Blog

Blog

1 de mai. de 2011

Notícias do Brasil e do mundo



Versão oficial

Ataque da Otan mata filho e netos de Kadafi, diz governo líbio; líder sobrevive
TRÍPOLI - O líder líbio Muamar Kadafi sobreviveu a um ataque que, segundo o governo do país, teria sido cometido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na noite deste sábado em Trípoli, capital do país. Segundo o porta-voz Mussa Ibrahim, o filho mais novo, Saif al-Arab, e três netos do governante, foram mortos na ação.

- O líder está bem, assim como sua esposa. Essa foi uma operação direta para assassinar o líder deste país. Isso não é permitido pelas leis internacionais, nem por qualquer código moral ou princípio - disse Ibrahim.

Ainda de acordo com o porta-voz, a Líbia lutará, se for preciso:

- O líder ofereceu paz à Otan e a Otan a rejeitou - afirmou.

- Vivemos a lei da selva. Está claro para todos, o que está acontecendo na Líbia não tem nada a ver com proteger civis - disse o porta-voz à imprensa em uma entrevista coletiva.

A Otan ainda não se manifestou sobre o incidente. Até agora, o governo líbio é a única fonte a confirmar as mortes. De acordo com o porta-voz, Saif al-Arab, de 29 anos, era civil e estudava na Alemanha. Ele é um dos filhos menos conhecidos de Kadafi. Seu papel na estrutura de poder da Líbia é visto como limitado.

Integrantes do governo líbio acompanharam os jornalistas que visitaram a casa atingida pelos ataques. Pelo menos três mísseis foram lançados contra o imóvel, que fica numa área residencial de alto padrão de Trípoli. O teto estava parcialmente esburacado, com peças de ferro retorcido penduradas em meio aos restos de concreto. As explosões puderam ser ouvidas em diversos pontos da capital.

Em Benghazi, a principal cidade da Líbia tomada pelos rebeldes, a notícia da morte dos familiares de Kadafi foi recebido com buzinaços e tiros para o alto.


Roma

Vigília para beatificação do papa João Paulo II reúne mais de 200 mil pessoas em Roma


CIDADE DO VATICANO - Mais de 200 mil pessoas de todo o mundo fazem vigília em Roma à espera da beatificação do Papa João Paulo II, que acontecerá neste domingo. A expectativa é de que o evento seja o maior já realizado pelo Vaticano desde a morte de Karol Wojtyla, há seis anos.

- É quase como se ele estivesse aqui - disse Enzo Arzellino, que viajou durante toda a noite de ônibus do sul da Itália com seu grupo paroquial para ver a beatificação.

Grupos de peregrinos, muitos vindos da Polônia, terra natal do Papa, lotaram a Praça de São Pedro levando bandeiras nacionais e cantando. A praça, onde acontecerá a beatificação, foi enfeitada com retratos de João Paulo II e 27 bandeiras com fotos que mostram um evento em cada ano do seu pontificado.

Segurando velas em vigília até a hora da beatificação, os presentes puderam ouvir o testemunho da freira francesa que recebeu um milagre. A irmã Marie Simon Pierre sofria de mal de Parkinson, a mesma doença que afligia o pontífice polonês por 12 anos de sua vida, e afirma que foi curada pela fé.

"Fui curada na noite do dia 2 para 3 de junho de 2005", disse a religiosa que explicou que irmãs de sua congregação rezaram pelo Papa já morto, para a recuperação de sua doença.

O Vaticano atribui a cura inexplicável da irmã a intercessão milagrosa de João Paulo II, um fato determinante para que se tornasse santo.

Roma tem vivido uma grande agitação pela beatificação. A cidade está repleta de cartazes do Papa em ônibus, táxis e postes de luz. A cidade espera uma das maiores multidões desde o funeral de João Paulo II, quando milhões de pessoas foram à cidade.

O cardeal Stanislaw Dziwisz, que esteve ao lado do Papa por décadas como seu secretário particular, disse que estava emocionado com o número de jovens que já se encontravam na praça 24 horas antes da missa de beatificação.

O caixão do Papa João Paulo II foi retirado na sexta-feira da cripta abaixo da Basílica de São Pedro e será colocado em frente ao altar principal. Depois da missa de beatificação, o caixão continuará na Basílica, que ficará aberta até ser visto por todos os interessados.

