Blog

Blog

12 de mai. de 2012

Os 10 melhores jogadores europeus da história


 Os 10 melhores jogadores europeus da história

Quando comecei a acompanhar futebol, o mundo da bola só tinha dois continentes: América do Sul e Europa.
Os europeus tinham um estilo de jogo pragmático, priorizando sempre o jogo de equipe, o comportamento tático e deixavam o talento individual em segundo plano. É claro, que mesmo assim, surgiram no velho mundo verdadeiros gênios da bola.
O tempo passa e tudo muda. Hoje africanos e asiáticos já fazem parte do planeta bola e os europeus deixaram de ser os cinturas duras de antigamente.

Segue então, a lista dos 10 melhores jogadores europeus de todos os tempos, na minha modesta opinião, é claro.

10 – Roberto Baggio





O futebol italiano, apesar de ser um dos melhores , nunca se destacou por ter grandes talentos individuais. Os tetracampeões do mundo, sempre colocaram um forte sistema defensivo e a aplicação tática em primeiro lugar.
Mesmo Paolo Rossi, o carrasco do Brasil em 1982 ( maldito seja para todo o sempre ), não era o que podemos chamar de um craque.
Para quebrar esse marasmo, surgiu Roberto Baggio. Técnico, habilidoso, driblador, o italiano se espelhou no ídolo Zico e saiu-se muito bem.
Site oficial

9 - David Beckham 



David Beckham é outro jogador que foge dos padrões de seu país. Habilidoso, exímio batedor de faltas, o meia é o jogador de linha que mais vezes atuou pela Inglaterra. David Beckham, também é um mestre do marketing pessoal, faturando milhões com o uso da imagem.

8 – Marco Van Basten





O holandês Marco Van Basten foi um atacante completo. Futebol elegante, posicionamento perfeito dentro da área e um incrível faro de gol, fizeram dele, um goleador implacável. Marco Van Basten encerrou a carreira prematuramente devido às graves lesões.

7 – Lev Yashin



yashinlev

O goleiro russo, é mais do que um jogador, é um mito do futebol. Considerado o melhor goleiro de todos os tempos, Lev Yashin era conhecido como a Aranha Negra. É o único goleiro a ganhar o título de melhor jogador europeu, proeza conquistada em 1963.

6 – Platini





Meia habilidoso, cerebral e excelente cobrador de faltas, Platini reinou na década de 1980, como o grande jogador da Europa. Campeão da Eurocopa de 1984, não conseguiu levar a França ao título mundial, embora participasse de três Copas do Mundo. Na Juventus de Turim, exibiu o seu melhor futebol, ganhando os títulos mais importantes da carreira.

5 – Eusébio





Nascido em Moçambique, na época, colônia portuguesa, Eusébio foi um atacante formidável. Muito veloz e com um chute poderoso na perna direita, recebeu o apelido de Pantera Negra. Levou a seleção portuguesa ao terceiro lugar no Mundial de 1966, sendo o artilheiro da competição com nove gols.

4 – Puskas





A Hungria atualmente é inexpressiva no futebol, mas em meados do século XX, formou um dos maiores times de todos os tempos. Daquela seleção Ferenc Puskas foi a grande estrela. Ídolo do Real Madrid, jogou ao lado de outra lenda do futebol: o argentino Di Stéfano.

3 – Zidane





Carrasco do Brasil em duas Copas do Mundo, Zinédine Zidane foi um jogador clássico, esbanjando técnica, ditando o ritmo das equipes que defendia e deixando os atacantes na cara do gol. Zidane foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA.


2 – Beckenbauer





Franz Beckenbauer comandava a zaga alemã com extrema competência. Certamente o melhor zagueiro de todos os tempos, era chamado de Kaiser ( imperador, em alemão ). Campeão do Mundo em 1974, comandou o Bayern de Munique em três conquistas da Copa dos Campeões da UEFA. Como treinador, conquistou a Copa do Mundo de 1990.


1 – Cruijff





Johan Cruijff, é para muitos, o único a ombrear com Pelé na arte de jogar futebol. Jogador tático, ofensivo, revolucionário. Em 1974, assombrou o mundo, liderando a seleção holandesa. Inteligente e polêmico, foi acusado muitas vezes de mercenário.
Cruijff é um dos gênios da bola que não conseguiram ganhar uma Copa do Mundo, sobre o vice-campeonato da Holanda em 1974, declarou:

A Alemanha não ganhou a Copa. Nós a perdemos.