Blog

Blog

3 de ago. de 2011

Sistema planetário


Os astrónomos descobriram um sistema planetário semelhante ao da terra, possivelmente, sete planetas, orbitando o Sol, como estrela HD 10180. Isso torna o sistema mais parecido com o nosso já descoberto.
A equipe também encontrou evidências de que as distâncias dos planetas a partir de sua estrela seguem um padrão regular, como também visto no nosso Sistema Solar.
“Estudos dos movimentos planetários no novo sistema revelam complexas interações gravitacionais entre os planetas e nos dão uma idéia  sobre a evolução a longo prazo do sistema.”
A equipe usou o espectrógrafo HARPS, ligado ao telescópio do ESO de 3,6 metros em La Silla, Chile, para um estudo de seis anos de tempo de HD 10180, situada 127 anos-luz de distância, na constelação do sul de Hydrus.
Os astrônomos detectaram os pequenos movimentos da estrela causados pelas atrações gravitacionais de cinco ou mais planetas. Os cinco sinais mais fortes indicam planetas com aproximadamente a massa de Netuno, que órbita com períodos que variam de seis a 600 dias.Situam-se entre 0,06 e 1,4 vezes a distância Terra-Sol da sua estrela.
“Nós também temos boas razões para acreditar que dois outros planetas estão presentes”, diz Lovis.
Uma delas seria um planeta Saturno que orbitam em 2.200 dias. O outro seria o menor exoplaneta já descoberto, com uma massa de cerca de 1,4 vezes a da Terra. É muito perto da sua estrela anfitriã, apenas dois por cento da distância Terra-Sol.
“Este objeto faz um balanço da sua estrela de apenas cerca de três quilômetros por hora – mais lento do que a velocidade de caminhada – e este movimento é muito difícil de medir”, diz o membro da equipa Damien Ségransan. Se confirmado, seria um planeta quente rochoso, semelhante a Corot-7b.
A região interna do sistema é mais povoada que a nossa. Ele provavelmente não é gasoso semelhante a Júpiter. Ao contrário do nosso sistema solar, todos os planetas parecem ter órbitas quase circulares.
Até agora, os astrônomos conhecem quinze sistemas com pelo menos três planetas. O último detentor do recorde era de 55 Cancri, que continha cinco, sendo dois deles planetas gigantes.“Sistemas de planetas de pequena massa como o que em torno de HD 10180 parece ser bastante comum, mas a sua história de formação continua a ser um quebra-cabeça”, diz Lovis.
Usando a nova descoberta, bem como dados para outros sistemas planetários, os astrónomos descobriram um equivalente da lei Titius-Bode que existe em nosso Sistema Solar: as distâncias dos planetas a partir de sua estrela parece seguir um padrão regular.
Eles também encontraram uma relação entre a massa de um sistema planetário e da natureza da sua estrela-mãe.
Todos os sistemas planetários são muito massivos, encontrados em torno de estrelas massivas e metais-ricos, enquanto os quatro sistemas de menor massa são encontrados em torno de baixa massa, pobres em metais estrelas. Tais propriedades confirmam os modelos teóricos atuais.



“Esta descoberta notável também destaca o fato de que estamos agora a entrar numa nova era na pesquisa exoplaneta: o estudo de complexos sistemas planetários e não apenas de planetas individuais”, diz Lovis.

Adaptado de tgdaily