Blog

Blog

2 de jun. de 2011

Medo de barata - Minha nossa!

Medo de barata - transtorno sexual ou alergia?



Ver uma pessoa gritando diante de um inseto de cinco centímetros que não morde nem ataca seres humanos pode parecer irracional. O que muitos não sabem é que existem teorias que explicam o medo de barata, que acomete principalmente mulheres (mas também alguns homens).

Creative Commons - Wikipedia

O medo

De modo geral, ter medo é natural e até uma questão de sobrevivência. Por exemplo, o medo que nos leva a dirigir com as janelas do carro fechadas e a estarmos atentos à nossa volta ao pararmos na sinaleira pode evitar que sejamos pegos desprevenidos por um assaltante. No entanto, alguns medos podem prejudicar-nos em muitos aspectos de nossas vidas, como aqueles que se transformam em fobias.

Emidiobatista - Flickr CC
Este post sobre o medo de barata é o primeiro de uma série de três. Na sequência dele, falaremos ainda sobre o enfrentamento de medos, como o medo de voar de avião e o medo de fazer exame de sangue. Compartilharemos também algumas dicas para perder o medo, que podem servir para qualquer tipo deles.


Medo de barata

Confesso a vocês que entro em pânico quando vejo uma barata. As pessoas costumam não gostar delas, afinal, é mesmo um inseto super-nojentíssimo que pode causar doenças. Alguns, no entanto, possuem um medo irracional e incontrolável de baratas - eu, por exemplo. As duas vezes na vida que precisei encarar uma baratona - porque se não a matasse teria de dormir fora de casa pra sempre, pois nunca saberia se ela ainda estaria lá - fiz, literalmente, xixi na calça.

Já ouvi falar que Freud associa o medo de barata a transtornos sexuais. [Jura? E o que o tarado do Freud não relacionava com sexo?] Lembrando quando Chico Xavier foi questionado se tinha problemas na área sexual e ele respondeu: "tanto tenho que estou encarnado neste planeta". Ou seja, sendo humana, também devo ter algum problema relacionado à sexo, mas daí a chamar de transtorno seria demais, né?

Também já li sobre a teoria de que quem tem medo de barata na verdade tem alergia a elas. Veja o trecho abaixo, extraído do Blog da Alergia:

O estudo destes insetos [baratas] tem se intensificado nos últimos anos, sendo descritos alguns fatores que seriam os provocadores da alergia, como por exemplo, proteases presentes em seu tubo digestivo, que exerceriam papel importante no aparecimento das doenças alérgicas. Um dado interessante é que foi descrita também a presença de uma proteína, chamada de tropomiosina, que também pode ser encontrada em ácaros e no camarão. Por isso, pode ocorrer uma reatividade cruzada entre ácaros, baratas e camarão. Fonte: Blog da Alergia.

Adivinhem o que mostram meus exames de sangue? Alergia a ácaros, camarão e, claro, baratas (args!).

Outra teoria conhecida é a de que mulheres que têm medo de barata herdaram esse medo de suas mães. Afinal, desde pequenas observaram as mamães - aquelas super-mulheres - tendo reações exageradas quando deparadas com uma baratinha. Imagine o pensamento infantil nessa hora: "Apesar de pequeno, deve ser um bicho muito perigoso, né?" [Sim, minha mãe tem pavor de baratas voadoras.]


Enfrentar o medo

Posso até parecer meio ridícula quando uma barata vem em minha direção [já repararam que elas perseguem quem tem medo?], mas esse medo não prejudica minha vida. Se eu morasse num lugar onde elas aparecessem com frequência, talvez se tornasse um problema. Mas não é o caso. É o tipo de medo com o qual posso conviver muito bem.

No entanto, existem medos que podem atrapalhar nossa vida e devem ser tratados. No próximo post falaremos sobre tratamento e dicas para enfrentar qualquer tipo de medo. Até lá!