Blog

Blog

3 de ago. de 2011

Faculdades curiosas e inovadoras

Direito, Administração, Medicina, Publicidade. Eles estão há anos entre os cursos mais disputados de qualquer vestibular do País. Porém, a lista de cursos ecléticos de ensino superior não para de crescer. Aos incomuns, porém antigos, como a Arquivologia, se juntaram alguns tão jovens quanto o público ao qual se direcionam, como Jogos e Entretenimento Digital.
Tem para quase todos os gostos: Gestão e Negócios do Surfe, Astrologia, Musicoterapia ou Cosmética e Estética. Abandone seus preconceitos e descubra se o seu futuro não está em algum curso que foge um pouco (ou totalmente) do tradicional.


1- Tecnologia em Estética e Cosmética

É o curso que forma profissionais para trabalhar no mercado da beleza. O tecnólogo em Estética e Cosmética atua na definição e aplicação de tratamentos que contribuam para o bem-estar físico das pessoas. Além disso, durante a graduação o aluno é estimulado a desenvolver suas habilidades para a gestão de empreendimentos nesta área.

O curso também é chamado em algumas universidades de Estética e Cosmetologia. Com duração entre três e quatro anos, esta graduação tecnológica é oferecida por diversas instituições, como a Universidade Paulista (Unip), o Instituto Una de Tecnologia (Unatec), em Minas Gerais, a Unigranrio, no Rio de Janeiro, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, a Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, entre outras.


2- Arquivologia

Pessoas perfeccionistas e cuidadosas podem encontrar no curso de Arquivologia uma profissão curiosa, mas que exige muito de sua vontade de deixar tudo perfeitamente no lugar. O arquivista estuda técnicas de organização e conservação de arquivos de maneira sistemática, e é responsável pela identificação, manutenção, avaliação e seleção de documentos, como papéis e fotos.

Parece algo simples, mas exige muita dedicação. Não é à toa que existe um curso de graduação dedicado especialmente para isso. O profissional trabalhará em empresas privadas e instituições públicas, centros de documentação, ONGs, fundações, universidades, centros de memória e museus.

Os interessados podem cursar Arquivologia em diversas universidades, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federam do Amazonas (Ufam), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outras.


3- Ciências Atuariais

Um curso para quem adora a arte dos números. Essa é a graduação em Ciências Atuariais, na qual, por mais que o nome sugira outra coisa, o estudante aprenderá a aplicação de técnicas específicas à administração de seguros e fundos de pensão, mensuração e administração de riscos, e também como planejar, controlar e gerenciar planos de aposentadorias, rendas e empréstimos.

O profissional das Ciências Atuariais trabalha em instituições financeiras, empresas de capitalização, companhias de seguros, planos de saúde, auditoria atuarial, órgãos oficiais de previdência e perícia técnica atuarial (processos judiciais que envolvem cálculo atuarial). Entre outras, poderá estudar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


4- Museologia

Nenhum museu conta histórias e é organizado sozinho. Um especialista é quem cuida de todo o ambiente, e esse profissional tem sua graduação: Museologia. Este curso, no qual o estudante aprenderá a organização metódica de museus, apresentação e conservação das obras do acervo, também ensina os profissionais na identificação, classificação, restauração, organização e exposição das peças de valor histórico, artístico, cultural e científico, assim como com a documentação do acervo.

O museólogo faz também a divulgação de coleções e promove intercâmbio de peças com outros museus, avaliando a capacidade de apreensão e interesse do público-alvo da mostra. Formado, trabalhará em museus, claro, mas há outras opções, como planetários, sítios arqueológicos, órgãos públicos de cultura e patrimônio e bibliotecas.

Pode-se cursar Museologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal do Sergipe (UFS), na Universidade Federal do Pará, entre outras.

5- Musicoterapia

Uma das diversas utilidades da música é relaxar. Quando alguém está cansado ou estressado, é comum ouvir uma música para acalmar-se e esquecer tudo ao seu redor.

A Musicoterapia encaixa-se como uma profissão em que o especialista saberá utilizar a música e seus elementos, como o som, o ritmo, a melodia e a harmonia, para facilitar a comunicação, a expressão e o relaxamento em um cliente específico ou grupo de pessoas.

Objetivos terapêuticos, necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas também são implantados na musicoterapia. O interessado pode cursar na universidade pioneira no curso, a Universidade Federal de Goiás (UFG), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Faculdades EST , no Rio Grande do Sul, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), na Faculdade Paulista de Artes (FPA), no Conservatório Brasileiro de Música (CBM), no Rio de Janeiro, entre outras instituições.