Centenas de milhares de pessoas devem assistir à missa, quando o sucessor de João Paulo II, Bento XVI, vai pronunciar em latim a declaração de que um dos mais populares papas da história é um "abençoado" da Igreja.


Catástrofe

Número de mortos por tornados nos EUA já passa de 350


PLEASANT GROVE, EUA - O número de mortos do segundo pior surto de tornados dos Estados Unidos subiu para mais de 350 neste sábado. Os efeitos da catástrofe só são menores que os do furacão Katrina, em 2005. Milhares de sobreviventes estão alojados em abrigos provisórios ou em casas de amigos. Aqueles cujas casas perderam apenas os telhados, continuam em seu interior, depois de improvisarem tetos de plástico ou lona.

No Alabama, estado mais atingido, o número de mortos aumentou para 255. Outras 101 vítimas fatais foram registradas no Mississippi, Tennessee, Arkansas, Geórgia, Virgínia e Louisiana. As seguradoras estão estimando de US$ 2 a US$ 5 bilhões de prejuízos.

As autoridades americanas estimam que mais de 10 mil casas e edifícios tenham sido destruídos no sul do país.

- Milhares de casas desapareceram completamente. Não é exagero dizer que comunidades inteiras foram exterminadas - disse Yasamie Agosto, porta-voz da Agência de Controle de Emergências do Alabama.

Em muitas comunidades no Sul dos EUA, as cenas de destruição, com grandes pilhas de entulho, madeira, veículos e bens pessoais, lembram a devastação vista no recente terremoto e tsunami japoneses. Equipes de resgate ainda procuram por possíveis sobreviventes, mas há informações precisas sobre o total de desaparecidos.

- A devastação está em toda parte - disse o Pastor John Gates, da Igreja Metodista Unida em Pleasant Grove, uma comunidade com uma população de cerca de 10 mil pessoas, a oeste de Birmingham, Alabama.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou a cidade destruída de Tuscaloosa, na sexta-feira, com promessa de ajuda do governo para os estados atingidos.

Os tornados são fenômenos comuns na no Sul e Centro-Oeste dos Estados Unidos, mas raramente são tão devastadores. A recuperação deverá custar bilhões e exigir recursos federais e ter impacto no esforço do governo para reativar a economia do país.


Literatura

Morre, aos 99 anos, o escritor argentino Ernesto Sabato
BUENOS AIRES - Faltando pouco mais de um mês para seu centenário (no próximo dia 24 de junho), o escritor argentino Ernesto Sabato morreu na madrugada deste sábado, 30, vítima de uma severa bronquite. Segundo comentaram amigos do autor de "Sobre heróis e tumbas" (1961) e "O túnel" (1948), há muito tempo Sabato tinha dificuldades para respirar "e estava sofrendo". O escritor faleceu em sua casa do bairro de Santos Lugares, na Grande Buenos Aires, onde vivia desde 1945. No mesmo lugar, segundo confirmou recentemente seu filho, o cineasta Mario Sabato, será construído um museu sobre a vida e a obra de um dos escritores mais importantes da Argentina de todos os tempos.

Elvira Fraga, uma de suas grandes amigas, comentou que "Ernesto estava sofrendo faz tempo, mas ainda tinha bons momentos, especialmente ouvindo música".

- Ele tinha uma bronquite delicada e muitos problemas para respirar - revelou Elvira, em entrevista ao canal "13" de TV.

O clima no país e, sobretudo, no bairro onde Sabato morou e morreu, era de profunda tristeza. Apesar de alguns capítulos da vida de Sabato terem provocado polêmicas nas últimas décadas, sobretudo após a redemocratização do país, em 1983, a morte do escritor foi lamentada por todos os argentinos. Alguns setores intelectuais questionaram um suposto vínculo de Sabato com os militares que governaram o país entre 1976 e 1983. No passado, a divulgação de fotos sobre um encontro entre o ex-ditador Jorge Rafael Videla e alguns nomes da cultura argentina na Casa Rosada (palácio de governo), entre eles Sabato, levou escritores como Osvalo Bayer a denunciarem "uma atitude que faz parte da hipocrisia argentina".

