Blog

Blog

26 de jul. de 2011

O maior assassino da Noruega - sentença 21 anos de prisão

Anders Behring Breivik, o assassino em massa da Noruega acusado pela morte de 93 pessoas durante dois atentados, enfrentará uma pena de prisão máxima de apenas 21 anos. Surpreendentemente, essa é a mais longa sentença à disposição dos juízes no sistema de justiça da Noruega.
Na Inglaterra e País de Gales, criminosos como Anders, têm a certeza que morrerão atrás das grades, e os assassinos que usam uma faca ou uma arma de menor poder de destruição, são condenados de 25 a 30 anos de prisão. Mas na Noruega, a média de tempo de condenação é de apenas 14 anos.

Mesmo aqueles que receberam o prazo máximo podem ser liberados após dois terços de suas penas, e muitos são liberados para sair nos fins de semana, sem supervisão, depois de apenas um terço.
Somente em casos excepcionais, se o judiciário considerar que um prisioneiro ainda é altamente perigoso, sua sentença é prorrogada por mais cinco anos.

Taxas de encarceramento da Noruega - o número de pessoas presas per capita da população - estão entre os mais baixos da Europa. Cerca de 66 estão atrás das grades para cada 100.000 cidadãos, menos de metade do valor para o Reino Unido. A idade de responsabilidade penal é de 15, em comparação com dez na Inglaterra e País de Gales. Falta de vagas nas prisões fazem com que alguns infratores tenham de esperar semanas ou mesmo meses antes de serem presos. Muitos aguardam em casa, muitas vezes no seio das comunidades onde cometeram seus crimes. Em um caso notório, dois rapazes que mataram uma menina de cinco anos foram de volta à escola dentro de apenas duas semanas.
Anders Behring Breivik, o terrorista norueguês.



Fonte: Mail Online