Blog

Blog

27 de mai. de 2012

O perigo da religião


 da


Quero iniciar esse post me apresentando como um cristão temente a Deus. Porém esse post é sobre os perigos da religião, não dá religião em si, mas  o modo como o homem atual vem encarando esse fenômeno.
A base desse post será o documentário dirigido por Larry Charles (o mesmo diretor de Borat) e conduzido por Bill Maher, um comediante americano bastante conhecido pelo uso recorrente da temática religiosa e agnóstico convicto (agnóstico é tido comumente como uma pessoa que não acredita em nenhum Deus).
Porque o uso desse documentário? porque quem melhor para nos alertar sobre o modo como nós religiosos estamos vendo o mundo do que alguém de fora?
Fé cega! Se você você não for da minha religião você vai para o inferno! Se você não for da subdivisão da minha religião você também vai para o inferno! Eu aceito a liberdade expressão, portanto que não seja contra minha religião! A base da ciência está nos livros sagrados!
Essas são algumas das idéias perigosas que uma religião pode inserir na cabeça de uma comunicadade, de um povo ou até de uma nação. A primeira coisa que você tem que entender é que seu Deus não é o único que existe para as pessoas e que a sua religião não foi a primeira e nem será a última. Além das religiões existentes hoje, existem muitas que praticamente já morreram (o Olimpo grego, os deuses de Roma, os deuses nórdicos dentre outros). Mas para as religiões ainda existentes, entenda como a sua chegou até os dias de hoje:


Veja o trailer desse excelente documentário:


O documentário se divide em 10 partes

Parte 01 e 02 - Na primeira parte do documentário, Bill Maher conta um pouco sobre os motivos que o levaram a ser um agnóstico. Porém aos oito minutos de vídeo ele começa a fazer as perguntas de um ponto de vista externo a quem está dentro da religião. O foco é a fé cega e os pastores de igrejas evangélicas  que se aproveitam dessa fé para benefício próprio (os pastores aproveitadores e não os dedicados a sua crença e religião).

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 1

   

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 2

 
Parte 03 - Bill Maher levanta a questão sobre a a homofobia dos religiosos cristãos, conversa com um pastor ex-gay e verifica todos seus pontos de vista sobre o assunto. Outro ponto abordado é a mistura de religião e politíca. Já vi casos onde profissionais de uma empresa julgavam o desempenho de colegas de trabalho pela religião e não pelos resultados. Um prefeito tem que ser um excelente administrador e não um excelente religioso, são duas coias bem diferentes. Nesse vídeo Bill começa a se aprofundar nos 'cientistas de Deus' que querem explicar a evolução da Terra através da interpretação literal da Bíblia.

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 3



Parte 04 e 05 - Explicar a ciência baseado na Biblia forçando a barra para que dinossauros tenham co-existidos junto com seres humanos? A Biblia foi escrita entre 2000 anos antes de Cristo e 200 anos depois de Cristo, a ciência que utiliza o método cientifico como a conhecemos hoje começou somente em 1600, são 1400 anos que separam a Biblia do método ciêntifico, então porque os religiosos querem explicar a ciência através da Biblia?

Outro ponto em que Bill toca é o fato da igreja católica ostentar tamanha riqueza e pompa, será que Jesus aprovaria isso? Na Itália, o berço do catolicismo, foi feita uma pesquisa onde pergutaram "Em uma crise, para qual entidade você resaria?" Jesus ficou em sexto lugar. Bill também começa a passar por outras religiões nesse vídeo e como que aos nossos olhos elas são engraçadas, cheio de fatos inesplicáveis, mas e a nossa?

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 4

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 5



Parte 06, 07, 08, 09 e 10- Bill continua passar por várias religiões. Fala com pessoas que se dizem o próprio Jesus Cristo. Bill também questiona "Porque Deus o todo poderosos sempre fala através de um profeta e não pessoalmente com as pessoas, isso não nos obriga a sempre acreditar/ter fé nos profetas?" Bill também entra no delicado assunto do fundamentalismo islamico. Esse sim um assunto alarmante e que não tenho a experiência e nem a desenvoltura de Bill para poder tratá-lo aqui, mas confira você mesmo no vídeo.
 Bill aprofunda o assunto sobre o Islã, Maomé e o Alcorão. Bill encerra falando do perigo da religião para a humanidade e como ela pode levar o mundo ao seu próprio fim. Não um fim profetizado nos livros sagrados das religiões, mas sim no fim irracional por meio de uma guerra sangrenta pelos Deuses da paz.

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 6

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 7

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 8

     O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 9

   O Ridículo das Religiões - Bill Maher - Parte 10

Espero que esse post tenha pelo menos feito você repensar um pouco seu ponto de vista em relação a sua religião. Se não, vou pontuar minha sugestões para sermos bons homens, seres humanos e tementes a Deus:
  •  Não mande para o inferno as pessoas que seguem uma religião diferente da sua;
  • Não seja homofóbico, racista, machista e etc.;
  • Não misture trabalho e religião;
  • Não misture ciência e religião;
  • Não misture administração pública e religião;
  • Não misture educação formal e religião;
  • Não seja contra a liberdade de expressão;
  • Respeite culturas diferentes, seu Deus não foi o primeiro e nem será o último;
  • Aprenda sobre a real história da sua religião do ponto de vista histórico, antropológico, filosófico e etc.
  • Seu pastor/padre/guia espiritual e etc. não é o dono da verdade! conteste, investigue, entenda, estude, tudo o que ele fala para você formar seu próprio julgamento;
  • Tenha personalidade própria!
Como eu disse sou uma pessoa temente a Deus, mas também sou um individuo com um pensamento crítico e não mais um dentro de uma massa de manobra.
Espero que tenham gostado do post. Para quem gostou, não gostou, odiou ou não entendeu, deixem suas menssagens na nossa área disponibilizada para os comentários.