Mas a vida de Sabato, que sempre evitou comentar os ataques de seus críticos, também incluiu sua participação como presidente da histórica Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (Conadep), que durante o governo do ex-presidente Raúl Alfonsín (1983-1989) elaborou e apresentou o famoso documento "Nunca Mais", com informações sobre todos os presos políticos desaparecidos durante o regime militar. Na época, o escritor assegurou que "este tipo de calamidades nunca mais deveria ocorrer em nosso país".

" Ernesto estava sofrendo faz tempo, mas ainda tinha bons momentos, especialmente ouvindo música "

Em sua juventude, Sabato integrou movimentos universitários de tendência comunista e em 1934 viajou a Bruxelas como delegado do Partido Comunista ao Congresso contra o Fascismo e a Guerra. Pouco depois, o escritor instalou-se em Paris, rompeu com o comunismo e só retornou a Buenos Aires em 1940, ano em que casou-se com Matilde, sua grande companheira de vida (já falecida). Ontem, muitos amigos do escritor lembraram, também, sua formação como físico. Sabato obteve um Doutorado em Física na Universidade Nacional de La Plata e uma bolsa anual para realizar pesquisas sobre radiação atômica no Laboratório Curie, em Paris. O escritor também trabalhou no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Depois vieram os anos de glória como escritor, com a publicação de livros que se transformaram em sucessos internacionais. Em 1975, chegou o Prêmio de Consagração Nacional da Argentina e dois anos mais tarde o Prêmio Medici, na Itália. Em 1991, Sabato recebeu um Doutorado honoris causa da Universidade de Rosario, na província argentina de Santa Fe, e, em 1995, da Universidade de Turin, na Itália. No mesmo ano, o escritor sofreu um dos golpes mais duros de sua vida quando seu filho mais velho, Jorge, faleceu num acidente de automóvel.

Após o retorno da democracia na Argentina, Sabato tornou-se um importante ator político. O escritor, que em 2009 foi declarado cidadão ilustre da província de Buenos Aires, gostava de definir-se simplesmente como um anarquista. Em entrevista ao jornal colombiano "El Tiempo", publicada em 1997, Sabato assegurou que "sou um anarquista! Um anarquista no melhor sentido da palavra. O povo crê que anarquista é aquele que põe bombas, mas anarquistas foram os grandes espíritos como, por exemplo, Leon Tolstoi". Nos últimos anos, o escritor afastou-se da vida pública e deixou de dar entrevistas. Seus amigos asseguraram ontem "que ele não dedicava tempo aos jornalistas, mas sim as pessoas que sempre o acompanharam".



Reforma política

Após refiliar Delúbio, PT quer financiamento público de campanha para barrar corrupção
BRASÍLIA. Um dia depois de aceitar a refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, pivô do escândalo do mensalão, o Diretório Nacional do PT aprovou, neste sábado, uma resolução sobre reforma política em que defende o financiamento público de campanha, como forma de diminuir a influência do grande capital na política que favorece a corrupção. Delúbio foi expulso do PT em 2005 por causa do episódio. Um dos réus do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ele é apontado por abastecer o caixa dois do partido.
Além do financiamento público exclusivo de campanhas, a resolução petista defende, entre outros pontos da reforma política, o voto proporcional em lista pré-ordenada, o fim das coligações proporcionais e a fidelidade partidária. Ontem, o novo presidente do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), fez uma defesa enfática do financiamento público de campanha.

- A prioridade máxima é o financiamento público de campanha. Isso porque ajuda a quebrar em definitivo o peso do poder econômico nas eleições e permite que as as campanhas sejam mais baratas. O financiamento público é algo que não resolve tudo, mas ele inibe seguramente a corrupção eleitoral - argumentou Falcão.


PT
Delúbio Soares fez negócios com empresa que atua no Minha Casa, Minha Vida, diz 'Época'
SÃO PAULO - O ex-secretário de Finanças do PT Delúbio Soares, refiliado ao partido e um dos principais envolvidos escândalo do mensalão, conduziu seus negócios como empresário sempre à sombra do governo petista, segundo revela reportagem da revista "Época" veiculada neste fim de semana. A reportagem mostra que, desde 2007, durante o tempo em que ficou afastado do PT, Delúbio vem mantendo negócios com a incorporadora Brookfield, que fez negócios com a Previ - o bilionário fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil - e participa do programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida, construindo 1.808 imóveis do maior programa habitacional do governo.

