Blog

Blog

18 de abr. de 2011

Giro pelo mundo


Oposição vê com ceticismo reforma em Cuba: proposta de limitar mandato é considerada 'irônica'

Agências Internacionais

HAVANA - Opositores ao regime cubano consideraram "irônica" a proposta do atual presidente do país, Raúl Castro, de limitar a dois períodos de cinco anos os mandatos políticos . A ideia foi apresentada durante o discurso de abertura do 6 Congresso do Partido Comunista, no sábado. Raúl Castro descartou o uso de "terapias de choque", admitiu pela primeira vez que a situação do país é crítica, e que esta é a última oportunidade para sua geração consertar os erros do passado. Mas, para a oposição, é necessária e urgente a democratização da sociedade, com autorização para novos partidos, e não apenas limitar mandatos do Partido Comunista.

- É irônico propor limitar a dois períodos porque eles têm estado no poder há 50 anos - disse Manuel Cuesta Moria, do Arco Progressista.

Segundo Cuesta Morua, com essa proposta Raúl Castro está dizendo que "seguirá governando até seus 90 anos". Para ele, o discurso não atendeu às expectativas de mudanças. Com 79 anos, o líder cubano substituiu seu irmão Fidel provisoriamente em 2006 e definitivamente em 2008, quando este renunciou por motivos de saúde, depois de ter governado a ilha desde 1959.

Para outro oposicionista, Oscar Espinosa Chepe, a medida ajuda a democratização interna do partido comunista. Mas Chepe também faz ressalvas:

- Há que se permitir que existam mais partidos - acredita. - Eles (o governo cubano) se deram conta de que, hoje, existem poucos líderes mundiais depois de tudo que aconteceu no Oriente Médio.

O acadêmico cubano Arturo Lopez-Levy, da Universidade de Denver, nos EUA, acha que $tem a oportunidade de criar novas instituições:

- A recomendação do presidente Raúl Castro representa um passo histórico para a criação de formas institucionais e coletivas de liderança.

Além da mudança no período permitido para os mandatos, a eliminação gradual da chamada "libreta de abastecimento" também foi um tema bastante debatido. As transformações previstas dão conta do corte de mais de um milhão de empregos estatais e a eliminação de mais subsídios, além da descentralização da economia e de projetos sobre a legalização da venda de carros e casas.

O discurso do presidente cubano levantou especulações so$novos e jovens líderes, como Lazaro Exposito ou Marino Murillo, ex-ministro da Economia, que foi promovido para uma posição de comando na implementação das reformas econômicas. O atual Partido Comunista ainda é formado por veteranos da época da revolução, com idades entre 78 e 87 anos.

Fidel Castro justifica sua ausência no desfile

Castro também criticou o bloqueio americano a Cuba. Segundo ele, durante o governo de Barack Obama as ações contrárias à ilha se intensificaram, e houve ainda o "financiamento de projetos para promover diretamente a subversão, provocar a desestabilização e interferir em nossos assuntos internos".
A ausência de Fidel Castro no desfile militar que marcou a abertura do congresso (e os 50 anos da vitória de Cuba no episódio que ficou conhecido como a invasão da Baía dos Porcos) foi sentida não só pelos moradores da ilha como também pelo resto do mundo. Aos 84 anos, Fidel justificou sua ausência no evento. O forte calor teria impedido a participação do ex-presidente cubano, que ainda afirmou ser um "soldado das ideias". Ele assistiu à parada pela televisão.

- Doeu quando vi que alguns de vocês me procuravam na tribuna. Pensava que todos compreenderiam que já não posso fazer o que tantas vezes fiz. Podia estar na praça por talvez uma hora debaixo do sol e no $, mas não por três horas - justificou Fidel, em um artigo publicado na imprensa oficial cubana. - Eu prometi que seria um soldado das ideias, e esse dever ainda posso cumprir.

No mês passado, o ex-presidente cubano já havia renunciado ao cargo de primeiro secretário do Partido Comunista. Fidel ainda disse que apreciou o sentimento de orgulho do país "nas palavras de Raúl e no rosto dos delegados do partido", e destacou o avanço das medidas para modernizar o modelo econômico da ilha, mesmo mantendo a linha socialista.

- Vale a pena ter vivido para ver o espetáculo, e vale a pena recordar sempre os que morreram para torná-lo possível - completou Fidel sobre o desfile.

Ontem, durante o dia, os debates das comissões sobre a análise de um documento de 311 pontos foram conduzidos - o congresso partidário termina amanhã. O evento foi precedido por uma discussão entre militantes e a população, e é o que define as políticas do país pelo quinquênio seguinte. A expectativa é que também se saiba quem será o número dois do partido, já que, com a renúncia de Fidel, Raúl deve ser nomeado primeiro-secretário.

População quer sangue novo no governo cubano

Para boa parte dos cubanos, as propostas foram bem recebidas e devem trazer sangue novo para o governo, já que a ideia de Castro é, de fato, rejuvenescer o comando do país. A aposentada Cristina Mesa, 77 anos, disse que os líderes cubanos finalmente reconheceram o que outros já perceberam.