6- Naturologia

A Naturologia é o estudo e a aplicação de terapias naturais milenares e de ponta, que tem o objetivo de promover, manter e recuperar o bem-estar, a qualidade de vida e o equilíbrio entre o ser humano e o meio em que vive.

O naturólogo atuará em instituições hospitalares, casas de repouso, estabelecimentos hoteleiros, spas, clínicas e instituições de pesquisa, ajudando pessoas a encontrarem a paz necessária por meio de terapias não invasivas.

Os interessados podem cursar Naturologia na Universidade Anhembi Morumbi , em São Paulo, e na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).


7- Quiropraxia

Muitas pessoas procuram maneiras de relaxar e a massagem é uma das mais visadas. Portanto, é essencial que um profissional seja o responsável pela atuação na área.

Os cursos de Quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, formam profissionais que estudam avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios da coluna vertebral e demais articulações, corrigindo o complexo de subluxação vertebral e as consequentes interferências no sistema nervoso.

O profissional graduado nesta área estará apto para supervisionar, coordenar, programar e executar atividades relacionadas a métodos e técnicas quiropráticas.


8- Engenharia Acústica

A poluição sonora é um dos grandes problemas urbanos atualmente. Uma solução definitiva está distante, mas o engenheiro acústico pode ajudar a minimizar este problema, além de desenvolver produtos em outras áreas, como a musical.

O estudante de Engenharia Acústica desenvolverá sistemas eletroacústicos para determinar a intensidade de ruídos e vibrações, além de técnicas e equipamentos para controle de ruído ambiental. Aprenderá a produzir softwares e equipamentos eletrônicos, como medidores de nível sonoro e audiômetros. Fiscalizará e fará vistorias e perícia de ruídos e vibrações em ambientes e será responsável pela análise vibroacústica de instrumentos. Também poderá trabalhar na sonorização de espetáculos ou no controle de ruídos em lugares em que o silêncio seja primordial, como estúdios de gravação.

O profissional atuará em empresas musicais e como avaliador de ambientes. Por enquanto, a Universidade Federal de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, é a única a oferecer o curso.


09- Engenharia Sanitária

A questão do saneamento básico é fundamental dentro de uma sociedade, e com a urbanização cada vez maior torna-se necessário o aumento do número de profissionais com qualificação para tratar do assunto.

A faculdade de Engenharia Sanitária forma estes profissionais, ensinando sobre a exploração e o uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico. Aborda o planejamento, a projeção, a construção, a operação, a manutenção e o gerenciamento de sistemas de engenharia sanitária.

O profissional trabalhará em prefeituras, secretarias estaduais e federais, órgãos de planejamento e controle ambiental, empresas públicas e privadas de saneamento. É um curso disponível em universidades como a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), a Universidade de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Estadual do Paraíba (UEPB), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal da Bahia, entre outras.


10- Construção de Instrumentos Musicais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a única no Brasil que forma profissionais para construir instrumentos musicais.

O aluno aprenderá neste curso sobre construção, reparação e manutenção de instrumentos como baixo, guitarra e violão, além de analisar a matéria-prima e escolher a técnica que será empregada para a confecção de cada instrumento. O campo de trabalho é limitado a empresas fabricantes.


11- Estudo de Gêneros e Diversidade

Entender as diferenças dentro da mesma sociedade é fundamental para a compreensão da humanidade em um todo. É isso que estudam os graduandos em Estudo de Gêneros e Diversidade, curso ainda exclusivo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Os estudantes aprendem como avaliar, planejar, implantar e executar políticas públicas com enfoque em gênero e diversidade, com o objetivo de melhor a qualidade de vida de núcleos populacionais.

O profissional atuará em órgãos municipais e estaduais, cooperativas, ONGs e em empresas que invistam em ações de responsabilidade social.


12- Teologia Umbandista

Existente desde 2004, a Faculdade de Teologia Umbandista foi permitida graças à portaria assinada pelo então ministro da Educação, Cristovam Buarque. O curso dura quatro anos. Estuda-se a umbanda, religião que reúne elementos de outras religiões – até do cristianismo.

O currículo inclui disciplinas tradicionais, como português, inglês e sociologia, e outras mais específicas, como modalidades mediúnicas, artes e magia.