Um dos réus do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) e responsável por abastecer o caixa dois do partido, Delúbio voltou ao PT cinco anos e seis meses após sua expulsão e com apoio de 72% do Diretório Nacional, incluindo o aval de Lula e José Dirceu, este último investigado pelo STF por suspeita de corrupção e formação de quadrilha.

A revista relata que, em uma reunião em setembro de 2010 em Brasília, Delúbio teria dito que a vida financeira dele estava melhorando graças a um empreendimento da Brookfield. "Passei momentos difíceis, mas eles estão me ajudando muito", teria afirmado o petista num escritório de negócios em Brasília, onde fazia reuniões que misturavam política com seus negócios. Numa dessas reuniões, Delúbio apontou com um aceno de cabeça para três torres que se erguiam em frente à janela da sala construídas pela incorporadora, diz a revista.

O sindicalista Luiz Egami, amigo de Delúbio e um dos presentes à reunião, confirmou, segundo a "Época", que o petista está prestando consultoria à empresa. Um ano antes dessa reunião, em 2009, a Brookfield vendera duas das três torres para a Previ por R$ 342 milhões. O fundo não investia em imóveis novos havia nove anos, diz a reportagem.

Ainda conforme a revista, a empresa já construiu 1.808 imóveis para o Minha Casa, Minha Vida. O responsável pela transação com a Previ e coordenador do contrato com o programa habitacional do governo federal é o executivo Marcelo Borba, amigo da família de Delúbio.

As relações de Delúbio com a Brookfield não acabam aí. A reportagem mostra que a incorporadora é um dos anunciantes do site criado pelo petista em sociedade com a irmã Delma Soares, o Geral Imóveis, que divulga anúncios publicitários em Goiânia. Até meados de 2009, o site era pobre em ofertas de imóveis, diz a revista. Hoje, há ofertas de lançamentos, alguns com valores superiores a R$ 500 mil.

Borba negou, segundo a "Época", que Delúbio tenha ajudado na venda dos prédios à Previ, mas confirmou ter relações com a família do petista. Em 2004, empresas do executivo doaram R$ 75 mil à campanha de um irmão de Delúbio, Carlos Rubens Soares, candidato a vereador em Goiânia.

A Brookfield, que construiu o prédio vendido à Previ com a ajuda de Delúbio, contou com serviços da empresa Brasil Gerais, de Carlos Rubens Soares, nas obras. Os prédios vendidos à Previ estão localizados no Parque Corporate, em Brasilia.

"Nós costumamos contratar a empresa Brasil Gerais (com sede em Goiânia), de Carlos Rubens Soares, irmão do Delúbio, para prestar serviços de logística nas obras da construtora", disse à revista Marcelo Borba, executivo da Brookfield. Ele disse que o irmão de Delúbio participou da construção não só dos prédios vendidos à Previ, como "de muitos outros", acrescentou o executivo, que não revelou valores pagos à empresa do irmão de Delúbio.

O ex-secretário de finanças do PT ajudou a campanha de Dilma na arrecadação de recursos e, nessa reunião em Brasília, teria afirmado que, assim que Dilma ganhasse a eleição, ele voltaria ao partido, como teria lhe garantido Lula.


Pretos, pardos, índios e amarelos

Censo 2010: população do Brasil deixa de ser predominantemente branca
RIO - Pela primeira vez na História do Censo, a população do Brasil deixa de ser predominantemente branca. Pelos dados de 2010, as pessoas que se declararam brancas são 47,73% da população, enquanto em 2000 eram 53,74%. Nos outros Censos, até agora, os brancos sempre tinham sido mais que 50%.


Em 2010, do total de 190.749.191 brasileiros, 91.051.646 se declararam brancos - o que faz com que, apesar de continuar sendo o grupo com maior número de pessoas em termos absolutos, a população branca tenha percentual menor do que a soma de pretos, pardos, amarelos e indígenas.

"O Censo confirma o que já vinha sendo indicado nas PNADs "

.A população negra aumentou em quatro milhões, indo de 10.554.336 em 2000 para 14.517.961. Já a parda aumentou em 16,9 milhões: foi de 65.318.092 para 82.277.333. A parcela de indígenas cresceu de 734.127 para 817.963, e a amarela, de 761.583 para 2.084.288. A população branca foi, assim, a única que diminuiu. Paula Miranda-Ribeiro, professora de demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, sublinha essa mudança cultural.