- Está muito claro que o país tem que abrir espaço para os jovens e confiar neles. Não há outra escolha - afirmou. - O limite é uma maneira eficiente de prevenir quem quer que seja de acreditar que pode ficar num cargo para sempre. Se eles governarem bem, eles ficam. Se não, eles saem, e isso tem de ser decidido pelo povo.

Estudante disse que a proposta foi uma surpresa

- Não esperava ouvir isso. É fantástico que, na política, nós poderemos ser iguais ao resto do mundo. Nada é perfeito, mas isso mostra que Raúl realmente quer modernizar o país.

No entanto, uma parcela da população continua cética, como a líder do grupo dissidente Damas de Branco, Laura Pollan:

- O que eles estão fazendo é ganhar tempo para permanecer no poder.


Ataque suicida no Ministério da Defesa do Afeganistão deixa dois mortos

Agências internacionais

CABUL - Um terrorista suicida matou nesta segunda-feira duas pessoas e feriu outras sete num ataque dentro do Ministério da Defesa do Afeganistão, o terceiro a instituições de segurança nos últimos quatro dias. O criminoso, que vestia um uniforme do Exército, estava com um cinto de explosivos, mas não teve tempo para detoná-lo.

- O terrorista foi morto antes de acionar os explosivos, e a situação agora está normal - disse o porta-voz do ministério, Zaher Azimy.

" O terrorista foi morto antes de acionar os explosivos, e a situação agora está normal "
.O Talibã assumiu a responsabilidade pelo atentado, afimando que os insugentes planejaram o ataque para coincindir com a visita do ministro da Defesa da França, Gerard Longuet. Autoridades francesas afirmaram que Longuet não estava no ministério no momento do atentado.

O terrorista conseguiu chegar ao segundo andar do prédio, onde o minsitro da Defesa e o chefe das Forças Armadas têm escritórios. Ele conseguiu passar por postos de segurança no ministério porque tinha uma identidade válida e vestia um uniforme do Exército Nacional do Afeganistão. Ainda não se sabe se ele era um soldado alistado nas Forças Armadas ou se era apenas um rebelde que conseguiu o uniforme.

O ataque acontece meses antes do início da transferência do controle de segurança de forças estrangeiras para tropas afegãs, e depois que autoridades da ONU declararam sólido progresso nos esforços para melhorar a qualidade e quantidade da polícia e do Exército do Afeganistão.

No sábado, cinco soldados da Otan, quatro agentes afegãos e um intérprete foram mortos em um ataque suicida em uma base militar na cidade de Jalalabad. Na sexta-feira, um terrorista disfarçado de policial se explodiu dentro de um complexo policial na cidade de Kandahar, matando o chefe da corporação da província.


Trem barrado

União Européia diz após protesto da Itália que França tinha direito de bloquear trem com imigrantes
Agências internacionais

 
BRUXELAS - A Comissão Europeia apoiou a França nesta segunda-feira após o país ter sido alvo de críticas por ter fechado o tráfego ferroviário na fronteira com a Itália, barrando a entrada de um trem com imigrantes norte/africanos . Segundo o jornal espanhol "El País", o órgão executivo da União Européia afirmou que a França tem direito de bloquear os imigrantes, mesmo que tenham autorização de residência temporária italiana. Para aqueles que vivem legalmente nos 25 países da zona Schengen, da qual os dois países fazem parte, é permitido circular livremente sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras.

A decisão francesa enfureceu as autoridades italianas, que, desde o início da onda de protestos no mundo árabe, tiveram que lidar com o fluxo de dezenas de milhares de imigrantes norte-africanos. A comissária de Interior do bloco europeu, Cecilia Malmström, apoiou a decisão da França:

- Recebemos esta manhã uma carta das autoridades francesas que nos explicam que o corte no tráfego foi devido a um problema de ordem pública e que a interrupção foi apenas temporária. Agora o tráfego flui normalmente.

Segundo o "El País", a comissária afirmou que as autoridades francesas não teriam violado o código do espaço Schengen. A França diz que foi uma "medida temporária" e "pontual".

Cerca de 26 mil tunisianos sem documento entraram na Itália recentemente para escapar da revolta no Norte da África. O país tem dado algumas autorizações de residência temporária, que, de acordo com autoridades italianas, deveriam permitir a entrada na França. A porta-voz da UE Michele Cercone disse, no entanto, que as autorizações não são vistos.


Tribunal da Austrália permite que menino de 10 anos mude de sexo

Um tribunal da Austrália bateu o martelo e permitiu que um menino de 10 anos seja submetido a terapia para mudança der sexo. O garoto, conhecido apenas como Jamie, é gêmeo e está vivendo os três últimos anos como uma menina: veste roupas femininas, usa o banheiro das meninas na escola e "se apresenta como uma jovem e atraente garota com cabelos longos e louros", conforme a corte afirmou na sua decisão.

Pais, médicos e psiquiatras disseram temer que a chegada da puberdade levasse Jamie a tomar medidas extremas, como o suicídio, e resolveram apoiar a aplicação urgente da terapia para mudança de sexo. Ele será o mais jovem australiano a ser submetido ao tratamento, segundo reportagem do site "News.com.au".

