Blog

Blog

26 de fev. de 2012

Universo musical perde Pery Ribeiro


O cantor e compositor Pery Ribeiro morreu na manhã desta sexta-feira (24 de fevereiro de 2012), aos 74 anos, vítima de um enfarte.

Filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, Peri Oliveira Martins iniciou a carreira artística aos três anos de idade, dublando o desenho animado da Disney "Branca de Neve e os Sete Anões" ao lado da mãe. Dalva fazia a voz da Branca de Neve enquanto o pequeno Pery era o anão Dengoso.



Assumiu o nome artístico de Pery Ribeiro em 1959, ao participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional, por sugestão do radialista César de Alencar. Na época, trabalhava como cameraman na TV Tupi.

Em 1963 gravou a primeira versão comercial da canção "Garota de Ipanema", no LP "Pery é todo bossa".
Garota de Ipanema” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)  Pery Ribeiro.



Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, lamenta perda do cantor.
"- Parte Pery Ribeiro, e o Brasil perde uma bela voz, um cantor que, com grande estilo, interpretou desde samba-canção e bossa-nova até composições mais recentes. Sentiremos todos sua falta, que só será suavizada ao reescutarmos suas gravações. Envio meus abraços solidários à família, amigos e admiradores de Pery".

Nos últimos meses, Pery trabalhava num projeto de um show sinfônico em homenagem aos pais, com 42 músicos regidos por Amilton Godoy.


Foto tirada no mês passado.
O Universo Musical perde muito com a partida de Pery Ribeiro...


Pery Ribeiro - Garota de Ipanema ( The girl from Ipanema - first recording -1963 )