- O Brasil está mais preto, algo mais próximo da realidade - diz Paula, para quem a principal razão é a maior identificação de pretos e pardos com sua cor. - É a chamada desejabilidade social. Historicamente, pretos e pardos eram desvalorizados socialmente, o que fazia com que pretos desejassem ser pardos, e pardos, brancos. Agora, pretos e pardos quiseram se identificar assim. Isso pode ter a ver, ainda, com a afirmação dessa população como forte consumidor atualmente, que se refletiu em afirmação de identidade. Outra razão desse aumento de pretos e pardos é também o maior número de casamentos interraciais.

- O Censo confirma o que já vinha sendo indicado nas PNADs. Entre 1995 e 2008, houve queda de seis pontos percentuais do número de pessoas brancas - diz Marcelo Paixão, coordenador do Laboratório de Análises das Relações Raciais da UFRJ. - É fruto de um processo de valorização étnica, que vem de visibilidade maior tanto de atores e personalidades negros quanto de temas como cotas. Como o aumento de pretos e pardos foi também nas faixas etárias intermediárias, não só dos que nascem, por exemplo, podemos ver, sim, mudança comportamental.

Moradora de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, a vendedora Gisela Zerlotine fez questão de se declarar parda no Censo de 2010:

- Apesar de não ter pele tão escura, eu me sinto mais próxima de pardos e negros, minha família tem muitos negros - diz Gisela, casada há sete anos com Luiz Carlos de Oliveira, negro. - A gente tem dois filhos. Um é meu de uma relação anterior, Pedro, de 8 anos, branco mesmo, o pai era bem branco. E a outra é a Milena, de 2, filha minha com o Luiz Carlos. Ela já é caramelo. É bem misturada.


Censo 2010

Brasil tem quase 14 milhões de analfabetos
RIO - Em dez anos, o analfabetismo no país caiu só quatro pontos percentuais. Hoje, há ainda 13,9 milhões de brasileiros, com 15 anos ou mais, analfabetos, diz o Censo de 2010 divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. É o equivalente a 9,63% da população nessa faixa etária - no Censo de 2000, esse percentual era de 13,64%. Apesar de ser uma das áreas do país com maior crescimento econômico e aumento de mercado consumidor, o Nordeste continua sendo a região com maior número de analfabetos.

Para pesquisadores, a queda na taxa de analfabetismo tem sido lenta. O próprio presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, afirma que essa taxa "não cai tão rápido". O principal motivo para isso, diz Nunes, é a dificuldade da alfabetização de pessoas mais velhas. Isso é apontado pelo fato de que, à medida que se avança na faixa etária, maior é o percentual de analfabetos. Na faixa de 60 anos ou mais, são 26,5% de analfabetos.

'A queda no analfabetismo não faz curva, é quase uma reta'

A diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Celi Taffarel, diz que a queda da taxa de analfabetismo devia ter sido de, no mínimo, oito pontos percentuais.

- O Brasil, assim, não alcança a meta prevista pela Unesco, de até 6,7% de analfabetos em 2015 - afirma Mozart Neves Ramos, do movimento Todos Pela Educação. - O problema está no Norte e no Nordeste, com população rural mais velha e analfabeta. A evasão na Educação de Jovens e Adultos é alta.

Professor titular aposentado de educação da UFRGS e consultor da Capes e do CNPq, Alceu Ferraro avalia que a queda de 2010 segue a tendência - lenta - dos Censos nas últimas décadas:

- A queda não faz curva, é quase uma reta. O Brasil tem, até hoje, uma estrutura de latifúndio, que inibe o avanço cultural. Mesmo após ter se tornado urbano, o país manteve essa estrutura porque, nas cidades, manteve a concentração de riqueza, que não deixa o nível escolar e cultural avançar.

O Nordeste está em pior situação. Enquanto no Sudeste os analfabetos são 5,5% e no Sul, 5,1%, no Centro-Oeste são 7,2%; no Norte, 11,2%; e no Nordeste, 19,1% - pior do que o pior percentual de analfabetismo no Sul, aquele das pessoas com 60 anos ou mais (16,6%). De cada dois nordestinos com 60 anos ou mais, um é analfabeto.

