O primeiro passo para quem deseja escrever bem é ler com avidez. A leitura nos torna íntimos da língua, nos revela o imenso potencial do idioma. Ler, portanto, é vital. Então, que tal aprender com os grandes mestres da Língua Portuguesa?
É fácil, já que muitos deles são de domínio público e podem der lidos gratuitamente ( e legalmente ) na internet.
Leia e aprenda, mas nunca abdique do direito de pensar por si mesmo.
1 – Luís de Camões
Simplesmente o maior poeta da nossa língua. A obra capital do lusitano é Os Lusíadas, onde ele narra os feitos dos portugueses em suas guerras e descobertas marítimas, mas a obra lírica do poeta é igualmente majestosa.
Camões na Biblioteca Nacional de Portugal
Os Lusíadas em Audiobook
Os Lusíadas em pdf.
Sonetos de Camões
Camões na Wikipédia
2 – Antônio Vieira
Sermões de Antônio Vieira na Brasiliana
Cartas do padre Antônio Vieira na Brasiliana
Cartas do Brasil
História do Futuro
Vieira na Wikipédia
3 – Tomás Antônio Gonzaga
Tomás Antônio Gonzaga, inconfidente companheiro de Tiradentes, teve destino melhor que o alferes brasileiro. Enquanto que, nosso herói nacional servia de bode expiatório para acalmar a fúria da coroa portuguesa, Gonzaga era deportado para Moçambique, onde pode concluir e editar Marília de Dirceu, clássico do nosso arcadismo e um dos poemas mais editados da Língua Portuguesa.
Marília de Dirceu para download
4 – Antônio Gonçalves Dias
A obra de Gonçalves Dias na Brasiliana
Dicionário da Língua Tupi
5 – Camilo Castelo Branco
Camilo Castelo Branco é um dos escritores mais prolíferos e marcantes da Língua Portuguesa. Não há gênero literário no qual o lisboeta não tenha algo escrito. Vivendo exclusivamente da pena, Camilo Castelo Branco escrevia num ritmo alucinante, muitas vezes submetendo-se às exigências do público, mesmo assim, o escritor é dono de uma obra original.
Camilo Castelo Branco no Projeto Gutemberg
Biografia do escritor
6 – José de Alencar
José de Alencar é o mestre da imaginação. Dos seus livros saltam heróis, vilões, mocinhas em perigo, mulheres determinadas, todos eles envolvidos nas mais improváveis aventuras.
A obra completa de José de Alencar na Brasiliana
7 – Machado de Assis
Obra completa
Machado de Assis – Um mestre da periferia ( Vídeo )
Contos completos de Machado de Assis
Machado de Assis na Brasiliana
Machado de Assis – O mestre multimídia
Machado de Assis em audiobooks
8 – Eça de Queirós
Eça de Queirós na Biblioteca Nacional de Portugal
Eça de Queirós no Projeto Gutemberg
As Minas de Salomão
9 – Rui Barbosa
Você pode não acreditar, mas no tempo do Império e nas primeiras décadas da República, era preciso dominar o idioma para se ingressar na vida pública. Rui Barbosa, da tribuna, encantava toda uma geração de brasileiros com sua linguagem castiça, porém vibrante, enérgica e comunicativa.
Obras Completas
Textos de Rui Barbosa
Rui Barbosa – Um brasileiro legal
10 – Euclides da Cunha
Quer entender o Brasil? Então, Os Sertões será uma leitura obrigatória. A obra maior de Euclides da Cunha é uma epopeia sertaneja, seguramente um dos maiores livros da Língua Portuguesa.
Euclides da Cunha no Domínio Público
A trágica morte do escritor
Os Sertões no TV Cultura
11 – Cruz e Souza
João da Cruz e Souza, maior poeta do nosso simbolismo. Ignorado pela crítica em vida, sua obra só foi plenamente reconhecida pela posteridade.
Repletos de musicalidade, os poemas do catarinense refletem toda a angústia, solidão e dor de uma alma reprimida pelos preconceitos da época.
Cruz e Souza na Brasiliana
Biografia
12 – Fernando Pessoa
Um dos pilares da poesia portuguesa, Fernando Pessoa foi obcecado em explorar todos os recursos da língua. Patrimônio cultural de todos os falantes da Língua Portuguesa, Fernando Pessoa é um tesouro inestimável para quem deseja se aprofundar na beleza e nos mistérios do idioma português.
Obra poética
Cartas
Ficções do Interlúdio
Casa Fernando Pessoa
Obs.: Nas letras azuis clique e faça sua pesquisa.