Blog

Blog

27 de jul. de 2011

Esta é a prisão em que o terrorista norueguês poderá ficar preso


A Noruega é um dos países mais desenvolvidos do mundo, talvez o primeiro da lista. Lá, não existe violência, assaltos, milhares de tipos de dispositivos de segurança para as casas, favelas, etc. Então imagine o horror causado na população quando Anders Behring Breivik explodiu uma bomba na capital e depois matou mais de sessenta adolescentes e crianças.
Segundo ele, que reconhece o ato que praticou, a europa está em guerra e por isso ele não deve ser condenado. Uma guerra contra o multiculturalismo que atrasa o desenvolvimento. Num manifesto de 1500 páginas que ele publicou na internet antes de praticar os crimes, cita o Brasil como exemplo de um lugar que deu errado por misturar muitas raças. Nas palavras de Anders, o Brasil é disfuncional.
Contudo, a Noruega respondeu ao crime horrendo de maneira brilhante, algo que jamais imagino ser possível acontecer em um país como o nosso. O primeiro ministro do país disse que o ato será respondido com mais democracia, e os jovens, ao invés de se amedrontarem, procuram cada vez mais se envolver na política do país, se filiando em partidos.
Mas mesmo um criminoso, tem direito a continuar vivo, o Estado não pode condenar assassinatos com mais um. Então Anders poderá ser condenado e cumprir no máximo 21 anos de prisão, e se condenado por crimes contra a humanidade, 30 anos. E esta é a prisão em que ele ficará preso se isso acontecer, Halden, chamada de “a prisão mais humana do mundo”:
Os agentes carcerários mais bem treinados do mundo. Ao invés de apenas controlar o fluxo dos presos, esses agentes são treinados para motivá-los com conversas e atividades compartilhadas.
Pista de cooper, bancos ao ar livre, gramado e mesas com tabuleiros de xadrez.
A prisão de Halden conta ainda com um estúdio profissional, onde os presos são ensinados. Os professores chamam os alunos de pupilos, e nunca de prisioneiros.
Consultório médico, odontológico e bibliotecas são alguns dos serviços que os prisioneiros tem acesso dentro da prisão de Halden.
Futebol, basquete, escalada, cooper. São várias as atividades diárias na prisão para ajudar a manter os presos ocupados.
Cada 10 a 12 celas tem uma cozinha e uma sala de estar, onde os prisioneiros relaxam e preparam sua comida após um dia de trabalho. Nenhuma janela da prisão tem grades.
A cela, ou melhor, o quarto em que o prisioneiro fica, tem TV, banheiro privativo e frigobar.
Diversos trabalhos de arte dão um toque mais leve na prisão. As obras, graffitis, fotografias e quadros são parte de um investimento de 1 milhão. A ideia é que a arte na prisão dará um senso de “somos tratados com seriedade” por parte dos prisioneiros.
via TIME.