O pernambucano Edson Cartaxo, 44 anos, cresceu na Zona da Mata. A avó que o criou achava que para trabalhar na enxada não era preciso leitura. Resultado: Edson nunca sentou num banco escolar e não sabe nem assinar o nome. Até hoje não teve carteira assinada. Todo dia, anda com sua carroça de materiais reciclados em Recife:

- Das 6h até a hora que sabe Deus quando.

- O analfabetismo começa a aparecer como uma questão nordestina no Censo de 1920 - diz Alceu Ferraro. - Isso foi fruto da perda da importância política e econômica do Nordeste. A volta de seu crescimento econômico pode melhorar seu nível de alfabetização, mas o efeito não será tão imediato.


Meio ambiente

Em oito meses, desmatamento da Amazônia cai só 3%
 
SÃO PAULO - O desmatamento na Amazônia teve uma redução de 39% em março último em relação ao mesmo mês de 2010, quando 76 quilômetros quadrados de florestas foram derrubados. De agosto de 2010 a março deste ano, o que corresponde aos oito primeiros meses do calendário atual de desmatamento, foi registrada uma ligeira redução de 3% no desmatamento, com um total de 972 quilômetros quadrados de desmate.

"Podemos considerar que essa pequena redução de 3% é um empate"

.Embora o ritmo de desmatamento tenha diminuído, os números monitorados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com base no Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) - que utiliza imagens dos satélites Cbers e Landsat do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) - não são alvissareiros.

- Podemos considerar que essa pequena redução de 3% é um empate. A situação está estabilizada e a tendência é se manter estável - analisou Adalberto Veríssimo, pesquisador sênior do Imazon.

Considerando os oito primeiros meses do calendário anual de desmatamento, o Mato Grosso é o estado que lidera o ranking com 28% do total desmatado (263 quilômetros quadrados), seguido por Rondônia com 26% (274 quilômetros quadrados), Pará com 26% (257 quilômetros quadrados) e Amazonas com 12% (120 quilômetros quadrados).

Em março de 2011, os estados que mais desmataram foram Rondônia, com um crescimento de 69% (32 quilômetros quadrados), e Mato Grosso, com 23% (11 quilômetros quadrados).

- As áreas mais devastadas em Rondônia estão próximas às hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, o que prova a falta de políticas de defesa da floresta - disse Veríssimo.

Segundo ele, a volta do Mato Grosso ao ranking dos estados que mais desmatam está diretamente ligada à mudança do governo estadual. Para Veríssimo, o ex-governador Blairo Maggi (PR), um dos maiores produtores de soja do país, que foi eleito senador, tinha uma certa preocupação em preservar o estado, política que não estaria tendo continuidade com o atual governador, Silval Barbosa (PMDB).

De agosto a março, a degradação florestal - extração da madeira e uso do fogo para derrubar a floresta - aumentou 225%, atingindo 4.956 quilômetros


Justiça Eleitoral

TSE ainda não recebeu prestação de contas de 15 partidos; prazo termina segunda
Agência Brasil
BRASÍLIA - Os partidos têm até a próxima segunda-feira para prestar contas de 2010 à Justiça Eleitoral. Entretanto, 15 diretórios nacionais ainda não enviaram seus balanços contábeis ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda não forneceram as informações: PT, PSDB, DEM, PMDB, PSB, PMN, PV, PRTB, PSTU, PHC, PSDC, PCO, PSL, P-SOL, e PR.

As informações são relativas ao movimento financeiro de todo o ano e não apenas das campanhas eleitorais, cujas prestações foram apresentadas no final do ano passado. Até agora, os partidos que prestaram contas foram: PDT, PPS, PP, PCdoB, PTC, PSC, PRP, PT do B, PCB, PTN, PTB e PRB. Até o fim do dia, a lista pode ter novas atualizações.

Segundo a legislação eleitoral, caso os partidos não apresentem as contas no prazo, eles podem deixar de receber cotas do Fundo Partidário. O mesmo ocorre caso sejam detectadas irregularidades.

Nesses casos, a legenda pode ser punida pelo período de um a 12 meses ou por meio de desconto do valor apontado como irregular. Caso a Justiça detecte que a prestação de contas está incompleta, o relator responsável abre uma diligência para que a informação seja complementada.

