Blog

Blog

26 de set. de 2011

O reinado planetário do Santos de Pelé começou com uma vitória contra o peñarol



O reinado planetário do Santos, que se estenderia até o fim daquela década, começou a tomar forma em 30 de agosto de 1962, quando o novo ocupante do trono ocupado pelo Real Madrid venceu o Peñarol em Buenos Aires por 3 a 0 e conquistou pela primeira vez a Libertadores da América. Depois da vitória em Montevidéu por 2 a 1 e da derrota na Vila Belmiro por 3 a 2, o time que entrou em campo para a finalíssima no Estádio Monumental de Nunez incluiu o grande ausente das partidas anteriores: Pelé.
Veja no vídeo abaixo o gol de Coutinho que abriu o placar e os dois golaços do melhor jogador de futebol de todos os tempos.

O vídeo seguinte, um compacto de 38:20 minutos, mostra como jogou naquele dia o timaço escalado pelo técnico Lula no sistema 4-2-4:  Gilmar; Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.


Em 11 de outubro de 1962, em Lisboa, o Santos goleou o Benfica por 5 a 2 e se tornou campeão do mundo. As cenas exibidas no terceiro vídeo resumem o que foi considerada a maior exibição da mítica equipe comandada pelo Rei do Futebol.

Na próxima quarta-feira, o Santos só precisa vencer no Pacaembu o mesmo Peñarol para conquistar a Libertadores pela terceira vez. Tomara que seja o começo de uma saga semelhante à que deslumbrou o mundo entre 1962 e 1970.