síndrome de Pica ~ É o apetite compulsivo por substâncias não comestíveis, como carvão, terra, cinza de cigarro, cola, gelo e inclusive cabelo. A Pica afeta pessoas de todas as idades e é particularmente comum em mulheres grávidas e crianças, especialmente aquelas de zonas carentes que padecem de desnutrição. Também afeta a pessoas mentalmente doentes, nos quais é especialmente perigoso porque tratam inclusive de ingerir objetos afiados (acufagia). Os riscos mais graves desta desordem são as obstruções gastro-intestinais ou rompimentos no estômago.


Polidactilismo ~ Deformidade congênita que implica nascer com mais dedos que o normal (tanto nos pés como nas mãos). Ainda que raro, o polidactilismo é mais comum entre comunidades endogâmicas (com casamentos entre parentes), como os Amish. Ana Bolena, a azarada segunda esposa do rei Enrique VIII era chamada de bruxa devido a seu dedo extra. Segundo o Livro Guinness o recorde é ostentado por dois irmãos hindus, Tribhuwan e Triloki Yadav, que têm 6 dedos em cada mão e 6 dedos em cada pé.


Sinestesia ~ Quem sofre deste mal tem o afloramento de um sentido que causa automaticamente a estimulação de outros, resultando numa espécie de habilidade para saborear formas, escutar música e outras inúmeras variações. O sinestésico pode perceber cada letra do alfabeto como uma cor diferente ou podem ter aromas individuais para cada ano do calendário. Artistas famosos como Kandinsky ou Richard James da Aphex Twin sofrem deste transtorno. Por incrível que pareça, 1 da cada 23 pessoas padece de sinestesia, e apesar de ser hereditária, também se pode ser contraída por sobredoses de drogas psicodélicas ou em conseqüência de uma apoplexia.


Cegueira Emocional ~ Esta talvez não seja tanto uma enfermidade rara, senão um fenômeno universal. A cegueira emocional ocorre quando as pessoas que são expostas a imagens violentas ou eróticas fiquem incapazes de registrar algum estímulo por um curto, mas crítico, período de tempo, fato que não ocorre com outras imagens mais inofensivas. Este fenômeno, denominado "bloqueio emocional" pode ter, segundo os pesquisadores, um valor evolutivo. Desde o ponto de vista da sobrevivência, faz que as pessoas se foquem nos sinais físicos de perigo ou nas possibilidades de reprodução, enquanto filtra a informação emocional. O bloqueio emocional indubitavelmente funcionou para os homens das cavernas, que nunca souberam quando se encontrariam com um tigre dentes de sabre. Agora, por sua vez, podemos falar da capacidade que têm as peças de publicidade com apelo sexual de distrair os motoristas na rua, por exemplo, se tornando uma ameaça para a saúde.

Fonte: Metamorfose Digital

Viu? Muitas vezes algumas manias ou acessos repentinos de raiva ou de alguma ação não muito bem aceita pela sociedade, pode ser uma doença rara da qual não ouvimos falar. Nunca interprete atitudes como as descritas acima e muitas outras como "maluquice" ou "invenção". As vezes a pessoa pode realmente estar precisando da sua ajuda e nem mesmo ela sabe que teria que pedir.