Blog

Blog

29 de jan de 2013

Direto da redação - Fique sabendo!...




A ISS orbitando a Terra



Abaixo está o mais novo vídeo filmado em timelapse da ISS (Estação Espacial Internacional). A ISS cruza o limite entre dia e noite, e após percorrer meio mundo, sobrevoa novamente a Terra noturna, na mais profunda escuridão. O vídeo mostra duas órbitas completas realizadas no dia 3 de janeiro de 2013, e incluiu duas aparições da lua crescente.

Enquanto a beleza da Terra é indiscutível, a magnificência da estação espacial é facilmente perceptível, com o brilho dos painéis solares mesmo com o planeta abaixo mergulhado na escuridão.








Vídeo da ISS: A Terra iluminada


Há 400 anos, Galileu Galilei já havia imaginado a visão da Terra do espaço. Hoje, temos pessoas a bordo da ISS (Estação Espacial Intercional) que vê nosso planeta todos os dias. Esse novo vídeo divulgado pela NASA mostra auroras, raios, a Via Láctea e sobretudo as luzes das cidades vistas a partir da órbita.





Como foi o pouso da Huygens em Titã? 


Há oito anos, no dia 14 de janeiro de 2005, a sonda Huygens atravessava a obscura atmosfera de Titã e tocava no solo da maior e mais misteriosa lua de Saturno. Foi a primeira vez que uma sonda pousou em algum mundo alienígena no sistema solar exterior.

Pouso da Huygens em Titã
Mas a superfície do satélite não era suave como o imaginado.
Enquanto estudos anteriores determinavam que a superfície de Titã era bastante suave, cientistas agora sabem que a superfície é composta por rígidas rochas sobre uma superfície então mais macia, como a neve sob uma camada de gelo.
Quando a sonda pousou, cavou um buraco com cerca de 12 cm de profundidade, antes de saltar para uma superfície plana.

O vídeo acima é uma animação produzida pela Agência Espacial Europeia, ESA, e mostra sob vários ângulos o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã em 2005.
A animação leva em conta as condições atmosféricas de Titã, incluindo o Sol e a direção do vento, o comportamento do pára-quedas e a dinâmica de aterragem em si.
Além disso, um material como pó “fofo” foi jogado e suspenso por cerca de quatro segundos ao redor da sonda após o impacto. A poeira foi facilmente levantada, sugerindo que a região não enfrentava uma chuva de etano ou metano há um bom tempo.
Huygens foi lançada a partir da sonda Cassini no Natal de 2004, e chegou a Titã três semanas depois. 




NASA registra vídeo de um pulsar em ação


O Observatório de raios-X Chandra, da NASA, registrou um vídeo que apresenta um olhar mais profundo na emissão de partículas de uma estrela de nêutrons em alta rotação.

Pulsar Vela
O pulsar Vela é uma estrela de nêutrons localizada a 1.000 anos-luz de distância da Terra. Possui somente 19 quilômetros de diâmetro, e completa uma rotação a cada 89 milisegundos. Pulsares (uma subcategoria das estrelas de nêutrons) possuem uma massa semelhante a do Sol, e uma densidade que só é inferior à dos buracos negros negros. Estrelas de nêutrons e pulsares não são formados por átomos, e surgem após o colapso de estrelas massivas. [O que são pulsares?]

Conforme o pulsar gira em uma velocidade incrivelmente alta, ele expele um jato de partículas carregadas à 70% da velocidade da luz. Os novos dados do Chandra sugerem que o pulsar pode apresentar uma precessão (mudança do eixo de rotação) estimada em 120 dias.
Uma das possíveis causas para a precessão de um pulsar é que ele se distorceu, deixando de ser uma esfera perfeita. Esta distorção pode ser causada por mudanças na velocidade de rotação devido à interação do núcleo superfluido da estrela de nêutrons com sua crosta.

Se a precessão do pulsar Vela for confirmada, será a primeira vez que astrônomos encontram uma estrela de nêutrons assim. A forma e o movimento do jato do Vela é semelhante à uma hélice em rotação.
Outra hipótese sugere que fortes campos magnéticos ao redor do pulsar influenciam a forma do jato. Se ele apresenta uma pequena curvatura causada pela precessão, as linhas do campo magnético do lado interno da  curva torna-se mais espaçadas, impelindo as partículas para o exterior da curva, aumentando o efeito.

