Blog

Blog

3 de ago. de 2011

Mulher que nasceu sem língua consegue falar


A funcionária de um supermercado em Brasília, Auristela Viana da Silva, 21 anos, nasceu com um caso raro na avaliação da medicina, ela nasceu sem língua. Com a falta do órgão, ela jamais poderia falar já que a língua é essencial no processo para exercer a fala. No seu nascimento em 1989, os médicos não notaram a anormalidade e somente quando a mãe foi amamentá-la é que notou que o bebê não conseguia sugar o bico.
Três anos depois o dentista e cirurgião maxiofacial Frederico Salles ficou impressionado com o caso da menina e pesquisou até obter informações sobre um tratamento que combatesse as falhas decorrentes da ausência da língua. Porém tal procedimento requeria o uso de um aparelho que pelo preço inviabilizou o seu início.

Mas Salles ao ver a menina com 12 anos desnutrida e com feridas na boca devido a deficiência, decidiu voluntariamente cuidar da menina. Para isso reuniu uma grande equipe de voluntários que levariam Auristela a cirurgias com acompanhamento posteior e sessões com fonaudióloga para em 2008, concluir a tarefa e permitir que a moça falasse. Esse impressionante resultado levará a equipe de Salles a Mongólia nessa semana para divulgar o tratamento.

Ouça a fala de Auristela Viana da Silva, aos 12 e aos 21 anos e a saudação de Auristela em mandarim no link Correio Brasiliense



Hampton Beach (EUA) - A americana Paula Pierce recebeu uma mensagem em uma garrafa atirada ao mar há ao menos 30 anos por seu pai, já falecido. A mensagem endereçada ao hotel que Paula herdou dos pais foi encontrada pelo professor de inglês do Estado de Kentucky, Clint Buffington. O hobby de Buffington é colecionar mensagens em garrafas e tentar encontrar remetentes ou destinatários.


O hotel de Paula fica na cidade costeira de Hampton Beach, no Estado americano de New Hampshire. Buffington encontrou uma antiga garrafa de Coca-Cola a cerca de 3.200 km ao sul do local, nas ilhas de Turks e Caicos. Nela, uma mensagem em papel amarelado pedia: "devolver ao (endereço) Ocean Boulevard, 419 e receber uma recompensa de US$ 150 de Tina, dona do Beachcomer", conta a BBC.

Tina era a mãe de Paula, que morreu na década de 80. Paula ficou sabendo da mensagem quando um repórter do jornal local entrou em contato.

A mensagem teria sido escrita entre 1960 e 1980 pelo pai de Paula, Paul. Segundo ela, Paul teria escrito o bilhete como forma de fazer uma piada com sua mãe.

"Foi como entrar em contato com o passado", disse Paula à rede de televisão americana CBS. "(A mensagem) pulou da página na minha cara e parecia a letra do meu pai"

Paula ainda não pôde segurar a mensagem nas mãos, apenas viu imagens do papel. Ela e Buffington devem se encontrar em breve.