Blog

Blog

3 de jun. de 2011

Cientistas divulgam impressora que imprime em pessoas humanas


A cada dia que passa, uma novidade de tirar o fôlego aparece para nos mostrar que aquele último recurso conhecido ontem nem era essas coisas todas. Dessa vez, os cientistas pegaram pesado.
No encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, um grupo de pesquisadores apresentou uma impressora 3D que pode vir a imprimir tecidos biológicos. Veja o vídeo produzido pela BBC Brasil:


Atualmente, a equipe da universidade americana Cornell trabalha na impressão de orelhas para serem usadas na medicina reconstrutiva.
A ideia é que, no futuro, cada paciente tenha detalhes minuciosos do seu corpo armazenados no computador dos médicos. Se ele necessitar de uma nova cartilagem, um menisco, uma orelha ou até um osso, bastaria recuperar aquelas informações. Depois, células do próprio paciente seriam coletadas e postas em cultura para serem usadas como “tinta” para imprimir novas partes do corpo.
O pesquisador Hod Lipson, da universidade americana Cornell, afirma que ele e outros estudam a impressão com materiais biológicos que formam tecidos tridimensionais. Para quem ficou curioso ou já planeja se beneficiar com a novidade, a parte mais triste dessa notícia: a impressora só deve estar pronta para uso daqui a 20 anos.