O Vela é um excelente objeto para se estudar o comportamento de um pulsar. Seus jatos são semelhantes aos produzidos pela acreção de um buraco negro, mas em uma escala muito menor.
Veja o vídeo registrado pelo Chandra:



Além disso, se de fato a precessão for real, deve ser uma grande fonte de ondas gravitacionais, previstas pela Teoria da Relatividade de Einstein. [NASA]




Incrível vídeo mostra Lua ocultando Júpiter


Registrado pela câmera e um telescópio do astrofotógrafo Rafael Defavari, em São Bernardo do Campo, São Paulo, o vídeo mostra a passagem da Lua em frente ao gigante gasoso Júpiter, em um evento que aconteceu dia 25 de dezembro de 2012.


Embora Júpiter parecia estar ao lado da Lua na noite de Natal de nosso ponto de vista na Terra, os dois astros estavam separados por uma distância de 625 milhões de quilômetros de distância. A Lua bloqueou a visão do planeta gigante por 1 hora e 10 minutos.




Pesquisadores simulam evolução do universo



Hoje mesmo noticiamos que pesquisadores querem prever o futuro com uma grande simulação, e enquanto isso não acontece, outros pesquisadores voltaram quase 10 bilhões de anos no tempo, simulando o desenvolvimento do nosso universo nesse período em um poderoso computador.


Universo

O grupo de cientistas do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonia tomou como base o Big Bang e fizeram o universo evoluir até o momento em que o conhecemos. Para isso, foi usado o software Arepo, que acelerou o Big Bang 14 bilhões de anos depois, em uma simulação muito realista a partir dos 4 bilhões de anos. Tentativas anteriores haviam resultado em galáxias e aglomerados estelares impossíveis de existirem na realidade, e o resultado nunca atingira tamanha realidade.


Foram necessários longos meses de trabalho para se alcançar tal resultado – um belo vídeo com pouco mais de um minuto de duração. Os pesquisadores ainda estão trabalhando em simulações ainda mais realistas, e que possam abranger uma maior área do universo.


 E se uma pessoa caísse num vulcão 

ativo?



Foi realizado um experimento no vulcão ativo Erta Ale, na Etiópia, onde foi atirado numa numa cratera vulcânica um saco de lixo com um peso de 30 quilos. A cratera possui cerca de 70 metros de profundidade e o resultado é incrível – claro que não para quem cai.


O efeito seria o mesmo caso um humano caísse num vulcão. O objeto não permaneceu na superfície – os pesquisadores acreditavam que uma pessoa simplesmente queimaria até a morte sem afundar – e perfurou uma crosta até afundar na lava, cuja temperatura pode ultrapassar os 1.000 ºC. O vulcão reagiu violentamente e formou um incrível turbilhão de lava – e isso porque foram somente 30 quilos de lixo.
Não seria uma boa ideia descartar toneladas de lixo num vulcão?



 O fato mais incrível do universo



Não há palavras para descrever a beleza do universo, desde as incríveis imagens por ele proporcionadas até todas as dúvidas que ele provoca nas mentes mais curiosas. E uma dessas mentes é a do astrofísico Neil DeGrasse Tyson, diretor do Hayden Planetarium no Museu Americano de História Natural.
Ele é um cientista muito respeitado e famoso, além de ter uma compreensão dos cosmos fora de séria. Além disso, Tyson é grande comunicador. O astrofísico participou do quadro “10 Questions” (“10 perguntas”) da revista TIME, onde leitores enviaram perguntas ao convidado. E quando foi perguntado sobre o fato mais incrível do universo, Tyson deu uma resposta simples e muito intrigante.









Wando - Deus te proteja de mim

Ame a vida, pois nascemos para amar e se alguém lhe perguntar o que fizestes da vida diga apenas... amei!

Gabriela G. O. Maciel


Deus te proteja de mim 

Deus te proteja pela onda de alegria que me invade todo dia quando encontro com você 

Deus te proteja pelo beijo de pecado, tão gostoso e tão levado, tão molhado de prazer 

E toda vez que você cruza meu caminho, eu esqueço que sozinho eu nasci e vou morrer 

No teu olhar eu vejo um mundo tão bonito, tenho fé e acredito e deixo o amor acontecer 

Vem me seduzir, me confundir, me agradar, você é louca eu sou mais louco que você 

Vem brincar com fogo, me queimar e se queimar, queimando juntos a gente pode se acender 

Eu não vou deixar de amar por medo de sofrer, se você quer me dar, quero receber 

Vinho proibido de uma safra especial, que me embriaga, me alucina e não faz mal 

Deus te proteja pela falta de respeito, do meu corpo no teu leito, quando a gente faz amor 

Deus te proteja por meu jeito atrevido, que provoca teu gemido, mas de gosto que de dor 

O teu vestido esconde a parte mais formosa, peço a Deus fêmea gostosa, que o amor guardou pra mim 

Repete e fala essas loucuras sem sentido, bem baixinho em meu ouvido, me dá mais que eu quero sim 

você é louca, eu sou mais louco que você 

Queimando juntos a gente pode se acender 

Se você quer me dar eu quero receber 

Vinho proibido de uma safra especial, que me embriaga, me alucina e não faz mal

Fotos Google



Minha homenagem para o Wando

Uma das vozes mais românticas do Brasil se calou, poucos cantaram o amor como ele, deixou um legado com lindas canções e que , com certeza, serão cantadas ainda por muito tempo.

É um desses caras que vieram a esse mundo e serão lembrados pra sempre.

Cresci ouvindo suas músicas, muitas fizeram parte da minha vida.

Descanse em paz!

Wando - Moça

O meu amor eu guardo para os mais especiais, não sigo todas as regras da sociedade e às vezes ajo por impulso. 

Erro, admito. 

Aprendo, ensino. 

Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade. 

Conservar algo que faça eu recordar de ti seria o mesmo que admitir que eu pudesse esquecer-te.

William Shakespeare


Moça 

Moça, me espere amanhã 
Levo o meu coração 
Pronto pra te entregar 
Moça, moça eu te prometo 
Eu me viro do avesso 
Só pra te abraçar 

Moça sei que já não és pura 
Teu passado é tão forte 
Pode até machucar 
Moça, dobre as mangas do tempo 
Jogue o teu sentimento 
Todo em minhas mãos 

Eu quero me enrolar nos teus cabelos 
Abraçar teu corpo inteiro 
Morrer de amor, de amor me perder 

Eu quero, eu quero, eu quero 

Eu quero me enrolar nos teus cabelos 
Abraçar teu corpo inteiro 
Morrer de amor, de amor me perder 

Moça sei que já não és pura 
Teu passado é tão forte 
Pode até machucar 
Moça, dobre as mangas do tempo 
Jogue o teu sentimento 
Todo em minhas mãos 

Eu quero me enrolar nos teus cabelos 
Abraçar teu corpo inteiro 
Morrer de amor, de amor me perder 

Eu quero, eu quero, eu quero 

Eu quero me enrolar nos teus cabelos 
Abraçar teu corpo inteiro 
Morrer de amor, de amor me perder 

Eu quero, eu quero, eu quero 

Eu quero me enrolar nos teus cabelos 
Abraçar teu corpo inteiro 
Morrer de amor, de amor me perder

Fotos Google

Wando - Fogo e Paixão

"Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra."

Luís Fernando Veríssimo


Fogo e Paixão 

Você é luz 
É raio estrela e luar 
Manhã de sol 
Meu iaiá, meu ioiô 
Você é sim 
E nunca meu não 
Quando tão louca 
Me beija na boca 
Me ama no chão 

Você é luz 
É raio estrela e luar 
Manhã de sol 
Meu iaiá, meu ioiô 
Você é sim 
E nunca meu não 
Quando tão louca 
Me beija na boca 
Me ama no chão 

Me suja de carmim 
Me põe na boca o mel 
Louca de amor 
Me chama de céu 
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! 
E quando sai de mim 
Leva meu coração 
Você é fogo 
Eu sou paixão 

Você é luz 
É raio estrela e luar 
Manhã de sol 
Meu iaiá, meu ioiô 
Você é sim 
E nunca meu não 
Quando tão louca 
Me beija na boca 
Me ama no chão 

Me suja de carmim 
Me põe na boca o mel 
Louca de amor 
Me chama de céu 
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! 
E quando sai de mim 
Leva meu coração 
Você é fogo 
Eu sou paixão 

Você é luz 
É raio estrela e luar 
Manhã de sol 
Meu iaiá, meu ioiô 
Você é sim 
E nunca meu não 
Quando tão louca 
Me beija na boca 
Me ama no chão 

Quando tão louca 
Me beija na boca 
Me ama no chão 

Quando tão louca 
Me beija na boca 
Me ama no chão

Fotos Google

Wando - Chora Coração

"As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar."

Leonardo da Vinci



Chora Coração 

Um amor quando se vai 
Deixa a marca da paixão 
Feito cio de uma loba 
Feito uivo de um cão 

É feitiço que não sai 
Dilacera o coração 
É um nó que não desmancha 
É viver sem ter razão 

Chora coração, chora coração 
Passarinho na gaiola, feito gente na prisão 

Chora coração, chora coração 
Passarinho na gaiola, feito gente na prisão 

É um jeito de querer 
É pecado sem perdão 
É espinho que só dói 
Quando põe o pé no chão 

É o galho que se dobra 
Sob o corte do facão 
É o mar que sai dos olhos 
Pra banhar a solidão 

Chora coração, chora coração 
Passarinho na gaiola, feito gente na prisão 

Chora coração, chora coração 
Passarinho na gaiola, feito gente na prisão

Fotos Google