Blog

Blog

25 de mai. de 2012

Sucessos internacionais!...




Um reecontro de Simon & Garfunkel, uma das mais aclamadas duplas do folk rock  norte-americano, não deverá acontecer. O principal motivo seria um problema nas cordas vocais enfrentado por Art Garfunkel, o que também teria adiado uma turnê que o duo faria no ano passado. Já Paul Simon, em entrevista à BBC Radio, disse que não vê perspectiva também para uma futura reunião. “Não quero tão cedo voltar a visitar o passado”, comentou.
No entanto, a boa notícia é que em comemoração aos 25 anos do nono álbum dos nova-iorquinos, “Graceland”, será lançado um documentário com direito a making of. Desde 1970, com “Bridge Over Troubled Water”, Simon & Garfunkel não completam um disco juntos.



Criada pelo produtor musical Sérgio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ)  toca clássicos da música brasileira em ritmos jamaicanos de raiz, como o ska, o rocksteady e o early reggae. Entre os temas nacionais consagrados, executados pela banda, estão “O Guarani”, de Carlos Gomes, e “O Trenzinho do Caipira”, do mestre Villa-Lobos, além de eternos sucessos como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Tico-tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

Além desse repertório de clássicos da música brasileira, a OBMJ apresenta também quatro composições próprias, “Ska Around the Nation”, um tema com características que remetem ao ska dos anos 60, “Revolution Ska”, “Rocksteady 147″ e “Tupinambá”.








O duo britânico pop Pet Shop Boys, um dos grandes nomes da música dos anos 80, lança no dia 7 de fevereiro o disco “Format”. O álbum que é a continuação de “Alternative” (1995) é composto por 38 lados B dos singles que tocaram nas emissoras de rádio do mundo todo entre os anos de 1996 e 2009. Entre as músicas selecionadas estão remasterizações de “Silver Age”, “Always”, “Confidential” e “Girls Don’t Cry”.
Conhecidos no mundo todo por temas como “Go West” e “Domino Dancing”, o Pet Shop Boys vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo e colocou 12 de seus álbuns entre os dez primeiros nas listas britânicas. Atualmente, o duo trabalha em seu 11º disco de estúdio que deve ser lançado no segundo semestre de 2012.


Trent Reznor, fundador do Nine Inch Nails, lançará no primeiro trimestre de 2012 o primeiro disco completo de sua nova banda, How to Destroy Angels  (“Como Destruir Anjos” no bom português). O projeto de Reznor que conta com o apoio de sua esposa, Mariqueen Maandig, e de Atticus Ross, com quem colaborou também na trilha do filme “A Rede Social, está atualmente em estágio de mixagem. O álbum ainda sem título definido e que leva o selo próprio de Trent, Null Corporation, será o primeiro trabalho integral do grupo, após a apresentação de um EP de seis faixas no ano passado.
No momento, a banda não tem planos de sair em turnê, já que Reznor e Maandiq estão prester a ter seu segundo filho. “Estamos discutindo a ideia de fazer alguns shows. Não vou dizer que estou morrendo de vontade de entrar em uma turnê de um ano agora, mas estou sentindo a coceira de me apresentar ao vivo, de alguma maneira”, declarou.

Nine Inch Nails
Para os fãs que continuam esperando novidades do Nine Inch Nails, o plano de Reznor, segundo entrevistas anteriores, é dedicar-se à banda a partir de março. “Na verdade, parei o Nine Inch Nails porque, como qualquer ser vivo, comecei a sentir que estava me repetindo. Comecei a sentir que precisava de uma reinvenção e precisava me forçar a fazer isso. O How to Destroy Angels tem sido um escape criativo muito interessante. Acho que quando as pessoas ouvirem o que estivemos fazendo, vai validar isso. [Mas] dá medo e a possibilidade de fracasso existe, então isso é empolgante pra mim”, finalizou.





A tarefa não é tão simples assim. Mas, faça este exercício musical: escolha uma banda britânica dos últimos 35 anos que combine pop, rock e dance. Certamente o Metronomy, quarteto londrino de música eletrônica surgido em 1999 e que recentemente se apresentou no Brasil, será um destes conjuntos que você elencará. Por vezes, este grupo inglês de eletropop alterou o seu estilo, sem é claro fugir dos três gêneros mencionados inicialmente. Em 12 anos de carreira, o conjunto já lançou três discos – o último foi “The English Riviera” (2011) -, quatros EPs, 11 singles e 35 remixes, alguns deles para nomes como Franz Ferdinand, Goldfrapp em “Happiness”, Gorillaz e Lady Gaga.

O vocalista, compositor e tecladista Joseph Mount – de melodias vocais e rudimentares – destaca que o Metronomy, que assim como o Kaiser Chiefs faz covers de Klaxons, bebe direto no melhor da fonte dos anos 70 e 80. “E é claro, nossa referência musical não poderia ter sido melhor. Nossa inspiração está em Cure, New Order e Spandau Ballet“, comentou.


Celebrar os trabalhos coletivos de músicos, designers e artistas plásticos em uma cidade cosmopolita. Essa foi a tônica do The Creators Project, uma espécie de Bienal, que ocorreu nesse final de semana, 15 e 16 de outubro, em Nova York. A iniciativa contemplou uma mistura em larga escala de exposições artísticas e shows musicais, tudo gratuito. O Creators surgiu há dois anos em um distrito de Manhattan, e em sua segunda edição, contou com apresentações cênicas no Brooklyn, bem como perfomances de hip hop e música eletrônica  sob o viaduto da Manhattan Bridge, que serviu aos artistas plásticos como uma espécie de tela, tendo refletida em sua estrutura a projeção de obras de arte, que interagiram com a cena nova-iorquina.
Entre as atrações musicais destaque para as perfomances dos ingleses do Florence and The Machine, que apresentaram faixas do novíssimo disco “Cerimonials”, e do duo francês de música eletrônica Justice, considerada uma das mais populares duplas do gênero, pós-Daft Punk.






A banda inglesa de música eletrônica Prodigy  retorna ao Brasil dois anos após seu último show no Brasil. Os britânicos se apresentam no dia 10 de dezembro na 15ª edição do XXXPERIENCE, festival que ocorre na Fazenda Maeda, em Itu, no interior de São Paulo. São esperadas cerca de 30 mil pessoas no evento que terá 30 atrações.

O grupo é considerado um dos mais importantes da música eletrônica nos anos 90. A banda ajudou a popularizar o gênero no mundo e estourou em 1997 com o disco “The Fat of the Land”, o que levou os membros do conjunto ao patamar de astros mundiais, com os hits “Firestarter” e “Smack My Bitch Up”.
O primeiro lote de ingressos está à venda até o dia 4 de novembro. A entrada que dá acesso ao Main Stage e ao Trance Stage custa R$ 75, enquanto a que dá acesso a todos os palcos do festival está R$ 110. Confira os pontos de venda.


 
Os nova-iorquinos psicodélicos do MGMT gravaram recentemente uma versão de “All We Ever Wanted Was Everything”, do Bauhaus, emblemático grupo pós-punk anos 80. O cover estará na compilação “Late Night Tales”, que será lançada em outubro. A coletânea reunirá ainda bandas do naipe de Jamiroquai, Groove Armada, Belle & Sebastian e Flaming Lips. A proposta é produzir uma playlist com as 20 melhores músicas para dormir.