O profissional atua em pesquisas, estudos e atividades em campos sociais e organizacionais em geral. Só é oferecido na Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), localizada em São Paulo.


13- Formação de Produtores e Músicos de Rock

Uma banda de rock pode ser formada por profissionais formados. Duvida? Pois bem, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, oferece o curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock.

O estudante, ou melhor, roqueiro, estudará o gerenciamento de sua própria carreira musical e dos outros, aprenderá sobre a história do rock, entenderá como relacionar-se com meios de comunicação e como utilizar ferramentas tecnológicas e a internet dentro da carreira musical. O profissional poderá trabalhar como músico, produtor ou no marketing de bandas e cantores.


14- Formação de Escritor

Quem tem gosto e sente prazer em escrever, além de, é claro, ter talento para tal, pode cursar a faculdade de Formação de Escritor, oferecida pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio), como uma das habilitações do curso de Letras.

Este curso busca capacitar o aluno a dominar técnicas e estratégias de escrita, através de oficinas de produção textual: roteiros para cinema e televisão, dramaturgia, ficção, poesia, textos técnicos e para a Web. Além dessas disciplinas específicas, o curso proporciona uma sólida formação em língua e literatura.


15- Jogos e Entretenimento Digital

Fãs de jogos de videogame e computador já podem realizar o sonho de serem criadores de games. O curso de Jogos e Entretenimento Digital, oferecido, dentre outras, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, e pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) levará o estudante a desenvolver produtos de entretenimento digital interativo em diversas plataformas, como computadores e celulares.

O futuro profissional será capacitado a criar jogos e programas de diversos gêneros, desde educativos até aventura, com visual simples ou até 3D. Trabalhará em empresas de tecnologia voltadas para o entretenimento..


16- Gestão e Negócios do Surfe

Quem diz ou pensa que surfista passa seus dias na praia, no mar, só pensando em ondas, está enganado. Surfista ou interessados no esporte podem se tornar profissionais de Gestão e Negócios do Surfe, faculdade que ensina sobre planejamento, desenvolvimento, execução, organização, promoção e coordenação de atividades nas diversas áreas do mercado do surfe.

Os graduandos sairão da faculdade aptos a trabalharem em empresas de surfwear, escolas de surfe, produção de material esportivo, academias e clubes, produtoras de eventos, fábricas de pranchas, assessoria de surfistas, ou gerindo programas de esporte. Os interessados poderão se inscrever nas universidades Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina.


17- Viticultura e Enologia

Os amantes de um bom vinho poderão se especializar na cultura da bebida. O curso de Viticultura e Enologia oferece ao profissional a capacidade de unir a qualidade da fruta com o preparo técnico para vinhos de qualidade.

O profissional poderá trabalhar em laboratórios de análise, vinícolas e até em restaurantes, como sommelier.

Entre as universidades que oferecem este curso estão a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), ambas do Rio Grande do Sul, e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFS-Sertão).


18- Astrologia

Os fãs de Astrologia terão que sair do País para cursar uma graduação na área. Oferecido na Faculdade de Estudos Astrológicos, em Londres, o curso forma profissionais do estudo de astros e suas utilizações no dia a dia.

O astrólogo formado trabalhará em empresas próprias, consultorias e mídias que abordam a astrologia.







19- Faculdade do Sorvete

Um dos mais curiosos cursos fica na Universidade do Sorvete, em Bolonha, na Itália. Lá, é possível aprender a produzir sorvetes de maneira artesanal, com altíssima qualidade.

Aos interessados em viajar e aprender uma profissão de maneira mais elaborada, o profissional atua em sorveterias, claro, e empresas de produção do doce gelado.






20- Ciências da Religião

O curso de Ciência da Religião pode ser cursado na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e no Centro Universitário Municipal São José (USJ), em Santa Catarina. Durante a graduação os estudantes aprendem a ver a religiosidade enquanto fenômeno cultural.

O profissional será capacitado a ministrar aulas sobre diversas religiões e culturas, além de entender as diferentes maneiras como as religiões agem sobre a humanidade.


21- Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis

Estátuas, prédios tombados, praças históricas. O ambiente de uma cidade não pode ser abandonado ao relento. O profissional de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis é o responsável por cuidar de obras, planejar e implementar processos de conservação e restauração de construções e lugares tombados.

O profissional atua na elaboração de projetos de conservação e restauração utilizando técnicas aprendidas no curso, que pode ser acompanhado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras.