Blog

Blog

2 de ago. de 2011

Curiosidades científicas


       Estava estudando embriologia e achei algumas coisas muito interessantes e resolvi postar. Se o artigo der boa audiência postarei a 2º parte na semana que vem, por que ele é muito grande. Caso contrário, fica por isso mesmo. Espero que gostem e comentem bastante.


O estereótipo da perfeição apresenta:
Algumas curiosidades científicas que você não sabia


Algumas mulheres dizem que menstruam bastante durante a gestão. Como isto pode ocorrer?

R: Mulheres grávidas não menstruam, entretanto podem apresentar um sangramento na data prevista para a menstruação. Este sangue pode ser proveniente do espaço interviloso devido a uma separação parcial da placenta. Como não há destruição do endométrio, este sangue não é sangue menstrual.

Se uma mulher esquecer-se de tomar pílula anticoncepcional e depois tomar duas, ela poderá engravidar?

R: Depende de quando ela se esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional. Se foi no meio do ciclo, ela pode ovular e engravidar. Tomar duas pílulas no dia seguinte não vai impedir a ovulação.
Embora mulheres raramente engravidem após os 48 anos de idade, homens idosos podem engravidar mulheres. Por que isso ocorre? Há um risco maior de a criança ter Síndrome de Down ou outra anomalia quando o pai tem 50 anos de idade ou mais?

R: Os ciclos ovariano e endometrial (menstrual) cessam entre os 47 e 55, média de 48 anos. A menopausa resulta da gradual parada na liberação de gonadotropinas pela hipófise; mas isso não quer dizer que o suprimento de ovócitos tenha terminado. O risco de síndrome de Down e de outras trissomias é aumentado em crianças de mães com 35 anos ou mais. A espermatogênese também diminui a partir da idade de 45 anos, e o número de espermatozóides não viáveis e imóveis aumenta. Apesar disso, a produção de espermatozóides continua. O risco de produzir gametas anormais é menor em homens do que em mulheres; entretanto homens idosos podem acumular mutações que serão herdadas pelas crianças. Mutações podem causar anomalias congênitas.


Existem anticoncepcionais orais para homens? Se não, por quê?

R: Muitas pesquisas têm sido realizadas, inclusive o desenvolvimento de contraceptivos orais para homens. Estas pesquisas incluem o desenvolvimento de tratamentos hormonais e não-hormonais para impedir a espermatogênese e a estimulação de respostas imunes a espermatozóides. Parar o desenvolvimento de milhões de espermatozóides é mais complexo do que parar o desenvolvimento de um ovócito por mês.


É possível determinar o sexo do zigoto in vitro? Que razões médicas indicariam esse procedimento?

R: Sim. Um dos blastômeros pode ser removido, e o cromossomo Y identificado por uma coloração fluorescente com mostarda de quinacrina ou por técnicas moleculares. Esta técnica pode ser disponibilizada para casais com histórico familiar de doenças genéticas ligadas ao sexo (como hemofilia, distrofia muscular) e para mulheres que já deram luz à crianças com doenças e estão relutantes para ter mais filhos. Nestes casos, apenas embriões do sexo feminino concebidos in vitro serão transferidos para o útero.


Quando um embrião se torna humano? Que marcadores podem ser utilizados para definir esse estágio?

R: A questão sobre quando o embrião se torna um ser humano é controverso, pois está influenciada por opiniões pessoais e religiosas. A resposta científica é que a partir do momento da fecundação, o embrião tem potencial humano, por causa da sua constituição cromossômica humana.


Qual é a base científica dos testes de gravidez vendidos em farmácia?

R: A maior parte dos testes de gravidez é baseada na detecção de grandes quantidades de gonadotropina coriônica humana na urina. O resultado destes testes é positivo pouco tempo (cerca de uma semana) após o primeiro período menstrual ausente. A gonadotropina coriônica humana é produzida pelo sinciciotrofoblasto. Estes testes em geral são confiáveis, mas um médico deve ser consultado assim que possível para confirmar a gestação, por que alguns tumores (coriocarcinomas) também produzem este hormônio.


     Espero que tenham gostado. Comentem bastante!