Falar sobre a beleza dos óculos escuros, mas que, além disto, servem para proteger os olhos dos raios do sol, porém, só os originais é que tem esta função, para a pessoa saber e comprar o óculos escuro que realmente protege.
Em países tropicais como o Brasil, o uso dos óculos escuros é um acessório indispensável nos dias de sol e em algumas vezes, até mesmo em dias nublados, pois para proteger a retina todo cuidado é pouco. Os olhos precisam de cuidados assim como nossa pele, todos precisam aprender a proteger os olhos da ação nociva dos raios ultravioleta (UV).  Os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade, eles devem também proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino e a retina.
Mas é preciso ter cuidado e atenção na hora de escolher um bom óculos de sol, não basta adquirir o modelo da moda, eles precisam ter proteção eficiente, filtrando totalmente os raios UV, pois a incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. Para quem pratica esportes ao ar livre, como tênis, vôlei de praia, ciclismo ou esqui, óculos apropriados são essenciais e indispensáveis.
Muitas pessoas se deixam levar pelo custo, adquirindo assim óculos bonitos mas que não protegem os olhos do sol. Os óculos falsificados chegam bem mais baratos ao mercado por não possuírem tecnologia capaz de filtrar os raios UV, e geralmente não oferecem nenhuma proteção. Estes produtos também não contam com lentes apropriadas, a maioria vem com lentes com polarização insuficientes, que minimizam o brilho, mas não contam com propriedades que a proteção contra os raios anti-UV.
Abaixo seguem algumas dicas de modelos de óculos para usar neste verão:
Os óculos grandes ficam um charme nas mulheres altas, porque a altura compensa o exagero da armação.


Quem tem cabelo liso e sem volume deve optar por modelos mais discretos.  Madeixas volumosas ficam bem com grandes armações.  O ajuste dos óculos deve ser feito a partir do nariz.
Quem tem pouca altura no nariz se adapta melhor aos modelos com plaquetas, que são ajustáveis para que a armação fique na altura da sobrancelha.
Esses são os principais fundamentos a serem levados em consideração, mas há outros que fazem o encaixe ainda mais harmônico de acordo com cada formato de rosto:


Rosto redondo: para quebrar tantos círculos, aposte nos óculos retangulares.


Rosto quadrado: quem não quer correr o risco de parecer sisuda, deve escolher os ovais ou redondos.


Rosto oval: os ovais ganham harmonia com modelos quadrados. Rosto triangular: o formato fica melhor com armações redondas ou ovais.
Ao escolher seus óculos verifique se ele de fato lhe trará proteção, consulte um oculista e ele lhe dirá qual o melhor óculos a ser usado.