Jamie passará agora por tratamento com remédios para esconder os traços da puberdade masculina. Aos 16 anos, será aplicada a segunda fase da transformação: a terapia usando hormônios femininos. O juiz que ditou a sentença disse reconhecer "uma menina em corpo de menino".

A mãe de Jamie contou que, aos 3 anos, o menino se queixou: "Mamãe é tão difícil tentar ser um menino". A família passou a tratar Jamie como menina em 2008. O irmão gêmeo passou a aceitar a situação e a dizer: "Eu tenho uma irmã".

"Jamie vive confortavelmente como menina. Tem confiança e não sofre isolamento social", declarou a mãe.

Segundo ela, o primeiro especialista a ver Jamie, em fevereiro de 2009, notou que "Jamie parecia convincentemente feminino de todas as maneiras", à exceção da genitália. O médico se mostrou preocupado com o rápido desenvolvimento da puberdade e recomendou imediato tratamento.



Atentado

Ataque suicida no Ministério da Defesa do Afeganistão deixa dois mortos
Agências internacionais

CABUL - Um terrorista suicida matou nesta segunda-feira duas pessoas e feriu outras sete num ataque dentro do Ministério da Defesa do Afeganistão, o terceiro a instituições de segurança nos últimos quatro dias. O criminoso, que vestia um uniforme do Exército, estava com um cinto de explosivos, mas não teve tempo para detoná-lo.

- O terrorista foi morto antes de acionar os explosivos, e a situação agora está normal - disse o porta-voz do ministério, Zaher Azimy.

" O terrorista foi morto antes de acionar os explosivos, e a situação agora está normal "
.O Talibã assumiu a responsabilidade pelo atentado, afimando que os insugentes planejaram o ataque para coincindir com a visita do ministro da Defesa da França, Gerard Longuet. Autoridades francesas afirmaram que Longuet não estava no ministério no momento do atentado.

O terrorista conseguiu chegar ao segundo andar do prédio, onde o minsitro da Defesa e o chefe das Forças Armadas têm escritórios. Ele conseguiu passar por postos de segurança no ministério porque tinha uma identidade válida e vestia um uniforme do Exército Nacional do Afeganistão. Ainda não se sabe se ele era um soldado alistado nas Forças Armadas ou se era apenas um rebelde que conseguiu o uniforme.

O ataque acontece meses antes do início da transferência do controle de segurança de forças estrangeiras para tropas afegãs, e depois que autoridades da ONU declararam sólido progresso nos esforços para melhorar a qualidade e quantidade da polícia e do Exército do Afeganistão.

No sábado, cinco soldados da Otan, quatro agentes afegãos e um intérprete foram mortos em um ataque suicida em uma base militar na cidade de Jalalabad. Na sexta-feira, um terrorista disfarçado de policial se explodiu dentro de um complexo policial na cidade de Kandahar, matando o chefe da corporação da província.


Poder

Tecnologia não substitui Deus, diz Bento XVI no Domingo de Ramos

Agências internacionais
 
CIDADE DO VATICANO - No Domingo de Ramos, o Papa Bento XVI iniciou as celebrações da Páscoa e advertiu os fiéis reunidos no Vaticano que o homem vai pagar o preço do seu orgulho se acreditar que a tecnologia pode dar o poder de Deus.

Sob um sol esplêndido, o Papa presidiu uma celebração colorida na qual dezenas de milhares de pessoas agitaram palmas e ramos de oliveira para comemorar a entrada de Jesus em Jerusalém, uma semana antes de ser crucificado.

FOTOGALERIA: Imagens da celebração do Domingo de Ramos pelo mundo

O pontífice, que completou 84 anos no sábado, teceu seu sermão em torno do tema da relação do homem com Deus e como ele pode sentir-se às vezes ameaçado pela tecnologia.

- Desde o início, e isso vale tanto agora como sempre, homens e mulheres tiveram o desejo de 'ser como Deus', de alcançar a estatura de Deus por suas próprias forças - disse ele, vestindo traje em vermelho e dourado. - A humanidade tem conseguido muitas coisas: podemos voar! Podemos ver, ouvir e falar-nos desde os locais mais longe da Terra. E ainda assim a força da gravidade que nos atrai para baixo é poderosa - disse.

Apesar dos grandes avanços na tecnologia terem melhorado a vida do homem, disse o Papa, também aumentaram as possibilidades do mal, e os recentes desastres naturais são um aviso de que a humanidade não é todo-poderosa.

Se o homem quer um relacionamento com Deus em primeiro lugar deve "abandonar o orgulho de querer ser Deus", disse Bento XVI, que celebra a Páscoa, do domingo que vem, pela sexta vez como líder do 1,2 bilhão de católicos no mundo.

Após a missa, o Papa apelou à paz na Colômbia e pediu uma maior participação nas orações para as vítimas de violência que se realizará na sexta-feira.

- Parem a violência na Colômbia - disse o pontífice.