Os balanços devem conter a discriminação detalhada das receitas e despesas da agremiação, assim como os valores e destinação dos recursos recebidos do Fundo Partidário, a origem e o valor das contribuições e doações. As despesas de caráter eleitoral devem conter a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha.

Os diretórios regionais devem encaminhar as informações aos tribunais regionais eleitorais do respectivo estado, e os diretórios municipais aos juízes eleitorais.



Campanha

Padilha diz que meta é vacinar 80% do público-alvo contra gripe
 
BRASÍLIA - Na véspera do Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira que, se a pasta conseguir alcançar a meta de vacinar 80% do público-alvo definido para a campanha , terá alcançado alto índice de proteção para todo o país.

Este ano, além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde - ao todo, 30 milhões de pessoas. Os grupos foram definidos por apresentarem maior chance de complicações e, no caso de médicos e enfermeiras, para evitar a transmissão da doença durante o atendimento.

De acordo com o ministro, 65 mil postos em todo o país estarão abertos neste sábado para reforçar a campanha. Para a compra da vacina, foram gastos R$ 230 milhões. Segundo a pasta, 200 mil profissionais de saúde participam da imunização, que será concluída no dia 13 de maio.

- Só é possível garantir essa vacina de forma gratuita porque estamos produzindo a vacina aqui no Brasil. Hoje, 90% das doses de vacinas no Brasil são produzidos nos laboratórios públicos brasileiros. É um grande investimento que fazemos para incorporar tecnologia e produzir conhecimento aqui - disse Padilha, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Padilha garantiu que a vacina é segura e que os efeitos colaterais mais comuns são apenas dores no corpo e, eventualmente, febre.

- É melhor do que correr o risco de uma gripe com complicações como a pneumonia.



Afastada

Tribunal nega recurso apresentado pela defesa da ex-prefeita de Magé, Núbia Cozzolino

RIO - A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, negou, por unanimidade, provimento ao recurso apresentado pela defesa da ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino, condenada a perda de mandato e afastada de seus direitos políticos por dez anos.
Foi mantida, também, a sentença que condenou a ré a todas as sanções da Lei 8.429/92 (de improbidade administrativa) por atos de promoção pessoal. A mesma terá de pagar multa civil no valor de 50 vezes o de seus subsídios, a ser revertido ao Município e fica proibida de contratar com o Poder Público, pessoalmente, ou por interposta pessoa, e de receber benefícios ou incentivos, fiscais ou creditícios, por cinco anos. Núbia fica ainda obrigada a ressarcir integralmente o dano causado ao Município de Magé.

Em 21 de março deste ano, outra decisão do TJ manteve a condenação de Núbia Cozzolino por descumprimento de decisão judicial.


Obras

Deslizamento em túnel do PAC foi mantido em sigilo pelo governo
FORTALEZA - Um deslizamento de solo na entrada do Túnel Cuncas I , localizado no município de Mauriti, no Ceará, paralisou as escavações da obra que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não houve feridos. Uma visita a essa obra foi um dos últimos compromissos oficiais do ex-presidente Lula, no dia 14 de dezembro, duas semanas antes de deixar o cargo.

" Parece uma coisa muito séria, mas é bem mais simples"

.O Túnel Cuncas I tem 15 quilômetros de extensão e liga Mauriti a São José de Piranhas, na Paraíba. Cerca de 98% do túnel ficam em rocha, mas foi no pequeno trecho em solo que o deslizamento, ocorreu no último dia 20. Mas até ontem ele foi mantido em sigilo pelo Ministério da Integração.

Nesta quinta-feira, em nota, o ministério disse que nas escavações de túneis em solo podem ocorrer "imprevistos geológicos" que induzem à ruptura do teto, acarretando o desprendimento da terra. Nesses casos, segundo a pasta, é feito o preenchimento do solo da região afetada antes de ser retomada a escavação.

O Consórcio Construtor Construcap/Toniollo e Busnello/Ferreira Guedes, responsável pela execução desse trecho, suspendeu as atividades até que sejam realizadas novas análises e estudos do solo. As visitações também foram suspensas por motivo de segurança. A imprensa não teve acesso.

As outras duas frentes de serviços da construção do Cuncas I, que estão localizadas no meio e na saída do túnel, estão funcionando normalmente, de acordo com o ministério.

