Os animais de estimação tornaram-se personagens queridas por crianças e adultos em diversos lares e famílias. As crianças são sempre as que mais se apegam aos animais. Eles são grandes incentivadores do desenvolvimento da criança no que diz respeito a responsabilidades, independência e relações de troca.
Segundo vários especialistas, a convivência com os animais proporciona um melhor desenvolvimento de uma criança em seu estado emocional, sensorial e sócio afetivo. Desde cedo a criança aprende a cuidar, limpar a casinha do animal e com isto desenvolve um respeito e cuidado com a natureza e com os próprios animais.
animais-estimaçao


Os adultos também aprendem a desenvolver uma relação de amizade com os animais de estimação. Devido até mesmo ao corre corre do dia, os animais servem de companhia para as mais diversas ocasiões. A seguir uma pequena lista de alguns animais mais procurados para serem estimados:


- Cães pequenos ou médios: Cachorros deste porte devem ser bem escolhidos. Nem todas as raças conseguem adaptar-se ao mesmo ambiente onde há crianças. Um exemplo pode ser a raça Yorkshire que é mais agressiva que animais do mesmo tamanho. Outro exemplo é o Poodle. Ele é um animal que compete com crianças pelo fato de ser bastante “ciumento”. Contudo, os animais destes portes são mais sensíveis e podem apresentar algum comportamento inesperado. No entanto, existem cachorros deste porte que são brincalhões e bastante dóceis. Entre as principais raças para cães pequenos ou médios destacam-se: Shitzu, Beagle, Maltês e Lhasa Apso. Estes são os mais indicados para as crianças visto que são mais delicadas, cuidadosos e sensíveis.


- Cães de grande porte: Geralmente são recomendados para famílias onde há muitas pessoas ou em lares onde existem crianças com idades entre 08 a 13 anos. Os animais de grande porte são dóceis, bastante sociáveis e capazes de conviver harmoniosamente com diferentes tipos de pessoas. Geralmente são cães que gostam de brincar. Pelo seu porte, eles podem machucar algumas crianças. Neste caso, o ideal é ter sempre um adulto próximo às crianças. Entre as principais raças destacam-se: Labrador, Dálmata, Collie, Boxer, Border.


- Gatos: Estes animais são ótimos companheiros. Infelizmente muitas pessoas sempre os acham preguiçosos ou até mesmo traiçoeiros quando, na verdade, eles são animais que respondem aos estímulos feitos a sua natureza, ou seja, em sua própria defesa. Entre suas características estão inclusas: Eles gostam da casa e do seu dono, são independentes, suportam a solidão por bastante tempo (ideal para quem tem famílias que passam o dia fora de casa). Recomenda-se escolher as raças mais dóceis e tranquilas. Dentre as melhores raças para serem criadas em casa destacam-se: Siamê, Persa e vira-latas. Em lares que tenham crianças com idade abaixo de cinco anos não é recomendável se criar gatos por conta de alergias.
jabuti-estimacao


- Cágados e Jabutis: Estes animais são muito procurados por pessoas que não querem ter grandes riscos em seu convívio familiar. Em grande parte das cidades brasileiras o comércio deste tipo de animal é proibido. Quem deseja adquirir um deve importá-lo de outras cidades ou estados e ainda ter uma autorização do IBAMA. Quanto aos Jabutis são animais que vivem bem no meio terrestre e possuem hábitos alimentares saudáveis.
Existem diversos tipos e raças de animais que podem ser excelentes animais de estimação. Basta para isso fazer uma escolha de acordo com o perfil do dono da casa e das pessoas que convivem com ele. Isso certamente proporcionará uma melhor satisfação para cuidar e conviver com o animal escolhido.