O gestor administrativo do consórcio, José Roberto, disse que as empresas apenas executam o projeto da forma como foi contratado pelo Ministério da Integração e que representantes da pasta estão presentes na obra em tempo integral.

- Parece uma coisa muito séria, mas é bem mais simples - disse.

O ministério não informou o comprimento do túnel que fica em solo. No dia do acidente, já teriam sido escavados cerca de 80m, e o deslizamento teria atingido 50m desse total, segundo ex-operário ouvido pelo GLOBO, que pediu para não ser identificado.

Ele abandonou o trabalho um dia antes do deslizamento alegando insegurança. Nesse dia, segundo ele, uma rocha de aproximadamente 40kg caiu a menos de 1,5m à sua frente enquanto trabalhava na parte rochosa do túnel. Ele também relatou outros casos de acidentes. Em um deles, ocorrido este ano, um operário sofreu traumatismo craniano após ser atingido na cabeça por uma pedra. Máquinas que entram no túnel teriam o teto todo amassado.

Para ele, só não houve vítimas desse deslizamento porque ocorreu à noite. Disse ainda que há pelo menos um mês as obras do lado cearense do túnel - que chegaram a funcionar em três turnos - só estariam em operação em um único turno durante o dia.

- A maioria dos trabalhadores tem medo, mas fica porque precisa - contou.

O ex-operário disse ainda que ao serem contratados os trabalhadores recebem orientação sobre a importância de evitarem conversas sobre problemas da obra.

Cuncas I é o maior túnel subterrâneo para transporte de águas da América Latina. Além dele, há o Cuncas II, com quatro quilômetros de extensão. Para a construção dos dois túneis serão investidos cerca de R$ 203,3 milhões. A conclusão está prevista para dezembro de 2012.



Domingo decisivo

Flamengo e Vasco na decisão da Taça Rio: taça invicta ou queda da escrita

RIO - Em apenas um jogo, duas decisões distintas neste domingo, às 16h, no Engenhão, na final da Taça Rio. Para o Vasco, resta manter viva a chance de acabar com o jejum de títulos e quebrar a escrita de derrotas em finais para o maior rival. Para o Flamengo, ser campeão estadual invicto pela quinta vez e encerrar o campeonato.

Ingredientes suficientes para o clássico ser especial e as provocações entre as torcidas - que praticamente esgotaram os mais de 36 mil ingressos - aflorarem. Mas, entre os dois times, a cautela prevaleceu durante toda a semana. A ansiedade, por outro lado, não deu para esconder. O que só deve aumentar numa possível disputa de pênaltis, caso o jogo termine empatado.

- No dia em que perder a ansiedade antes dos clássicos, aquele frio na barriga que você sente antes das decisões, vou ter de me aposentar. Eu tenho isso tudo - afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo.

No Vasco, o rival só entrou em cena, ao menos publicamente, após o jogo contra o Náutico. E a preparação para o clássico foi no velho estilo de esconder o jogo do adversário, com parte dos treinos fechados à imprensa e até mesmo aos torcedores. Todos em São Januário admitem que não se ganha jogo assim, mas preferiram a tranquilidade às vésperas do clássico, que cresce em importância pelas derrotas seguidas em finais. No time que vai entrar em campo hoje, no entanto, não deve haver surpresas. Fágner, apesar de recuperado e de ter jogado meio tempo contra o Náutico, deve começar no banco e Allan mantido na lateral direita.

- É uma rivalidade que precisa de muitas palavras para definir. Tem que estabilizar as emoções. Tudo isso para conquistar a Taça Rio e abrir portas para o título carioca - afirmou o técnico Ricardo Gomes.

O rubro-negro aproveitou a ida a Fortaleza, pela Copa do Brasil, e evitou o ambiente da decisão no Rio. A boa atuação contra o Horizonte pode levar o técnico Vanderlei Luxemburgo a formação ofensiva, com Renato como segundo volante, dois meias de criação (Thiago Neves e Bottinelli), além de dois atacantes. Para manter o argentino no time, o treinador pode escalar Ronaldinho Gaúcho no ataque, ao lado de Deivid ou Wanderley.



Vasco x Flamengo

Local: Engenhão

Juiz: Luís Antônio Silva Santos

Vasco: Fernando Prass, Allan (Fágner), Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Éder Luís e Alecsandro.

Flamengo: Felipe, Galhardo, Wellinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Wanderley).